Desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo Flashcards
Quais os três componentes básicos de um texto dissertativo-argumentativo?
Tese, argumentos e estratégias argumentativas.
Caracterize os três componentes básicos do texto dissertativo-argumentativo: tese, argumentos e estratégias argumentativas.
A tese é a ideia que se defende. O argumento é a justificativa utilizada convencer o leitor acerca da tese utilizada, e deve responder à pergunta: por quê?. As estratégias argumentativas são utilizadas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.
Quais são as estratégias argumentativas?
As estratégias argumentativas são seis, tais quais causa/consequência, exemplificação, argumentação por dados, por argumento de autoridade, por contra-argumentação e por contextualização histórico-filosófica-literária.
Caracterize a estratégia argumentativa por causa/consequência.
Tem por objetivo justificar, explicar os motivos e os efeitos que levam o produtor do texto a sustentar a tese apresentada na introdução.
Caracterize a estratégia argumentativa por exemplificação.
Usa-se a exemplificação com a finalidade de provar,
concretizar o que foi exposto no argumento. Não pode ser superior à argumentação. Mostrar sempre situações reais, plausíveis e de conhecimento genérico.
Caracterize a estratégia argumentativa por dados.
Utilizar dados obtidas por meio de pesquisas de institutos ou organizações comprometidos com a verdade dos fatos. Otimizam a argumentação. No entanto, é preciso interpretá-los.
Caracterize a estratégia argumentativa por argumento de autoridade.
Recurso comum em textos acadêmicos. É importante para promover o que os corretores chamam de repertório sociocultural interessante, porém vale destacar que tal recurso deve apresentar citação fidedigna (fonte, autor, obra) e estar em conexão com o argumento exposto, senão tal citação será um termo solto em seu texto.
Caracterize a estratégia argumentativa por por contra-argumentação.
Contra-argumentar é a capacidade de apresentar possíveis juízos de valor contrários à tese que se apresenta. Deve-se ter bastante cuidado para que seu
contra-argumento não seja superior à argumentação e à tese.
Caracterize a estratégia argumentativa por contextualização histórico-filosófica-literária.
Nessa situação, o elaborador deve possuir conhecimentos históricos, filosóficos e literários que fundamentem a tese e os argumentos que nortearão seu pensamento.
Quais os erros mais frequentes quanto à construção dos parágrafos de desenvolvimento?
O parágrafo se tornar meramente expositivo, seja por apresentar somente dados estatísticos seja por apresentar somente alusão histórica e não assumir autoria do texto. O tangenciamento e o não desenvolvimento dos argumentos.