Definitivo Flashcards

1
Q

A Primeira Guerra Mundial serviu como um choque externo que impulsionou a expansão da capacidade produtiva da indústria têxtil brasileira diante da dificuldade de importar tecidos.

A

Não houve expansão da capacidade produtiva durante a Primeira Guerra Mundial, apenas da produção. A capacidade produtiva foi expandida em momento anterior, no governo Afonso Pena (1906 - 1909).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O modelo de Solow incorpora, de forma endógena, o progresso tecnológico, explicando como as empresas tomam decisões que maximizam o retorno de investimentos em geração de conhecimento.

A

Progresso tecnológico e crescimento populacional são exógenos ao Modelo de Solow, não sendo explicadas pelo modelo como surgem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Por ser um serviço vital aos seus usuários, a hemodiálise pode ser considerada um serviço de oferta preço-inelástica.

A

Por ser vital, a hemodiálise pode ser considerada um serviço de demanda preço-inelástica. Oferta preço-inelástica = Os produtores não estão dispostos a ajustar a quantidade oferecida em resposta às variações de preço, como indisponibilidade de recursos ou limitação da capacidade produtiva. exemplos: trabalho artístico artesanal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

As transferências sociais em espécie correspondem aos bens e serviços individuais fornecidos gratuitamente, ou a preços simbólicos, pelo governo ou por instituições sem fins de lucro a serviço das famı́lias, às famı́lias.

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Todos os serviços de transporte e de seguro relativos à importação, prestados por produtores residentes e não residentes e incluídos no valor CIF da importação por produtos, são globalmente deduzidos. Então, no Sistema de Contas Nacionais, o total da importação de bens é sempre registrado a preços FOB.

A

FOB = Free on Board, exclui fretes e seguro.
Oposto de CIF = Cost + Insurance + Freight

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Pela definição de expectativas racionais, agentes racionais não são capazes de cometer erros.

A

Agentes racionais são capazes de cometer erros e inclusive aprender com o erros que foram cometidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Lucas, Sargent e Wallace, ao proporem um modelo fundamentado em expectativas racionais que concluía pela ineficácia da política monetária, baseavam-se nas mesmas premissas da visão monetarista de Milton Friedman.

A

Expectativas racionais são aquelas em que os agentes econômicos conseguem antever os movimentos de políticas econômicas implementadas pelo governo, sobretudo as monetárias.

A visão monetarista de Milton Friedman é caracterizada como estática em relação aos parâmetros econômicos, enquanto que Lucas, Sargent e Wallace tratavam de parâmetros de política econômica que não são estáveis. Apesar das premissas serem diferentes, as conclusões são parecidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Na visão de política monetária proposta por Lucas, a taxa corrente de desemprego é igual à taxa natural quando a taxa corrente de inflação equivale às expectativas de inflação.

A

Teoria das Hipóteses de Expectativas Racionais:
uso eficiente da informação disponível ao agente, conforme o modelo econômico considerado. A expectativa subjetiva do agente com respeito a uma variável econômica será dada pela expectativa condicional objetiva da mesma, de acordo com a informação disponível no modelo relevante, com a expectativa se adaptando a novas informações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em uma economia aberta com livre movimentação de capitais, sob uma taxa de câmbio fixa, os instrumentos de política monetária do Banco Central não são eficazes para aumentar a oferta de moeda ou o produto da economia, mas podem afetar o nível das respectivas reservas internacionais.

A

Item correto!

Reservas internacionais realmente ficam subordinadas ao regime cambial vigente em um ambiente de livre mobilidade de capitais e câmbio fixo. Nessa situação, a política monetária desloca a curva LM para a direita, o que resulta em taxas de juros menores. Como há mobilidade livre de capitais, a redução da taxa de juros promove fuga de capitais, com fuga de divisas. O Bacen terá que atender a demanda por divisas por meio da venda de suas reservas internacionais, o que acarreta redução da base monetária, fazendo a LM voltar à sua posição original.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Do ponto de vista do governo, os efeitos da imposição de uma tarifa ou de uma cota de importação são equivalentes, uma vez que o resultado final de ambos os instrumentos de política comercial é a elevação dos preços internos do bem importado.

A

Item errado!

Os efeitos da imposição de tarifas ou de quotas não são equivalentes para o governo. Quando o governo impõe uma tarifa, ele aumenta sua arrecadação, o que não ocorre, caso sejam impostas quotas de importação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Para o bem-estar dos consumidores, os efeitos negativos da imposição de uma tarifa ad valorem sobre as importações podem ser compensados por ganhos nos termos de troca, quando a demanda do país que impõe a tarifa é capaz de influenciar os preços mundiais de um produto.

A

Item correto!

