Definitivo Flashcards

1
Q

No ano de 2006, o governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Secretaria de Produção e Agroenergia, lançou o Plano de Desenvolvimento de Biocombustíveis, inserido no contexto global da busca por novas fontes de energia, sobretudo as renováveis, promovendo a expansão de usinas canavieiras para produção de etanol, consorciadas ao processamento de biodiesel.

A

O erro se encontra no fato do item trazer a ideia de consórcio na produção do biodiesel. A produção é feita em áreas diferentes. Geralmente, o álcool (cana-de-açúcar) é produzido em determinado lugar, e o biodiesel (soja, mamona, óleo de dendê) em outro.
O Plano de Desenvolvimento de Biocombustíveis foi lançado pela União Europeia, o brasileiro se chamava Plano Nacional de Agroenergia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em 1975, foi criado o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), que incentivou a produção de etanol anidro e hidratado, além de desenvolver a cogeração de energia por meio do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. O Proálcool foi consequência do forte impacto na economia nacional, causado pelos dois choques do petróleo (OPEP) em 1973 e em 1979, respectivamente.

A

O Proálcool foi criado no governo Geisel em 1975 em decorrência do choque do petróleo de 1973. Trazer o ano de 1979 pode gerar uma confusão temporal, que é o que a redação do item dá a entender. Entretanto, o Programa realmente ganhou força após 1979.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Na Amazônia, há intensa variação da insolação no transcorrer das estações climáticas do ano. O verão (de dezembro a março) apresenta altos índices de insolação em comparação ao inverno (de junho a setembro), estação em que os dias são mais curtos e com menor radiação solar.

A

Como a Amazônia está próxima ao Equador, não possui intensa variação de insolação. Isto geralmente ocorre em áreas de clima temperado.
O inverno amazônico dura (geralmente) até abril, enquanto o verão amazônico começa geralmente em maio. O que caracteriza o inverno é o maior índice de chuva, enquanto no verão o tempo é mais seco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O homem enquanto espécie ou população, em seu caráter coletivo, é entendido como elemento quantitativo e neutro na perspectiva decolonial, pois é agente neutro em relação ao Estado, mas agente político das relações de poder.

A

a perspectiva decolonial na geografia não vê o homem, em seu caráter coletivo, como apenas mais um número, sem identidade. Ele é um agente de transformação e sua vivência é relevante, ainda mais na sua condição como subalterno dos agentes do capital.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O mercado de produtos agroalimentares organiza-se em uma tríade composta por países da Europa Ocidental, dos Estados Unidos da América e do Japão, que controlam a produção e a comercialização de commodities agrícolas, a regulação dos preços desses produtos, bem como a cadeia produtiva e logística do setor.

A

A questão fala do controle do mercado e não de onde a produção é realizada.
Esta tríade controla a produção ao comportar a rede de matrizes de empresas multinacionais que controlam a produção e o processamento industrial assim como o financiamento das cadeias produtivas. Ademais, a regulação do preço das commodities pelas bolsas de mercados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O fator metropolitano ganha expressão na política pública brasileira na década de 1970, com a criação das primeiras regiões metropolitanas no ano de 1973. A partir da Constituição Federal de 1988, a criação das regiões metropolitanas passou do âmbito federal para a competência dos estados.

A

Item certo!

As primeiras Regiões Metropolitanas criadas foram Porto Alegre, Curitiba, São Paula, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. Elas correspondiam as metrópoles definidas por estudos do IBGE e nos anos 70 essa criação era atribuição do governo federal. A CF de 1988 passou essa atribuição para os estados o que criou a estranha situação atual em que temos várias RM (criadas pelos governadores) sem metrópoles (que continuam sendo definidas por estudos do IBGE).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Metrópole pode ser definida conceitualmente como espaços urbanos complexos e de grande extensão territorial e demográfica, acima de um milhão de habitantes e com diversos municípios de diferentes tipologias, tamanhos e níveis de integração, o que define o caráter metropolitano dessas aglomerações.

A

Item certo!

