Delgado e grosso Flashcards
Artérias cólicas direitas
As artérias cólicas direitas têm origem na concavidade da artéria mesentérica superior, vascularizam o cólon direito e são: a artéria cólica direita superior, a artéria cólica direita média, a artéria cólica direita inferior ou íleo-ceco-colo-apendicular, e a artéria do cólon transverso (inconstante).
Estas artérias vascularizam, respetivamente: a porção superior do cólon ascendente; a porção média do cólon ascendente; a porção inferior do cólon ascendente, o cego, o apêndice vermiforme e a porção terminal do íleon; e, quando existe, o cólon transverso.
Irrigação do cólon direito
Os que irrigam o cólon direito são as artérias cólicas direitas: a artéria cólica direita inferior ou íleo-ceco-colo-apendicular, a artéria cólica média, e a artéria cólica superior, que pode originar a artéria do cólon transverso, ramos da artéria mesentérica superior.
Irrigação do cólon esquerdo
Os que irrigam o cólon esquerdo são: a artéria cólica esquerda superior, que pode originar a artéria cólica esquerda média, e a artéria cólica esquerda inferior, que pode originar a artéria sigmoideia superior, a artéria sigmoideia média e a artéria sigmoideia inferior, ramos da artéria mesentérica inferior.
Divertículo de Meckel
O divertículo do íleo ou de Meckel é um resquício do canal vitelino (ducto onfalo-cefálico), que faz comunicar o intestino com a vesícula umbilical. Este fundo-de-saco, localizado próximo da junção íleo-cecal verifica-se em cerca de 2% dos casos. Poe apresentar-se retilíneo, como um dedo de luva, ou encurvado. É livro, comunicando com o íleon, mas pode estar ligado ao íleon através de um prolongamento fibroso, resquício dos vasos vitelo-intestinais (vasos onfalo-mesentéricos). Quando se realiza uma apendicectomia, deve sempre procurar-se, pois pode apresentar sinais inflamatórios.
Diferenças entre ansas do jejuno e do íleo
As ansas do jejuno, localizadas superiormente e à esquerda, são maiores, estão dispostas horizontalmente, e, estão no seu conjunto, situadas umas em cima das outras.
As ansas do íleon, localizadas inferiormente e à direita, são menores, estão dispostas verticalmente, e, estão no seu conjunto, justapostas da esquerda para a direita e da frente para trás.
Artéria íleo-cólica
A artéria íleo-cólica, artéria cólica direita inferior ou artéria íleo-ceco-colo-apendicular nasce a um nível variável da artéria mesentérica superior, descendendo com obliquidade ínfero-lateral, ao longo da raiz do mesentério em direção à junção íleo-cólica. Na maior parte dos casos, divide-se nos seus ramos ainda alguma distancia desta junção, originando: uma artéria cólica, uma artéria ileal, uma artéria cecal anterior e outra posterior e a artéria apendicular.