Considerando que a demanda do país que impõe a tarifa é capaz de influenciar os preços mundiais do produto, a imposição de tarifas diminuirá a demanda mundial e fará o preço internacional do produto diminuir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em um regime de câmbio fixo, a taxa de câmbio definida pelo Banco Central será a taxa de equilíbrio quando se verificar a condição da paridade dos juros, ou seja, quando a taxa de juros doméstica for igual à taxa de juros estrangeira.

A

Item correto!

Trata-se do conceito da condição da paridade de juros, em que o mercado cambial está em equilíbrio quando depósitos de todas as moedas oferecem a mesma taxa de retorno esperada. Essa condição implica que os potenciais proprietários de depósitos de moeda estrangeira olhem para todos como ativos igualmente desejáveis, desde que suas taxas de retorno esperadas sejam as mesmas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O deficit público nominal é igual à variação da dívida líquida do setor público apurada no ano.

A

Item errado!

O déficit público nominal não pode ser igual à variação da dívida líquida, pois leva em consideração as despesas com juros e a correção monetária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A abertura comercial iniciada alguns anos antes do Plano Real afetou a eficácia do uso da taxa de câmbio como instrumento de controle inflacionário.

A

Item correto!

Típica pegadinha, pois a afirmativa não faz juízo de valor, dizendo se afetou positivamente ou negativamente. A abertura cambial afetou, positivamente, a eficácia do uso da taxa de câmbio como instrumento de controle inflacionário, ampliando-a em uma economia mais aberta às importações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Durante o primeiro mandato do governo Fernando Henrique Cardoso, o Brasil sofreu diversos ataques especulativos associados a crises em países emergentes e à própria situação fiscal delicada. A política escolhida para lidar com esses ataques foi o aumento da taxa de juros, com reflexos positivos sobre a situação fiscal, causando um círculo fiscal virtuoso.

A

Item errado!

A política de elevação da taxa de juros teve reflexos negativos sobre a situação fiscal do governo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

As taxas de inflação elevadas, verificadas na segunda metade do século 20, permitiram que o sistema bancário brasileiro atuasse com taxas de juros reais negativas, além de permitir uma melhor situação de liquidez e solvência. O final do período inflacionário dificultou a situação de diversos bancos, apesar do aumento da demanda por crédito, provocada pela estabilidade monetária.

A

Item correto!

Para calcular a taxa de juros real, devemos descontar a inflação da taxa de juros nominal. Dessa forma, como a inflação era muito alta, a taxa de juros real era negativa. Além disso, os bancos aprenderam a conviver com a inflação e passaram a especular com os reajustes de preços, o que permitiu que houvesse uma situação de maior liquidez e de solvência. Devido a isso, no final do período inflacionário, os bancos tinham dificuldade para lidar num contexto de estabilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Quanto maior a tarifa imposta, maior a tendência de perda de eficiência e maior o ganho de excedente do consumidor verificado.

A

Item errado!

Na verdade, a imposição de tarifas sobre bens importados tende a aumentar o preço desses bens no mercado doméstico, o que reduz o excedente do consumidor, pois os consumidores passam a pagar mais pelos produtos ou a consumir menos devido ao aumento de preços. Além disso, tarifas elevadas geralmente resultam em perda de eficiência econômica, pois distorcem os preços de mercado, levando a uma alocação ineficiente dos recursos.

A produção doméstica pode ser incentivada a se expandir além do ponto de eficiência, enquanto as importações, que poderiam ser mais eficientes, são reduzidas. Portanto, tarifas mais altas tendem a reduzir o excedente do consumidor e aumentar a ineficiência econômica, ao contrário do que a afirmação sugere.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Um aumento no imposto sobre o consumo de um bem cuja demanda e oferta tenham elasticidades unitárias incidirá apenas sobre o bem-estar do consumidor, pois as firmas conseguem repassar o tributo totalmente no novo preço de equilíbrio.

A

Com elasticidades unitárias, tanto consumidores quanto produtores compartilham a carga do imposto. Portanto, o bem-estar de ambos é afetado.

Novo Preço de Equilíbrio: Com elasticidades unitárias, o preço de equilíbrio aumenta, mas não de forma a repassar totalmente o imposto ao consumidor. Parte do imposto é absorvida pelos produtores na forma de menores receitas líquidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

A política de manutenção da rentabilidade da cafeicultura levou à contratação de empréstimos de curto prazo, feita em moeda forte pelo Estado brasileiro, para lidar com o enfraquecimento do preço internacional do café e aliviar as pressões sobre o mercado de câmbio. Essa queda de preço resultou, antes de tudo, da desaceleração da demanda internacional por esse produto.

A

Item errado! os empréstimos externos utilizados para financiar a retenção de estoques de café eram de longo prazo e tinham como objetivo sustentar os preços do café no mercado internacional. Embora a desaceleração da demanda internacional tenha contribuído para a queda dos preços, a superprodução de café no Brasil e a consequente acumulação de estoques, que pressionavam os preços para baixo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

A introdução do trabalho assalariado no campo implicou novas demandas típicas de trabalho livre, como a oferta sazonal de crédito para as lavouras e pagamentos de salários. Essa procura por moeda exigia mudança na política monetária que, ao contrário, estava comprometida em reduzir a oferta de moeda com o objetivo de o País voltar a aderir ao padrão-ouro.