Embora o Estatuto da Metrópole nem o REGIC definam um número de mínimo de habitantes, para que uma cidade seja considerada uma metrópole, as 12 metrópoles definidas oficialmente pelo IBGE possuem mais de 1 milhão de habitantes. Todos as outras características estão corretas, apenas a questão do número de habitantes que gerou debate, após a prova de 2019.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A Rússia, o maior país do mundo, é aproximadamente duas vezes maior que os Estados Unidos da América (EUA) ou a China e cinco vezes maior que a Índia. Estendendo-se por cerca de 170º de longitude, possui ampla fronteira terrestre com países europeus e asiáticos, bem como fronteiras marítimas com o Japão e os EUA. A profundidade territorial russa, que dificultaria ataques de potências marítimas, aliada à existência de recursos naturais e energéticos e de um relevo predominantemente plano, inspiraram Harlford Mackinder a formular a teoria da Área Pivô.

A

Item certo!

As proporções territoriais da Rússia estão corretas e, realmente, Mackinder valorizava o poder terrestre, cunhando o termo “heartland”, ou “área pivot”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As grandes transformações no padrão demográfico brasileiro começaram a ocorrer a partir da década de 1920, quando se nota um acelerado declínio dos níveis gerais de mortalidade, não acompanhado por um concomitante declínio da natalidade. Cabe mencionar, entre as causas que levaram à rápida redução da mortalidade, o impulso dado ao sistema de saúde pública, à previdência social, à ínfraestrutura urbana e à regulamentação do trabalho nas principais regiões do País a partir daquela década, bem como os avanços da indústria farmoquímica.

A

Item errado!

O erro da questão está na década indicada. Não foi na década de 1920, mas na de 1930 que o Brasil ingressou na segunda fase de transição demográfica, em que se verifica o declínio das taxas de mortalidade, sem concomitante queda das taxas de natalidade. O impulso dado ao sistema de saúde pública, à previdência social, à infraestrutura urbana e à regulamentação do trabalho nas principais regiões do País, bem como os avanços da indústria farmoquímica, também se verificam na década de 1930.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Os chapadões cobertos por cerrados brasileiros pertencem ao bioma savânico. Os cerrados arbóreos têm fisionomia marcada por árvores geralmente tortuosas e espaçadas, com troncos de cortiça espessa e aspecto xeromórfico das árvores e dos arbustos, em razão da escassez de água, característica daquele domínio morfoclimático durante a estação mais seca. Os cerrados brasileiros, em contraste com as savanas africanas, são, portanto, secos em virtude da baixa umidade média observada em boa parte do ano.

A

O maior erro da questão está no fato de que as savanas africanas não são mais úmidas que o cerrado. A umidade é semelhante nas duas regiões. Além disso, não é somente a escassez de água que influencia na composição retorcida dos troncos das árvores e no seu caráter xeromórfico, mas também a pobreza do solo e a própria ação das queimadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A categoria de cidades médias no Brasil é oficialmente definida pelos critérios de localização, papel regional, densidade e porte demográfico.

A

Não existe uma categorização oficial de cidades médias no Brasil. Há categorias como a do IBGE, no REGIC, que estabelece alguns parâmetros para as chamadas cidades médias, como população, posição geográfica e PIB.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O agronegócio engloba sistemas produtivos que vão desde a produção agropecuária até o seu beneficiamento, transformação e distribuição no mercado nacional e internacional e, em 2019, representou 21,4% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. No Brasil e no mundo, esses sistemas produtivos prescindem de tecnologias voltadas ao aumento da produtividade da terra, do trabalho e do capital; exigem conhecimentos, tecnologias, investimentos e escala mínima de produção.

A

Pegadinha clássica da banca neste item. Ao contrário do que afirma o exemplo acima, o uso de tecnologias é imprescindível para o agronegócio, pois permite não apenas o aumento da produtividade, mas também a melhoria da qualidade dos produtos, a sustentabilidade das práticas agrícolas e a capacidade de atender às demandas dos mercados interno e externo.

Portanto, é incorreto afirmar que os sistemas produtivos do agronegócio prescindem de tecnologias para aumentar a produtividade da terra, do trabalho e do capital porque, na realidade, o agronegócio depende fortemente do uso de tecnologias avançadas para manter e aumentar sua eficiência e competitividade em diversas etapas do processo produtivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A partir da inauguração de Brasília, em 1960, a rede urbana brasileira passou a apresentar centros com alta complexidade funcional e elevado grau de articulação entre si, contribuindo para que se ampliasse a escala da urbanização.

