DFC - Demonstração Fluxo de Caixa Flashcards
Julgue a assertiva:
A DFC é obrigatória para todas as companhias de capital aberto.
Certo.
É obrigatória para todas as companhias de capital aberto e para as companhias (= S.A.) de capital FECHADO = OU MAIOR DE 2 MILHÕES reais
Julgue:
As sociedades anônimas de capital fechado devem apresentar a demonstração dos fluxos de caixa pelo método indireto, e as sociedades anônimas de capital aberto, pelo método direto.
Errado. Não existe essa obrigatoriedade pela escolha de um método ou outro. As companhias podem escolher o método que quiserem.
Lembrando que a DFC é obrigatória para TODAS as companhias de capital aberto e companhias de capital fechado com mais de 2 milhões reais.
Julgue:
Uma redução no saldo da conta de estoques de matérias-primas em função de uma devolução efetuada representa uma fonte de caixa; uma redução na conta de fornecedores como resultado de um desconto obtido representa uma aplicação de caixa.
Certo.
Fonte de caixa ocorre quando o ativo diminui ou o passivo aumenta.
Aplicação de caixa ocorre quando o ativo aumenta ou quando o passivo diminui.
Julgue:
Na elaboração da demonstração de fluxo de caixa (DFC) pelo método direto, é facultado à entidade fornecer a conciliação entre lucro líquido e fluxo de caixa líquido das atividades operacionais.
Errado. Caso a entidade escolha o método direto, ela deverá, OBRIGATORIAMENTE, apresentar a conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades OPERACIONAIS.
Julgue:
O valor pago na aquisição de um imóvel destinado a locação a terceiro é exemplo de fluxo de caixa decorrente de atividades de investimentos.
Errado. Se o imóvel for comprado para integrar o ativo é investimento.
Mas se é comprado com a finalidade de ser alugado a terceiro, é classificado como fluxo de caixa de atividade operacional.
Inclusive, as receitas oriundas de aluguéis são fluxo de caixa operacionais também.
Julgue:
As entradas e saídas de caixa devido à compra e venda de ativos imobilizados e participações não societárias correspondem ao fluxo de investimento.
Certo.
Julgue:
O pagamento de um empréstimo que inclua juros e amortização do principal pode ser classificado como transação que afeta o fluxo de caixa de atividades operacionais e de atividades de financiamento, simultaneamente.
Certo.
Cuidados ao se tratar de empréstimo:
1º Foi um empréstimo CONCEDIDO ou OBTIDO?
- Se concedido a terceiro: investimento
- Se obtido: financiamento
2º Os juros recebidos ou pagos serão classificados como atividade operacional.
Porém, CUIDADO! Se for juros sobre CAPITAL PRÓPRIO pagos, ele será classificado como atividade de financiamento.
Julgue:
A conversão de dívida da entidade em instrumentos patrimoniais dessa mesma entidade tem de ser representada, na demonstração dos fluxos de caixa, como um fluxo de caixa relacionado com as atividades de financiamento.
Errado. Essa transação não modifica o fluxo de caixa da entidade, por isso não será representada na DFC.
Exemplo de transações que não influenciam a DFC:
(a) a aquisição de ativos, quer seja pela assunção direta do passivo respectivo, quer seja por
meio de arrendamento mercantil;
(b) a aquisição de entidade por meio de emissão de instrumentos patrimoniais; e
(c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.
Julgue:
O fluxo de caixa das atividades de financiamento integra a demonstração das mutações do patrimônio líquido.
Errado. O fluxo de caixa das atividades de financiamento integra a DFC.
Julgue:
São denominados equivalentes de caixa os investimentos conversíveis em moeda e que apresentam alto risco de alteração de valor, sendo necessária a exposição, no relatório de administração, dos critérios adotados para identificar as aplicações em equivalente de caixa.
Errado. Para ser considerado equivalente de caixa não pode ter alto risco de alteração de valor.
Julgue:
A conta de aplicação financeira de liquidez imediata em moeda corrente, constante no grupo do ativo circulante, é exemplo de equivalente de caixa componente da DFC.
Certo. Equivalentes de caixa: aplicação financeira de CURTO PRAZO, com ALTA liquidez, prontamente conversível em montante conhecido de caixa e sujeita a risco INSIGNIFICANTE de mudança de valor.
Julgue:
O aumento do capital social, que se inclui entre as mudanças na composição do capital próprio da empresa, é uma entrada de caixa que deve ser apresentada na DFC como fluxo das atividades de investimento.
Errado. É classificada como atividade de financiamento.
Julgue:
A análise da DFC de uma entidade proporciona aos seus usuários uma base acerca da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, nos diferentes fluxos que a compõem.
Certinho.
Julgue:
Aplicação de liquidez imediata que possa ser sacado por valor previamente conhecido e que não esteja sujeito a risco de perda de valor é um equivalente de caixa.
Certinho.
Julgue:
O efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos em moeda estrangeira, deve ser classificado, na demonstração dos fluxos de caixa, como fluxos de caixa das atividades operacionais.
Errado. As variações nas taxas de câmbio que influenciam o caixa e equivalentes NÃO FAZEM PARTE DOS FLUXOS de caixa. É UM ITEM SEPARADO que ajusta o caixa do início e fim do período.