A

Item Errado! o Brasil não tinha como objetivo retornar ao padrão-ouro nos anos iniciais da Primeira República. Na realidade, a adesão ao padrão-ouro era defendida nos anos finais do Segundo Reinado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Na teoria clássica de comércio, as vantagens comparativas são explicadas por funções de produção diferentes dos dois países.

A

Item certo!

A existência de vantagens comparativas depende das diferentes funções de produção em cada país.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

O que é função de produção? Como é considerada na macroeconomia?

A

A função de produção é a função que mostra o produto máximo que uma empresa pode obter para cada combinação específica de insumos.

A oferta agregada clássica corresponde ao total de produto que as empresas e famílias estão dispostas a oferecer em um determinado período de tempo, a um determinado nível de preços, sendo dada por uma função de produção agregada da economia.
Apresenta retornos constantes a escala

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

O modelo de comércio de David Ricardo descreve como é possível alcançar pontos acima e à direita na fronteira de possibilidades de consumo.

A

Item certo!

É a possibilidade de obter mais produtos via comércio internacional em comparação com a situação de isolamento de cada economia que reflete os ganhos com o comércio. É possível afirmar, portanto, que, dados os supostos do modelo, a existência de comércio internacional será sempre benéfica, pela possibilidade de atingir um nível mais alto de consumo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Na existência de economias de escala na produção de um bem, a fronteira de possibilidades de produção de um país é linear.

A

Item errado!

Conforme a teoria das vantagens comparativas, não é a existência de economias de escala na produção de determinado bem que manterá a linearidade da fronteira de possibilidade de produção, mas a existência de menores custos de oportunidade na produção de um dos produtos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

O modelo de vantagens comparativas de David Ricardo somente é capaz de explicar ganhos de comércio sob uma situação de especialização completa.

A

Item errado!

Não há previsão de especialização completa no modelo das vantagens comparativas. O modelo de Ricardo supõe a existência de dois países, dois produtos, um único fator de produção (trabalho), e a relação entre os preços dos produtos antes do comércio como sendo uma função apenas das quantidades de fator empregadas na produção de cada item.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Sob as premissas da Teoria Quantitativa da Moeda, a moeda é apenas meio de troca, de modo que não há interdependência entre o mercado monetário e o mercado de bens e serviços.

A

Item certo!

Segundo a teoria quantitativa da moeda, a moeda é neutra, isto é, a variação da quantidade de moeda não tem nenhum efeito sobre as variáveis reais da economia, no caso o produto real (Y).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Caso o encaixe monetário dos bancos comerciais seja nulo, a expansão monetária dependerá apenas da preferência do público por papel-moeda.

A

Item certo!

A expansão da base monetária depende das reservas totais dos bancos comerciais (encaixes bancários) e do papel moeda em poder do público. Assim, caso os encaixes bancários sejam nulos, a expansão da base monetária dependerá somente da preferência do público por papel moeda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

De acordo com a classificação oficialmente adotada, as exportações brasileiras por fator agregado são decrescentes, ou seja, da maior para a menor proporção de valor agregado.

A

Item errado!

Na classificação oficialmente adotada pelo Brasil, as exportações por fator agregado são crescentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

Ao se examinar a atual pauta de exportações brasileiras por blocos econômicos, constata-se que os países do MERCOSUL são grandes importadores do Brasil, somente superados pela Ásia e pela União Europeia.

A

Item correto!

Em 2013, a Argentina era o terceiro parceiro comercial do Brasil (ainda o é). Mas a Ásia e UE, tomadas como bloco, superam o MERCOSUL em importações e em volume de comércio.

30
Q

Resultante das pressões de países com menor nível de desenvolvimento, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), estabelecida em 1964, é um órgão das Nações Unidas que, entre outras funções, atua no sentido de disciplinar práticas empresariais tidas como restritivas.

A

Item correto!

Exatamente. A UNCTAD atua como fórum para deliberações intergovernamentais, apoiado por debates com especialistas e intercâmbio de experiências. A Organização também desenvolve pesquisas, análises de políticas e coleta de dados para debates de representantes do governo e especialistas. Além disso, fornece assistência técnica direcionada para o atendimento das necessidades específicas dos países em desenvolvimento.

31
Q

A aquisição de ações no mercado secundário e o reinvestimento de lucros não contribuem para o aumento do estoque de capital da economia.

A

Item certo!