A

Item errado! O processo de urbanização do Brasil e o desenvolvimento de centros urbanos complexos e articulados já estavam em curso antes de 1960. A urbanização brasileira teve um crescimento significativo a partir da década de 1930, com a intensificação do processo de industrialização e o êxodo rural, levando ao crescimento das cidades e à complexificação da rede urbana. A inauguração de Brasília, como nova capital, teve um papel importante na interiorização do desenvolvimento e na criação de uma nova dinâmica na rede urbana, mas não foi o ponto de partida para a existência de centros urbanos complexos e bem articulados no Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Processos como a expansão da fronteira agrícola, das atividades do agronegócio e do setor de serviços permitiram o crescimento demográfico das cidades médias no interior do País em detrimento das capitais.

A

Item certo!

A expansão da fronteira agrícola, das atividades do agronegócio e do crescimento do setor de serviços têm sido fatores importantes para o crescimento demográfico das cidades médias no interior do Brasil. Esses fatores contribuem para a criação de empregos e infraestrutura nessas cidades, o que atrai população das áreas rurais e até mesmo das capitais e grandes metrópoles. Esse fenômeno é parte do processo de ““desmetropolização””, onde as cidades médias passam a ter um papel mais relevante na dinâmica urbana e econômica do país, funcionando como polos regionais de desenvolvimento e atraindo fluxos migratórios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A consolidação de grupos de migrantes em seus novos lugares de vida passa por ampla inserção no mercado de trabalho, pelo reconhecimento social, pela representação política e pelas possibilidades de esses sujeitos participarem da vida social dos países que os recebem.

A

Item certo!

A inserção de grupos de migrantes em novos países geralmente envolve sua integração no mercado de trabalho e na sociedade como um todo, o que inclui o reconhecimento social, a representação política e a participação na vida social desses países. A integração efetiva dos migrantes pode contribuir para o desenvolvimento econômico e cultural das regiões que os recebem, como é o caso de cidades globais como Londres e Nova Iorque, que se beneficiam da diversidade cultural e das habilidades dos migrantes. No entanto, o grau de integração pode variar amplamente dependendo das políticas de imigração do país de acolhimento, da presença de redes de apoio e da receptividade da população local.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

William Moris Davis lançou, no Estados Unidos da América, a teoria do ciclo de erosão normal, colocando a geomorfologia em um quadro análogo aos das ciências exatas, com hipóteses bem estabelecidas e demonstrações que permitem reconstruir a história de partes da crosta terrestre, na escala geológica, aproximando-se das interações homem/meio, vocação geográfica daquele tempo.

A

Item errado! William Moris Davis, conhecido como “pai” da geomorfologia, propôs um modelo descritivo e explicativo para a evolução das formas de relevo, conhecido como “ciclo geográfico” ou “ciclo de erosão”, que sugere que as paisagens passam por estágios de juventude, maturidade e velhice. Na teoria de Davis, a formação do relevo é tratado de forma descritiva, sem hipóteses bem estabelecidas ou demonstrações. A estrutura é determinada pela ação das forças de deformação e soerguimento. O processo envolve ações químicas e físicas, como a mecânica do vento, a chuva ou a passagem de um rio. O tempo, por sua vez, diz respeito ao período, maior ou menor, necessário para completar a denudação de uma massa terrestre. Embora tenha buscado uma abordagem sistemática para entender a evolução do relevo, a teoria de Davis é considerada parte de uma abordagem mais descritiva e menos matemática ou exata, em comparação com as ciências exatas. Portanto, o erro está na parte que fala sobre a Geomorfologia em um quadro análogo ao das ciências exatas. A teoria foi influente no início do século XX, mas foi posteriormente criticada por sua visão simplista e determinista da evolução do relevo, dando lugar a abordagens mais complexas e dinâmicas na geomorfologia.

17
Q

A integração econômica dos países do Caribe ou Caribbean Community and Common Market foi criada nos anos 60 por um tratado que só entraria efetivamente em atividade nos anos 80, dando origem ao CARICOM.

A

Primeiramente, Caribbean Community and Common Market e CARICOM são a mesma coisa. Em segundo lugar, a cronologia deu-se de forma distinta. Segue o histórico: A Associação de Livre Comércio do Caribe (em inglês: Caribbean Free Trade Association - CARIFTA), foi uma área de livre comércio, criada por Antígua e Barbuda, Barbados, Guiana e Trinidad and Tobago em 15 de dezembro de 1965, com a finalidade de estabelecer um mercado comum, eliminando gradualmente as tarifas alfandegárias e quaisquer outras restrições aplicáveis ao comércio internacional. Em 1 de julho de 1968, mais países juntaram-se ao CARIFTA: Dominica, Granada, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas. Um mês depois, foram aceitos Montserrat e Jamaica. E, finalmente, em 1971, Belize passou a pertencer ao CARIFTA. Em 1973, CARIFTA foi finalmente substítuída pela Comunidade do Caribe (CARICOM).

