Dengue Flashcards
Vírus Dengue CARACTERÍSTICA
Arbivurus, Encelopado e RNA
Vetor da Dengue
Aedes aegypti
Dengue - Transmissão
mosquito adquire o vírus de pessoa doente em fase de viremia, depois o virus se desenvolve nas glandulas salivares da fêmea, que pode inocular em pessoa sadia e gerar prole infectante
Dengue patogênese
vírus invade células (principalmente de órgãos lindoides, pulmões e fígado) e se replica. Depois se espalha por todo organismo (fase de viremia).
Dengue Evolução normal
A disseminação do virus estimuka monocitos e linfócitos a produzirem citocinas (febre), essas desenvadeiam também resposta imunilogia. IgM anti-dengue a partir do 5° dia da doença e declínio da viremia. IgG anti-dengue no 10° dia e seguem em por toda vida (imunidade sorotipo específica)
Reeinfeção por dengue de novo sorotipo. Resposta Imune:
resposta imunológica heterogênea. IgG se kiga ao virus mas nao neutraliza. Facilita a penetração em macrófagos e disseminação (viremia).
Reeinfeção por dengue de novo sorotipo. Comunicação:
viremia- produção de citocinas - extravasamento capilar -
Dengue. Fases clínicas (3):
- fase febril. 2. fase crítica 3. fase de recuperação
Dengue. Fase febril
Fase Febril: febre 2-7 dias 39-40°, cefaleia, adinamia, mialgia, artralgia e dor nos olhos. Exantemas em metade dos casos. após a fase febril a maioria se recupera gradativamente.
Dengue. Fase crítica
Sinais de alarme marcam o início do aumento da permeabilidade vascular. Pode evoluir para forma grave, com extravasamento do plasma, choque, acúmulo de líquidos, desconforto respiratório, sangramento grave e disfunções orgânicas.
Dengue. Fase de recuperação
Reabsorção gradual do conteúdo extravasado. Podenapresentar rash cutâneo com ou sem prurido generalizado.
Dengue. Fase crítica. Sinais de alerta
a) dor abdominal intensa. b) vômitos persistentes. c) acúmulo de líquidos. d) hipotensão e liptima postural. e) hepatomegalia. f) sangramento de mucosa. g) letargia. h) aumento progressivo do hematócrito.
Dengue. Avaliação clínica
tempo de febre - sinais de alarme - historico de dengue e casos no convívio - exame físico - determinar suspeita de dengue
Dengue. Diagnóstico Laboratorial
HEMOGRAMA (fundamental mas não confirma) - leucopenia, plaquetopenia (má evolução). hematócrito elevado (sinal de extravasamento). DETECÇÃO DE ANTIGENO NS1 - ate o 5° dia confirma a suspeita. MÉTODO SOROLÓGICO - detecção de IgM a partir do 6° dia.
Dengue. Prevenção
Combate a vertor. Repelentes e bareeiras físicas contra o vetor. Vacina aprovada pela anvisa porém ainda mao distribuida pelo SUS.