A compra de ações no mercado secundário (como na bolsa de valores) não cria novo capital produtivo na economia, pois o dinheiro vai para o vendedor das ações, não para a empresa. O dinheiro simplesmente muda de mãos entre investidores. A empresa não recebe novos recursos para investir em máquinas, equipamentos ou expansão. Isso difere do mercado primário, onde os recursos vão diretamente para a empresa. Similarmente, o reinvestimento de lucros por uma empresa não aumenta diretamente o estoque de capital da economia, pois representa apenas uma realocação de recursos já existentes, não a criação de novo capital, uma vez que os lucros já fazem parte do PIB.

32
Q

Ocorrendo saldo negativo no balanço de pagamentos, ele poderá ser financiado mediante redução das reservas internacionais.

A

Item correto!

Se o BP for deficitário, o país tem duas opções:

1) utilizar reservas internacionais para “cobrir” o deficit no BP (se dispuser de RI, evidentemente);

2) recorrer a empréstimos internacionais, seja por meio de organismos financeiros multilaterais (FMI), seja mediante empréstimos bilaterais.”

33
Q

Nas Rodadas do antigo GATT, avanços mais significativos ocorreram em relação a produtos manufaturados, em comparação com os modestos resultados na liberalização do setor agrícola, para o qual não se logrou, de modo geral, a eliminação das barreiras às importações.

A

Item correto!
Essa situação só começou a mudar significativamente com a criação da OMC (Organização Mundial do Comércio) em 1995, que incluiu o Acordo sobre Agricultura, embora ainda haja muito a ser feito nessa área.

34
Q

A política de fixação de câmbio com reajustes sistemáticos em prazos determinados — crawling peg — caracterizou a fase das minidesvalorizações no Brasil, em que a taxa de câmbio era revista no dia primeiro de cada mês.

A

Item errado!

No sistema conhecido como crawling peg, um regime intermediário entre o câmbio fixo e o flutuante, a taxa de câmbio flutua dentro de uma faixa pré-determinada. Há assim um piso e um teto para a cotação da moeda que são estabelecidos pelo Banco Central. A particularidade desse regime, como o próprio nome diz (“crawling” é rastejante, em inglês), é que esses limites podem ser ajustados periodicamente, seguindo uma regra pré-estabelecida, geralmente em resposta a indicadores econômicos como a inflação. Isto é, admite-se o ajuste gradual da faixa para evitar desequilíbrios no balanço de pagamentos e para controlar a inflação, entre outros objetivos. Um exemplo de uso do crawling peg foi o regime cambial adotado pelo Brasil após o Plano Real, durante a fase das minidesvalorizações. Nesse período, a faixa de flutuação do câmbio era ajustada frequentemente, mas dentro de limites controlados, para evitar uma desvalorização abrupta da moeda.

O erro, portanto, está em dizer que o crawling peg era uma política de fixação do câmbio, pois a taxa, na realidade, flutuava dentro de uma faixa pré-determinada.

35
Q

As causas do desemprego natural, decorrente do tempo necessário para que o mercado de trabalho se ajuste, incluem a desinformação e a falta de mobilidade dos agentes que ofertam e buscam trabalho

A

Item errado! O desemprego natural está associado a uma economia cujo produto real opera a pleno emprego, quando não há como expandir o número de cargos no sistema. Desse modo, os trabalhadores que não conseguiram emprego formam o desemprego natural (exército de reserva). Não há flutuação desse contingente, dada a limitação do pleno emprego.

36
Q

David Ricardo aperfeiçoou as ideias de Adam Smith e desenvolveu a chamada Teoria das Vantagens Comparativas. No livro Sobre os Princípios da Economia Política e da Tributação, Ricardo defende que o comércio internacional é benéfico a todos os países que mantêm vínculos comerciais entre si, pois o importante, segundo ele, são as vantagens comparativas, não as absolutas, de todos os fatores de produção de uma economia.

A

Item errado!

De acordo com a teoria das vantagens comparativas, a economia deve se especializar totalmente na produção do bem em que o fator trabalho, somente este, seja mais produtivo. Dessa maneira, o comércio sempre promoverá o desenvolvimento econômico.

37
Q

Considere que o referido país esteja em recessão e seja uma economia aberta, com câmbio fixo e fraca mobilidade de capitais. Nesse caso, de acordo com o modelo IS-LM-BP, a implementação de uma política fiscal expansionista, para tentar impulsionar a atividade econômica, seria ineficaz.

A

A política fiscal só será ineficaz em duas situações: Com câmbio fixo e sem mobilidade de capitais e no câmbio flexível com perfeita mobilidade de capitais.
Já a Monetária é sempre ineficaz no câmbio fixo e sempre eficaz no flexível.

38
Q

Uma das críticas da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) à teoria clássica é que a sua análise do comércio internacional é estática, não dinâmica, de modo que as elevadas elasticidades-renda e preço dos produtos básicos tendem a produzir deterioração nos termos de intercâmbio ao longo do tempo, o que é desfavorável aos países exportadores de bens primários.

