Determinismo e a liberdade da Ação Humana Flashcards
Define DETERMINISMO
doutrina filosófica segundo a qual tudo o que acontece tem uma causa. Tudo o que fazemos é determinado, inevitável, não podíamos ter feito de outra maneira.
Propriedades do determinismo
-Cada acontecimento é causado por acontecimentos precedentes. As ações humanas são parte deste
encadeamento causal.
-Se nos acusarem de roubo ou de violência, podemos sempre atribuir a culpa à causa que originou essa ação e que o ser humano não controla: uma infância traumatizante, uma doença mental, por exemplo.
Define LIBERDADE (Livre-arbítrio)
possibilidade de escolha e de autodeterminação, ou ato voluntário, autónomo e independente de qualquer constrangimento e coação externa ou interna.
Define COMPATIBILISMO (Determinismo moderado)
Aceita o determinismo no mundo natural, mas defende que existe espaço para a liberdade e responsabilidade humanas. Mesmo que as nossas ações sejam causadas, podemos sempre agir de outro modo, se assim o escolhermos.
CONDICIONANTES DA AÇÃO HUMANA- Físico-biológicas
As nossas características físicas e biológicas limitam as nossas escolhas, mas podem ser atenuadas pelo domínio das leis naturais e da tecnologia.
- Mesmo que essa fosse a minha vontade, não sou livre de saltar de uma varanda do décimo andar e voar.
- Não somos livres de não envelhecer ou de não morrer. Não somos livres de não ficar doentes, se houver uma propensão genética para tal.
CONDICIONANTES DA AÇÃO HUMANA- Psicológicas
Os nossos estados psicológicos têm uma influência determinante nas decisões que tomamos, o que condiciona a nossa liberdade.
- As ações estão também dependentes das características psicológicas, da personalidade do agente, do seu caráter, ou dos seus estados psicológicos temporários como a alegria, a tristeza, a depressão, etc.
CONDICIONANTES DA AÇÃO HUMANA- Histórico-culturais
O conjunto de regras sociais, de hábitos e costumes, de padrões culturais, os conhecimentos e os avanços técnicos, o tipo de socialização que o agente sofre e o tipo de educação que recebe são também condições da ação que a influenciam. A ação é sempre situada e contextualizada.