DECRETO 1171/1994 - ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO Flashcards
DEONTOLOGIA NO ESTUDO DA ÉTICA QUER DIZER O CONJUNTO DE REGRAS E PRINCÍPIOS QUE REGULAMENTAM A ATIVIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO DO PODER LEGISLATIVO, MAIS ESPECIFICAMENTE AQUELAS RELACIONADAS AOS SEUS DEVERES. CERTO OU ERRADO?
ERRADO. SERVIDOR PÚBLICO DO PODER EXECUTIVO.
O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL LISTA UMA SÉRIE DE REGRAS DEONTOLÓGICAS, ENTRE ELAS A DIGNIDADE, O DECORO, O ZELO, A EFICÁCIA E A CONSCIÊNCIA DOS PRINCÍPIOS MORAIS.
CORRETO.
O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL LISTA UMA SÉRIE DE REGRAS DEONTOLÓGICAS, ENTRE ELAS QUE O SERVIDOR TERÁ QUE DECIDIR SOMENTE ENTRE O LEGAL E O ILEGAL, O JUSTO E O INJUSTO, O CONVENIENTE E O INCONVENIENTE E ENTRE O OPORTUNO E O INOPORTUNO.
ERRADO. O SERVIDOR NÃO TERÁ QUE DECIDIR SOMENTE ENTRE… MAS PRINCIPALMENTE ENTE O HONESTO E O DESONESTO.
A MORALIDADE DA ADM PUB SE LIMITA À DISTINCÃO ENTRE O BEM E O MAL, ACRESCIDA DA IDÉIA DE QUE O FIM É SEMPRE O BEM DA ADM PÚBLICA.
ERRADO. A MORALIDADE NÃO SE LIMITA… E O FIM É SEMPRE O BEM COMUM.
A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO É CUSTEADA PELOS TRIBUTOS PAGOS PELA POPULAÇÃO, INCLUSIVE POR ELE PRÓPRIO.
CORRETO
A FUNÇÃO PÚBLICA DEVE SER TIDA APENAS COMO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E, PORTANTO NÃO SE INTEGRA NA VIDA PARTICULAR DE CADA SERVIDOR PÚBLICO.
ERRADO. A FUNÇÃO PÚBLICA DEVE SER TIDA COMO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E, PORTANTO SE INTEGRA NA VIDA PARTICULAR DE CADA SERVIDOR PÚBLICO. ASSIM, OS FATOS E ATOS VERIFICADOS NA SUA CONDUTA DO DIA A DIA EM SUA VIDA PRIVADA PODERÃO ACRESCER OU DIMINUIR O SEU BOM CONCEITO NA VIDA FUNCIONAL.
A PUBLICIDADE DE QUALQUER ATO ADMINISTRATIVO CONSTITUI REQUISITO DE EFICÁCIA E ÉTICA.
ERRADO. DE EFICÁCIA E MORAL.
TODA PESSOA TEM DIREITO À VERDADE.
VERDADE. O SERVIDOR NÃO PODE OMITIR OU FALSIFICAR, AINDA QUE CONTRÁRIA AOS INTERESSES DA PRÓPRIA PESSOA OU DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
CAUSAR DANO A QUALQUER BEM PERTENCENTE AO PATRIMÔNIO PÚBLICO, DETERIORANDO-O, POR DESCUIDO OU MÁ VONTADE, CONSTITUI APENAS UMA OFENSA AO EQUIPAMENTO E AS INSTALAÇÕES.
ERRADO. CONSTITUI NÃO APENAS UMA OFENSA AO EQUIPAMENTO E AS INSTALAÇÕES OU AO ESTADO, MAS A TODOS OS HOMENS DE BOA VONTADE QUE DEDICARAM SUA INTELIGÊNCIA, SEU TEMPO, SUAS ESPERANÇAS E SEUS ESFORÇOS PARA CONSTRUÍ-LOS.
A VIOLAÇÃO DOS DEVERES DO FUNCIONÁRIO PODE OCORRER POR FALTAS COMETIDAS FORA DO SERVIÇO, MAS QUE REPERCUTAM SOBRE A HONRA E A CONSIDERAÇÃO DO AGENTE, A PONTO DE, POR RESSONÂNCIA REFLETIR-SE NO PRESTÍGIO DA FUNÇÃO PÚBLICA.
CERTO.
TODA AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO SERVIDOR DE SEU LOCAL DE TRABLHO É FATOR DE DESMORALIZAÇÃO.
CERTO.
O SERVIDOR DEIXAR DE DIVULGAR INFORMAÇÕES NÃO SIGILOSAS, ALÉM DE INCORRER INFRAÇÃO ÉTICA, ESTARÁ VIOLANDO O PRINCÍPIO DA….
PUBLICIDADE
TRATAR MAL O CIDADÃO, FAZENDO - O ESPERAR EM GRANDES FILAS OU ATRASAR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ESTARÁ ENSEJANDO O QUE AO CIDADÃO?
DANO MORAL
SER PROBO, RETO, LEAL E JUSTO, DEMONSTRANDO TODA A INTEGRIDADE DO SEU CARÁTER, ESCOLHENDO SEMPRE, QUANDO ESTIVER DIANTE DE DUAS OPÇÕES, A MELHOR E MAIS VANTAJOSA PARA O BEM PÚBLICO.
ERRADO. A MELHOR E MAIS VANTAJOSA PARA O BEM COMUM.
O SERVIDOR PÚBLICO TEM DIREITO À GREVE. É CONSIDERADO ÉTICO O SERVIDOR ENTRAR E PERMANECER EM GREVE?
O SERVIDOR DEVE ZELAR, PELA EXIGÊNCIAS ESPECÍFICAS DA DEFESA DA VIDA E DA SEGURANÇA COLETIVA. OU SEJA, A VIDA E A SEGURANÇA PÚBLICA NÃO PODEM SER AMEAÇADAS NO EXERCÍCIO DO DIREITO DE GREVE DO SERVIDOR.