Diabetes Flashcards
Qual é a velocidade de redução glicêmica preconizada na cetoacidose diabética?
Ritmo de queda glicêmica deve ser de 75-100mg/dl por hora
Quando iniciar reposição de potássio ?
A reposição de potássio deve ser realizada quando seus níveis séricos estiverem abaixo de 5,2 mEq/L, e o paciente apresentar débito urinário. Vale lembrar que deve-se repor 10 mEq/h quando o K estiver entre 3,3 e 5,2mEq/L e 40-80 mEq/h quando estiver abaixo de 3,3mEq/l.
Quando deve-se iniciar soro glicosado a 5%
Devemos iniciar soro glicosado a 5% quando a glicemia atingir 200mg/dl. O Harrison 19ed(2015) já coloca o valor de 250mg/dl
Quando iniciar reposição de bicarbonato?
Só devemos iniciar a reposição de bicarbonato na presença de acidose metabólica grave (pH < 6,9 pelo Harrison 18ed), com 50mEq de HCO3 em 200ml de água destilada por hora durante 2 horas, até o pH atingir níveis > 7,0.
Na CAD qual é a alteração que ocorre no sódio sérico do paciente?
A cetoacidose diabética leva inicialmente à hiponatremia, devido à passagem de água do compatimento intracelular para o extracelular pela hiperglicemia. Normalmente há uma redução de 1,6 meq de sódio para cada aumento de 100mg/dl de glicemia. Deste modo, a natremia na CAD não reflete adequadamente dos níveis de sódio corporal total, já que ele está mais diluído devido ao maior volume extracelular.
Quando suspender a administração de insulina venosa?
De acordo com ADA, A interrupção da insulina venosa com transição para insulina SC deve ser quando a glicemia for < 200 E DOIS dos seguintes: Ânion-GAP ≤ 12; ou HCO3 ≥ 15; ou pH > 7,3. É importante lembrar que a negativação da cetonúria não é critério para resolução da cetoacidose.
Quando iniciar insulina NPH?
Deve-se iniciar insulina de longa duração(NPH) logo que o paciente voltar a se alimentar.
A presença de leucocitose com desvio sugere a infecção como fator desencadeante?
A presença de leucocitose com desvio pode ocorrer na presença ou ausência de infecção. Um dado importante nos pacientes com CAD é valorizar a presença de temperatura normal ou aumentada, que sugere um foco infeccioso, já que a maioria se apresentará com hipotermia.
O que a presença de dor abdominal associada à aumento de amilasemia sugere nos pacientes com CAD?
Podem ser manifestações comuns da CAD, e não necessariamente indicam pancreatite. Se houver forte suspeita de pancreatite, deve-se dosar a lipase, estando seus níveis altos na pancreatite.
Após o tratamento bem sucedido da CAD, o que sugere a presença de acidose hiperclorêmica?
Após o manejo adequado da CAD, é comum observar acidose hiperclorêmica com níveis de bicarbonato sérico entre 15 e 18meq/l, explicada pela infusão de grandes quantidades de cloreto nas soluções salinas. Assim não deve ser motivo de alarme, já que aos poucos os rins farão excreção de cloreto e regeneração de bicarbonate