A

Item errado!

A crítica da CEPAL aponta BAIXA elasticidade-renda e preço dos produtos exportados pelos países periféricos.

39
Q

O congelamento dos preços não foi respaldado por políticas de redução dos gastos públicos, o que resultou no aumento do deficit público e cooperou para o excesso de oferta de moeda na economia.

A

Item certo! O Plano Cruzado, implementado em 1986, tinha como um de seus principais pilares o congelamento de preços com o objetivo de combater a inflação. No entanto, essa medida não foi acompanhada de políticas efetivas de redução dos gastos públicos. Pelo contrário, o governo previa até mesmo um aumento do déficit público. O governo contava com o efeito Tanzi: a eliminação da erosão inflacionária sobre a arrecadação dos impostos.

40
Q

A elevação na taxa de juros de mercado leva ao aumento na demanda por moeda pela população, que preferirá pagar as próprias compras à vista e não fazer financiamentos.

A

Item errado!

A elevação da taxa de juros provocará uma redução na demanda por moeda pela população, que preferirá poupar parte maior da sua renda, reduzindo o consumo. A taxa de juros é, portanto, o custo de oportunidade de reter moeda. É o preço pago pelo sacrifício de poupar.

41
Q

Um indivíduo que trabalhava em determinado banco pediu demissão do emprego, a fim de estudar para um concurso de seu estado; nesse caso, ele seria incluído na categoria do desemprego natural.

A

Item certo!

O desemprego natural ou friccional tem caráter temporário, pois decorre de reajustes e movimentos setoriais ou regionais da estrutura produtiva e do deslocamento da mão de obra. É aceito na teoria clássica.

42
Q

De acordo com a lei de Okun, se o produto interno bruto se mantiver sempre igual ao produto potencial, a taxa de desemprego será igual a 0.

A

Item errado!

A Lei de Okun é uma teoria que propõe uma relação inversa entre a taxa de desemprego e o produto interno bruto (PIB): quanto mais pessoas desempregadas, menor o PIB. Ela mostra que o hiato do produto é proporcional à diferença entre a taxa de desemprego e a taxa natural de desemprego (hiato do emprego). Logo, se o PIB for igual ao PIB potencial, o desemprego será igual ao desemprego natural (que nunca é igual a zero).

43
Q

A oferta de meios de pagamento é aumentada quando um banco comercial entrega títulos, como notas do Tesouro Nacional, ao Banco Central em troca de papel-moeda.

A

Item errado!

Esse item foi polêmico. A banca considerou o item como “Errado”, mas há argumentos para considera-lo como “Certo”. A interpretação para se encontrar um erro neste item pode ser a seguinte: na venda de títulos por parte de um banco comercial ao BACEN, não haverá, necessariamente, aumento dos meios de pagamento, pois o que é ampliado é o papel-moeda em circulação (componente da base monetária juntamente com os encaixes bancários). Para se ampliar os meios de pagamento, seria necessário aumentar ou os depósitos à vista ou o papel-moeda em poder do público (que está contido no papel-moeda em circulação, mas não é a mesma coisa). Há também uma interpretação que entende o item como “Certo”, pois, se o BACEN compra títulos de um banco comercial (o banco entrega títulos ao BACEN em troca de moeda), ele está aumentando a base monetária e os meios de pagamento M1 por consequência.

44
Q

Comparando-se os dados referentes à população e ao produto interno bruto (PIB) relativos ao final da década de 90 do século XX com os correspondentes ao início do século XXI, observa-se que, coincidentemente, as cinco maiores aglomerações urbanas do planeta apresentam também os maiores PIBs.

A

Item errado! Embora exista uma correlação entre o tamanho das cidades e sua produção econômica, essa relação não é sempre direta ou uniforme. Enquanto o o PIB mede a produção econômica, as aglomerações urbanas se referem à concentração populacional em determinado território. As maiores concentrações populacionais urbanas tendem a estar em países em desenvolvimento, enquanto a maior produção econômica (medida pelo PIB) tende a estar em países desenvolvidos. Portanto, os maiores aglomerados urbanos não necessariamente são sinônimos dos maiores PIBs.

45
Q

A presença de substanciais economias externas de escala em determinada indústria é compatível com a existência de uma curva de oferta de longo prazo positivamente inclinada.

A

O conceito de economias de escala está relacionado ao curto prazo, não ao longo prazo como diz o item.

46
Q

O êxito de um cartel depende não apenas das similaridades — considerando-se tamanho e poder de mercado — entre as diferentes firmas que o compõem, mas também da demanda do mercado em que o cartel opera, a qual deve ser elástica em relação ao preço.

A

A demanda do mercado em que o cartel opera não é determinante para o êxito dessa prática. O que também importa para o sucesso de um cartel, além de que haja poucas firmas operando no mercado, produtos homogêneos ou similares, barreiras à entrada de novas firmas e que essas firmas tenham poder de mercado, é a coordenação entre as firmas presentes no cartel.

