Definições Diversas Flashcards
Fixar definições de palavras usuais no primeiro semestre da medicina.
Enxerto
Operação cirúrgica que consiste em transplantar para um indivíduo órgãos tomados do próprio paciente, de outro indivíduo da mesma espécie, ou de um indivíduo de outra espécie. // Enxerto cutâneo, transplante cirúrgico de uma porção de pele de uma região para outra e que se destina a cobrir a lesão decorrente de um ferimento, uma queimadura etc.
Icterícia
Icterícia é uma condição que causa uma coloração amarelada da pele (xantocromia), das mucosas, da urina e das secreções corporais, devido à passagem da bilirrubina do sangue para tecidos e urina. Não se trata de uma doença, mas de um sinal para o qual podem existir várias causas.
Mialgia
Dor muscular; dor nos músculos, localizada ou não, normalmente causada por tensão ou traumatismo: mialgia muscular.
Cefaleia
Dor excessiva na cabeça; dor de intensidade variável e que se espalha por várias direções ou por diferentes partes da cabeça.
Anamnese
Entrevista médica.
Anamnese consiste no histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico. Também pode ser considerada uma lembrança incompleta ou a reminiscência de uma recordação.
Astenia
“Diminuição da força muscular”
Astenia consiste na condição de perda ou diminuição da força física. Este termo médico é entendido como sinônimo de fadiga do corpo, que pode ser de origem orgânica ou psíquica.
Dispneia
Dispnéia (ou dispneia) é a dificuldade em respirar, uma condição normalmente relacionada com doenças cardíacas e respiratórias. A sensação de falta de ar é o principal sintoma da dispnéia.
Prurido
Prurido, popularmente conhecido como coceira ou comichão, é um conjunto de perturbações sensitivas na pele que provocam o desejo e a necessidade de coçar.
O prurido pode ser localizado, generalizado, súbito ou contínuo, podendo ser causado por uma lesão cutânea ou por uma doença que afeta o corpo em geral.
Curetagem
Procedimento cirúrgico que, com a ajuda de uma cureta, consiste no esvaziamento do que está dentro de uma cavidade neural ou patológica; raspagem.
Trepanação
Operação em que se faz uma abertura em um osso, especialmente do crânio.
Eritema
Congestão cutânea que dá lugar à vermelhidão da pele. (O eritema é a parte externa das erupções; o enantema afeta as partes internas: mucosa da boca, faringe etc.)
Angina
Consiste em uma dor transitória no peito, que ocorre devido a uma diminuição da quantidade de oxigênio recebida pelo músculo cardíaco.
A angina pode ser definida como uma sensação de aperto, peso, ligeiro desconforto, torpor, queimação, pressão ou dor lancinante, geralmente sentida na região anterior do tórax, atrás do osso esterno.
Menarca
A primeira menstruação, fluxo menstrual, de uma mulher.
A situação ou momento exato em que essa menstruação ocorre.
Telarca
Estágio inicial de desenvolvimento das mamas ou das glândulas mamárias.
Telarca Precoce: Quando esse desenvolvimento ocorre antes do tempo normal, geralmente em meninas com idade inferior a 8 anos.
Pubarca
Pubarca refere-se ao primeiro aparecimento de pelos pubianos em um adolescente. É uma das mudanças físicas da puberdade, e pode acontecer independentemente de uma puberdade completa.
Abcesso
“Pus”
Abscesso é uma inflamação purulenta que forma uma nova cavidade, uma coleção de pus bem delimitada, desenvolvida numa cavidade recém formada.
Prontuário
Prontuário médico é a soma de todas as informações a respeito do paciente. Tem por objetivo organizar todos os procedimentos relativos a sua terapia medicamentosa e/ou também inocentar no caso de algum processo judiciário.
Urticária
Urticária é uma doença que provoca a formação de placas vermelhas na pele que causam prurido intenso, acompanhado ou não de sensação de queimação. É uma reação comum, principalmente em indivíduos alérgicos.
Prognóstico
Prognóstico é uma previsão baseada em fatos ou dados reais e atuais, que pode indicar o provável estágio futuro de um processo.
Em suma, o prognóstico é todo o resultado que é tido como uma hipótese ou probabilidade, ou seja, algo que pode acontecer devido as circunstâncias observadas no presente.
Em medicina, por exemplo, o prognóstico é obtido a partir da análise do diagnóstico feito no paciente, indicando quais as possíveis doenças que podem ser responsáveis pelos sintomas diagnosticados.
Diagnóstico
Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação de um médico em relação a uma doença ou condição física ou mental com base nos sintomas observados.
O diagnóstico deve ter em conta não apenas os sintomas, mas também o historial médico do doente. Quando a doença é identificada na seu início, quando surgiram poucos ou nenhuns sintomas, estamos perante um diagnóstico precoce.
Através do diagnóstico é possível fazer o prognóstico, que consiste na previsão de como a doença vai se manifestar no futuro.
Além disso, um diagnóstico correto feito atempadamente pode diminuir as sequelas causadas pela doença, facilitar o tratamento e aumentar a probabilidade de sobrevivência (no caso de doenças graves).
Hemoptise
Pneumologia: Em que há expectoração de sangue do aparelho respiratório (pulmões, traqueia ou brônquios); talvez por uma tuberculose pulmonar.
Anafilaxia
Anafilaxia é uma reação alérgica sistêmica grave, causada por uma reação do sistema imunológico a uma substância a qual o indivíduo é alérgico.
A anafilaxia é uma reação sistêmica, ou seja, acomete várias partes do corpo, podendo levar à morte.
Epizootia
Doença contagiosa que atinge grande número de animais.
Entomologia
Parte da Zoologia que trata dos insetos. Tratado sobre insetos.
Enduração
1 Ato de endurecer.
2 Med Endurecimento de tecidos orgânicos.
Idiossincrasia
Idiossincrasia na medicina refere-se ao modo como os médicos definiam as doenças no século XIX, ou seja, cada doença era relacionada com cada paciente, e não em evidências biológica e científicas como é acontece atualmente.
Na psiquiatria, o termo é uma condição mental específica de um paciente, e na psicanálise é usado para se referir ao modo como os indivíduos reagem, percebem e experimentam uma situação comum.