18
Q

Nos últimos anos 80, os presidentes George Bush, dos EUA, e Carlos Salinas, do México, estabeleceram um acordo comercial mais profundo entre os dois países, criando uma união aduaneira, dando origem ao NAFTA.

A

Item errado!

O NAFTA não foi criado dessa forma. Em 1988, os Estados Unidos e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos. O NAFTA entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994.

19
Q

Denominam-se demandas corporativas os investimentos públicos que, na visão política nacional, são destinados a superar as deficiências em transporte, conferir competitividade e promover o crescimento sustentável do país, a partir do investimento estatal no setor de logística, considerado área estratégica de segurança nacional.

A

Item errado!

Atualmente, não se pode afirmar que o setor de logística seja uma “área estratégica para a segurança nacional”. É um tipo de abordagem do planejamento nacional que retoma os tempos de Golbery do Couto e Silva, mas não se enquadram no presente momento.

20
Q

O atual modelo de uso do território brasileiro é marcado por uma regulação híbrida, cabendo tanto à iniciativa privada quanto ao poder público as ações de planejamento e execução de obras para escoamento da produção, por exemplo.

A

Item certo!

Apesar de a palavra “regulação” deixar uma certa dúvida, especialmente legal, a ideia de um planejamento territorial “híbrido” é comumente identificado, por exemplo, com os PACs desde Lula, quando diversas PPPs foram estabelecidas.

21
Q

O Tratado de Roma (1992), que instituiu a Comunidade Europeia, estabeleceu para os países-membros que a relação entre dívida pública e PIB não poderia ultrapassar o limite de 30%.

A

Item errado!

O Tratado de Roma foi assinado em 25 de março de 1956 e teve como objetivos instituir a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atômica (Euratom). Já o Tratado de Maastricht foi assinado em 07 de fevereiro de 1992 com o objetivo de preparar a união monetária europeia e introduzir elementos para uma união política (cidadania, política comum em matéria de política externa e assuntos internos). Além disso, o patamar estabelecido em Maastricht foi de 60%.

22
Q

Na cidade conurbada, as áreas de consumo de bens e serviços não são as mesmas para todos, e o tempo de deslocamento até elas é razão de diferenciação, o que facilita a elaboração de uma representação de centralidade urbana que seja a base de construção de identidades e de memória urbana.

A

Item errado!

A segregação não “facilita”, a princípio, a construção de identidades e de memórias urbanas, ao contrário, pode fragmentá-la.

23
Q

Os estudos da geografia na França, com uma formação filosófica e social mais humanista, voltavam-se, no período citado, para os estudos das diferenças entre as várias regiões do país e do mundo, com apontamentos das causas do subdesenvolvimento das colônias e da riqueza das metrópoles.

A

A Geografia Humanista somente surgiu como corrente geográfica na década de 1970, cerca de cem anos depois da geografia tradicional francesa. A geografia francesa do século XIX era pautada no possibilismo geográfico de Vidal de la Blache, e não no humanismo. Também está errada a afirmação de que a geografia tradicional francesa estudava as causas do subdesenvolvimento das colônias.
Durante o século XIX e o início do século XX, a geografia francesa foi responsável por criar instrumentos para a colonização. A própria ideia de “gêneros de vida” desenvolvida por La Blache era voltada para a justificação do colonialismo, como uma forma de levar a civilização para os povos atrasados a partir do contato com gêneros de vida distintos.
Portanto, naquele momento, não havia o estudo das causas do subdesenvolvimento ou da riqueza das metrópoles.
Outro ponto é que o subdesenvolvimento foi um tema intensamente trabalhado pela geografia crítica. A geografia humanista abordou e aborda, principalmente, a relação do homem com o meio baseada nas experiências e vivências

24
Q

O levantamento e a descrição de informações nos trabalhos geográficos do século XIX e do início do século XX foram influenciados pela ideia de multidisciplinaridade das ciências. Assim, as informações sobre paisagens e regiões eram apresentadas, de forma detalhada, com sessões conjuntas para fatos humanos (população, economia, povoamento etc.) e fatos naturais (clima, relevo, vegetação, geologia, hidrografia, recursos naturais).