47
Q

A redução, em 2008, pelo Banco Central americano (Federal Reserve – FED), da taxa de redesconto, de 3,50 para 3,25, indica que se visava reduzir o custo de crédito e, assim, estimular a economia.

A

Exatamente. Uma das ferramentas de política monetária é a taxa de redesconto (taxa exigida pelo Banco Central para cobrir os eventuais “buracos” nos caixas dos bancos comerciais). Se a taxa é baixa e o prazo é longo, os bancos podem se expor a riscos maiores, aumentando os empréstimos e, por conseqüência, a quantidade de dinheiro em circulação. Logo, haverá um estímulo à economia.

48
Q
A
49
Q

O Arranjo Contingente de Reservas (CRA) e o Novo Banco de Desenvolvimento constituem passos importantes na criação de uma arquitetura financeira conjunta do BRICS. Com função similar à do Fundo Monetário Internacional, o CRA pretende complementar a rede global de proteção financeira, ajudando a prevenir pressões de curto prazo, reais ou potenciais, sobre o balanço de pagamentos dos países do grupo. Para isso, cada país contribuirá, inicialmente, com um quinto do total de recursos (US$ 100 bilhões) comprometidos.

A

A participação não é igualitária! O total de recursos comprometidos inicialmente ao ACR será de cem bilhões de dólares (US$ 100 bilhões), com os seguintes compromissos individuais:

i.China – US$ 41 bilhões

ii.Brasil – US$ 18 bilhões

iii.Rússia – US$ 18 bilhões

iv.Índia – US$ 18 bilhões

v.África do Sul – US$ 5 bilhões

50
Q

A introdução de uma tarifa alfandegária causará efeitos de longo prazo sobre a balança comercial se houver livre mobilidade de capital e regime cambial flexível.

A

Quando se impõe uma barreira alfandegária, o objetivo é proteger a economia nacional dos importados. O problema é que ao se fazer isso no curto prazo e reduzir a importação, os dólares vão se tornando abundantes dentro do país e perdem valor em relação à moeda nacional. Logo, chegará um momento em que o valor da barreira não será mais problema para o importador que possui uma moeda muito valorizada em mãos. Por isso, as barreiras não têm efeito no longo prazo.

51
Q

Em um modelo de dotação relativa de fatores em que os fatores modelados sejam o trabalho qualificado e o não qualificado, o aumento salarial provocado por uma intensa demanda relativa por trabalho não qualificado e associado a baixos níveis de produtividade poderia explicar a chamada armadilha da renda média em países relativamente abundantes em trabalho não qualificado.

A

Em linhas gerais, a armadilha da renda média acontece quando determinado país emergente para de crescer após um período de desenvolvimento muito acentuado.

Tomando como base o pensamento de Joseph Schumpeter, esses países correm o risco da especialização em processos de “adaptação criativa” – absorvendo tecnologia externa já desenvolvida e demanda menor qualificação da mão de obra (o que eleva salários menos produtivos) – e não privilegiam a “destruição criativa” em que se pode empregar mão de obra mais qualificada e ampliar a dinâmica de desenvolvimento. Assim, acabam caindo em uma armadilha da renda média.

52
Q

A hipótese de neutralidade da moeda é compatível com uma curva de Phillips vertical, em que tanto expansões fiscais quanto monetárias são incapazes de afetar o nível de produto.

A

A curva de Phillips determina uma relação inversa entre desemprego e inflação. Ela é vertical no pleno emprego dos fatores (desemprego natural que marca a passagem do curto para o longo prazo). Então, as políticas de curto prazo (fiscal e monetária) não funcionam. A moeda é neutra. Apenas afeta o preço e não a renda. Com o desemprego natural, não há como haver inflação

53
Q

Uma das consequências do modelo de Solow é a sua rejeição de convergência de níveis de renda para todos os países. Tal conclusão é uma implicação da hipótese de retornos marginais crescentes do modelo.

A

Item errado!

Justamente em razão dos retornos marginais decrescentes (não os crescentes) do modelo de Solow, a convergência entre os níveis de renda torna-se possível. Nesse caso, se for injetado capital em dois países, um com elevado estoque e outro com baixo estoque de capital, esse incremento tende a aumentar o produto de forma mais substancial naquele com menor estoque de capital. Consequentemente, a hipótese de convergência pode ser atendida.

54
Q

Dada a relação existente entre as políticas monetária e cambial, os efeitos da política monetária executada pelo banco central de um país dependem fundamentalmente do tipo de regime cambial adotado. Assim, em um sistema de taxas de câmbio flexíveis com mobilidade internacional de capital, a fixação da taxa de juros básica como instrumento para o objetivo de estabilizar preços é inalcançável.

A

Item errado!

A fixação da taxa de juros como estabilizadora de preços seria eficaz sim, pois a política monetária cumpriria o papel de âncora de preços, enquanto a taxa de juros pré-fixada funcionaria para acalmar as expectativas.
A política monetária é sempre eficaz com taxa de câmbio flexível!

55
Q

Para os ofertantes de um bem essencial não vale a pena reduzir a oferta desse bem para forçar o aumento do preço, uma vez que a sua receita total diminuirá ao fim do processo.

A

Errado. A elevação do preço pode compensar a diminuição na quantidade. Se o bem é essencial, os consumidores comprarão e serão resistentes a preço. Logo, ao se reduzir a oferta, o preço pode ser aumentado e, dependendo da velocidade desse incremento, a receita irá subir. Ele ganhará no preço. Lembrando sempre que receita é pxQ e não apenas quantidade.

56
Q

Um bem de Giffen é um bem com elasticidade-renda da demanda maior que 1.

A

Um Bem de Giffen é um bem que quando o preço aumenta, aumenta também a quantidade demandada. A peço passa a consumir mais desse produto em detrimento de outros, por conta da importância dele. O bem de Giffen é um tipo de bem inferior. Ou seja, quando a renda de uma pessoa aumenta, diminui a quantidade do bem inferior. Logo, a elasticidade-renda da demanda é negativa, menor que 0.

57
Q

Embora seja decrescente no trecho mostrado no gráfico em apreço, C representa a curva de oferta do monopolista.

A

Item errado!

O monopólio, seja ele qual for, cobrará o maior preço que a demanda suporta pagar. Ou seja, ele atende, realmente, a uma reserva de mercado e não à demanda toda. Desse modo, não existe uma curva de oferta e sim “um ponto de oferta” referente à reserva de mercado estruturada.

58
Q

O preço de equilíbrio para venda de um produto monopolista é dado em função do custo marginal e da elasticidade-preço da demanda, sendo tanto maior quanto maior for o módulo da elasticidade-preço da demanda, para um dado custo marginal, no trecho em que a demanda for elástica.

A

É o contrário. O preço do monopolista será menor caso a elasticidade-preço da demanda seja elevada, ou seja, caso o consumidor responda mais que proporcionalmente a um aumento de preços. Na prática, o aumento de preço acarretaria uma grande diminuição do consumo do bem.

59
Q

Um dos argumentos em favor da imposição de barreiras alfandegárias é o de que, com esse procedimento, se evita a exportação de empregos, que, igualmente, tende a ocorrer quando, por efeito da valorização do câmbio, as exportações de um país se tornam menos competitivas.

A

Item correto!

Uma das consequências da falta de competitividade das exportações de um país é a queda na demanda agregada, que destrói empregos na economia local. Ao mesmo tempo, o mercado externo, que incrementa sua produção (mesmos produtos que tiveram queda no mercado interno) ganharão em eficiência e produtividade, aumentarão sua demanda agregada e, por conseguinte, a demanda por trabalho. A imposição de barreiras restringe a importação de bens, incentivando a produção interna e o emprego nacional.

60
Q

De acordo com a teoria cambial básica, com taxas flutuantes e mercado similar ao de concorrência perfeita, os déficits no balanço de pagamentos provocariam apreciação real da taxa de câmbio, e os superávits, depreciação, o que conduziria ao equilíbrio do balanço de pagamentos.

A

Errado. Na teoria cambial básica, déficits no balanço de pagamento (BP) implicam numa saída de divisas superior à entrada. Nessa condição, a redução da oferta de moeda estrangeira torna-a mais cara, depreciando a taxa real de câmbio. Por outro lado, superávits no BP significam que há uma entrada de divisas superior à saída, o que resulta na valorização da moeda nacional, com a apreciação da taxa de câmbio.

61
Q

Suponha que o aumento substancial dos preços cobrados para o estacionamento de veículos nas grandes cidades eleve a quantidade demandada de corridas de táxi nesses locais. Dessa forma, conclui-se que esse aumento de preços provoca um deslocamento ao longo da curva de demanda por serviços de táxi.

A

Item errado!

Primeiro, é preciso ficar claro que os bens táxi e carro próprio são substitutos. Desse modo, quando se aumenta o preço dos estacionamentos, a demanda por táxi aumenta, pois o consumidor é desincentivado a sair de casa com seu próprio carro. O erro da questão, no entanto, encontra-se na afirmação de que esse aumento de preços provoca um “deslocamento ao longo da curva de demanda por serviços de táxi”. O correto seria um deslocamento da curva de demanda para a direita, uma vez que foi uma variável externa à relação preço-quantidade do bem táxi. Para provocar um deslocamento ao longo da curva, seria necessário um aumento autônomo da oferta de táxi (o que reduziria os preços).

62
Q

Considere que um consumidor gaste toda a sua renda com a compra de bens e serviços. Nessa hipótese, não é possível que todos os bens da cesta de consumo desse consumidor sejam bens inferiores.