A

Apesar da geografia ser considerada uma “ciência-síntese”, este conhecimento não era multidisciplinar. Era estritamente descritivo, com metodologias próprias da geografia da época.

25
Q

O Cerrado brasileiro, formação do tipo bioma savana adaptada a clima com sazonalidade bem marcada, apresentase estratificado em fitofisionomias, com formações de campos (limpo e sujo), estruturas de campo cerrado e cerrado em senso estrito e formações florestais conhecidas como cerradão.

A

Item certo!

Exatamente. O Cerrado apresenta dois tipos de campos: os campos limpos e sujos; além de formações florestais, menos densas que as florestas tropicais.

26
Q

A Mata de Araucárias, formação típica do sul do país, apresenta diversidade florestal bastante acentuada, caracterizada, principalmente, por indivíduos latifoliados (folhas largas) e aciculifoliados (folhas pontiagudas).

A

Item errado!

Não há diversidade florestal na Mata de Araucárias. A Mata dos Pinhais, como também é conhecida, está incluída dentro do Bioma Mata Atlântica. Está localizada na região Sul do Brasil (Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em locais com altitudes superiores a 500 m. Este bioma caracteriza-se pela formação florestal homogênea, fechada, densa, devido a grande quantidade de árvores altas (20 a 30 metros de altura), de folhas em formato de agulha e coníferas em formato triangular.

27
Q

A integração econômica dos países do Caribe ou Caribbean Community and Common Market foi criada nos anos 60 por um tratado que só entraria efetivamente em atividade nos anos 80, dando origem ao CARICOM.

A

Primeiramente, Caribbean Community and Common Market e CARICOM são a mesma coisa. A Associação de Livre Comércio do Caribe (em inglês: Caribbean Free Trade Association - CARIFTA), foi uma área de livre comércio, criada por Antígua e Barbuda, Barbados, Guiana e Trinidad and Tobago em 15 de dezembro de 1965, com a finalidade de estabelecer um mercado comum, eliminando gradualmente as tarifas alfandegárias e quaisquer outras restrições aplicáveis ao comércio internacional. Em 1968 e 1971, mais países juntaram-se ao CARIFTA. Em 1973, CARIFTA foi finalmente substítuída pela Comunidade do Caribe (CARICOM).

28
Q

No fim dos anos 60 do século passado, um grupo de países latino-americanos, por meio do Acordo de Cartagena, conhecido como Pacto Andino, estabeleceu uma integração regional entre suas economias, incorporando, mais tarde, a Venezuela.

A

Exatamente. O Acordo de Cartagena é o nome oficial do pacto que foi estabelecido em 1969 na cidade colombiana de Cartagena das Índias e que ficou conhecido como Pacto andino e que visava acelerar o desenvolvimento dos países membros através da integração econômica e social.

29
Q

A maior concentração da população trabalhadora latino-americana ocupada em setores de produtividade baixa pode ser atribuída à importância do comércio e dos serviços na economia dos países, considerando a urbanização do território no continente.

A

Item certo!

Com altíssimas taxas de urbanização em países importantes como Brasil, México e Argentina, a América Latina concentra parte considerável de sua força de trabalho no setor terciário urbano. Essa grande participação do setor terciário, com grande relevância de diversos subempregos tem relação direta com nossa urbanização muito rápida e concentrada.

30
Q

O chamado Consenso de Washington preconizava três ideias principais: a abertura comercial dos países, diminuindo o protecionismo e possibilitando investimentos estrangeiros, a aplicação da economia de mercado e o controle fiscal macroeconômico. Em relação ao mercado de trabalho, o Consenso de Washington defendia a desregulamentação das leis trabalhistas, com impacto direto na geração de empregos formais.

A

Item certo!

Após a década perdida (1980), diversos países da América Latina foram laboratório da cartilha de práticas econômicas liberais oriundas dos Estados Unidos. Essas recomendações foram institucionalizadas pelo FMI, como condicionantes de empréstimos aos países da região.

31
Q

A despeito do grande contingente de analfabetos ainda existente no Brasil, a taxa de anafalbetismo no país tende a diminuir.