A

Item correto!
Se o consumidor gasta toda sua renda em bens e serviços, significa que sua demanda é baseada em bens essenciais ou normais. Bens inferiores são aqueles bens cuja demanda diminui em situações onde a renda aumenta. Se todos os bens são inferiores, um aumento da renda produz uma redução do consumo, por conseguinte sobrará renda, isto violaria a premissa de que o consumidor gasta toda a sua renda.

63
Q

Mudanças legislativas que facilitem a entrada de mão de obra estrangeira especializada na área de eletrônica contribuem para deslocar — para baixo e para a direita — a curva de oferta de longo prazo da indústria eletrônica.

A

Exatamente. O aumento do insumo trabalho contribuiria para aumentar a produção dessa firma, mesmo sob o efeito da “lei de rendimentos marginais decrescentes”.

64
Q

O fato de as passagens aéreas compradas com antecedência serem, em geral, mais baratas que as compradas de última hora é compatível com a suposição de que as companhias aéreas atuam como monopólios que praticam discriminação de preços.

A

O poder de influenciar preços é uma das características do monopólio. A discriminação de preços de passagens pelas companhias aéreas responde à lógica de diferentes tipos de consumidores, uns mais e outros menos sensíveis ao preço.

65
Q

O aumento das exportações de borracha e a expansão dos investimentos europeus nos países periféricos concorreram para o ciclo de crescimento econômico verificado, no Brasil, durante a Primeira República.

A

Exatamente. Nesse período, a extração da borracha contribuiu para alavancagem da economia brasileira, especialmente na região Norte. O produto chegou a estar em segundo lugar na pauta exportadora do país, atrás somente do café. Também é nesse momento que os excedentes de capitais, particularmente britânicos, eram investidos não só no Brasil, mas em várias economias periféricas, em forma de empréstimos ou de prestação de serviços públicos, como transportes e iluminação.

66
Q

O sucesso do Plano Real explica-se, sobretudo, pela valorização da moeda, particularmente eficaz na contenção dos preços dos bens não comercializáveis, substancialmente reduzidos na vigência desse plano.

A

A primeira parte da questão está correta. Em sua primeira fase, a sustentação dos preços, no Plano Real, era feita com base na valorização cambial. No entanto, a queda dos preços ocorreu para os bens comercializáveis (importações), aumentando a renda real dos consumidores.

67
Q

O resgate de um empréstimo bancário representa destruição de moeda.

A

Item correto!

Quando um banco concede um empréstimo, ele cria moeda, aumentando assim a quantidade de dinheiro em circulação na economia. Quando o tomador do empréstimo paga o valor de volta ao banco, ocorre o processo inverso, conhecido como destruição de moeda. O pagamento do empréstimo reduz o saldo devedor do tomador e, simultaneamente, reduz os depósitos no banco. Em termos contábeis, o ativo do banco (o empréstimo) e o passivo (o depósito) diminuem, resultando em uma redução na quantidade de moeda em circulação.

68
Q

O saldo de M1 é composto pelo saldo da moeda em poder do público somado ao saldo dos depósitos à vista e aos depósitos de poupança.

A

Item errado!

O saldo de M1 é formado apenas pelo papel moeda em poder do público somado aos depósitos à vista criados pelos Bancos Comerciais. Os depósitos de poupança compõem o M2.

69
Q

A Instrução 70, adotada, em 1953, pela Superintendência da Moeda e do Crédito, órgão antecessor do Banco Central do Brasil, estabeleceu taxas múltiplas de câmbio, atribuindo taxas mais depreciadas à importação de máquinas, equipamentos e matérias-primas essenciais.

A

Item errado! A Instrução 70, adotada em 1953 pela Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), não estabeleceu taxas múltiplas de câmbio. Na verdade, essa instrução criou um regime de câmbio livre para as exportações e importações, permitindo que as taxas de câmbio fossem determinadas pelo mercado.

O objetivo era incentivar as exportações e racionalizar as importações, especialmente de bens de capital e matérias-primas essenciais, mas não por meio de taxas múltiplas de câmbio.

70
Q

Qual o principal objetivo da instrução 113 da SUMOC?

A

Instituída no governo Café Filho, permitia a importação de bens de capital sem necessidade de cobetura cambial, representando uma ruptura com a proteção ao capital nacional que vinha ocorrendo desde Vargas. Através dela, o Brasil permitiu-se contar com a entrada massiva de capitais externos, possibilitando a execução do Plano de Metas de JK.

71
Q

No cálculo da poupança externa, não se incluem aumentos ou diminuições das reservas cambiais do país.

A

Item correto!

O Balanço de Transações Correntes é dado pelo somatório entre Balança Comercial, Conta de Serviços e Rendas e Transferências Unilaterais; as reservas internacionais não são contabilizadas em nenhuma conta do BTC.