A

Certo! Do censo de 2010 para o de 2022 o analfabetismo caiu de 7% para 9,6% em todas as faixas etárias. Apesar do aumento de 80,9% em 2010 para 85,8% em 2022, a taxa de alfabetização da região Nordeste permaneceu a mais baixa. Sul e Sudeste têm taxas de alfabetização acima de 96%.
A taxa de analfabetismo do Nordeste (14,2%) permanece o dobro da média nacional (7,0%).

32
Q

A implantação, na região amazônica, de atividades industriais e agrárias exploradas por empresas públicas e privadas exemplifica o processo de desenvolvimento descrito no texto.

A

Item certo! Há, sim, um esforço conjunto entre o setor público e o setor privado no desenvolvimento da economia amazônica. Cabe enfatizar o trabalho da SUDAM, que foi reativada em 2007, nesse processo.

33
Q

Contraditoriamente, a criação de novos centros urbanos acentuou a concentração espacial da população brasileira, o que se evidencia na distribuição populacional ainda marcada por vazios populacionais e pela existência de um processo de fragmentação da rede urbana.

A

Não se pode dizer, atualmente, que ocorre no Brasil um processo de fragmentação da rede urbana. Pelo contrário, deve-se sustentar que o Brasil passa por um processo de adensamento da rede urbana, com o crescimento das cidades médias e a desaceleração do crescimento das maiores metrópoles, que diminui a concentração espacial da população.

34
Q

No início do século XX, o governo brasileiro assegurou a posse de novas terras por meio de acordos diplomáticos que envolveram questões fronteiriças com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru e Suriname, nos quais se destacou a figura do Barão do Rio Branco.

A

Há um erro temporal na questão (Nesse caso, o gabarito preliminar foi dado como CERTO). A questão fronteiriça com a Argentina, que assegurou ao Brasil a posse de novas terras foi resolvida em 1895.

35
Q

Os séculos XVII e XVIII constituem marcos da exploração de imensas propriedades rurais, com limites mal definidos, doadas pela Coroa portuguesa a aristocratas portugueses.

A

A dinâmica de doação de terras para exploração certamente prevaleceu na colônia entre os séculos XVI e XVIII. As grandes extensões de terras cedidas aos homens de bem da Corte pela monarquia portuguesa receberam o nome de sesmarias, que eram cedidas à aristocracia portuguesa. Somente quem tivesse laço com alta ou baixa nobreza portuguesa era contemplado com as terras, e era comum o aristocrata deter, sozinho, várias sesmarias. As cartas de doação demonstram a desorganização, a irregularidade e a ilegalidade da definição de limites, dificultando o controle da demarcação. Esse sistema perdurou até 1822.

36
Q

O bioma amazônia apresenta clima equatorial e se caracteriza por folhas latifoliadas; nesse bioma, a umidade é garantida pela bacia amazônica, cujo rio principal contém um talvegue profundo que contribui para as constantes inundações do bioma.

A

Item errado!

A umidade do bioma amazônico é garantido pela própria floresta e o processo de evapotranspiração, não pela bacia amazônica em si. Outro erro da questão é considerar que o talvegue (ponto mais profundo do rio) contribui para as inundações. Estas ocorrem em função do relevo de planícies ao longo dos rios e de depressões planálticas.

37
Q

O pantanal mato-grossense caracteriza-se por ser uma área de transição entre outros biomas, com biodiversidade atualmente afetada e em risco, dado o uso impróprio de seus recursos.

A

Item errado!

A biodiversidade do pantanal mato-grossense não está em risco. O pantanal é o bioma mais protegido no Brasil.

38
Q

No bioma caatinga, há espécies vegetais de folhas permanentes ou perenes, uma adaptação ao clima da região Nordeste.

A

Item errado!

A adaptação das espécies vegetais ao clima da região do semi-árido nordestino é caracterizada pela intermitência (ou caducidade) das folhas, não pela perenidade.

39
Q

O cerrado apresenta vegetação com caules retorcidos ou tortuosos e uma cobertura grossa, devido à presença de solos ácidos e lençol freático pouco aprofundado.

A

Item errado!

A vegetação com caules retorcidos ou tortuosos, com uma cobertura grossa, é característica da caatinga, não do cerrado. Quanto ao solo, está correto: o solo do cerrado é pobre em nutrientes e isso faz com que esses solos, naturalmente, apresentam baixa fertilidade.