Debates Políticos Flashcards

1
Q

O que é feminismo ?

A

Movimento e ideologia que visa estabelecer a igualdade de gênero.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

As mulheres conquistaram o voto feminino ?

A

Não, na verdade, foi no governo vargas em 1932 que foi dado essa liberdade.(https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/a-conquista-do-voto-feminino/index.html)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Aborto deveria ser legal

A

Discordo, pra mim matar uma criança do ventre é assassinato grave. Agora, se a mulher foi estrupada tudo bem, tudo além disso sou contra.

Pois você tira toda liberdade de uma criança, se você não quiser ter filhos, tudo bem, acabou não tendo eficácia e engravidou ? tudo bem, mas não tire a liberdade da criança, coloque-a numa adoção, assim ela pode encontrar uma nova família que a ame.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Ideologia de gênero é necessário

A

Discordo, na verdade, acho muito desnecessário, você quer explicar para uma criança que ela pode ser uma menina em vez de menino sendo que ela nem sabe o que ela quer e ainda está explorando o mundo.

Caso Irmãos Reimer

Os gêmeos Bruce e Brian Reimer nasceram como meninos saudáveis, mas depois de uns meses passaram a apresentar dificuldades para urinar

Sob orientação médica, os pais, Janet e Ron, levaram os dois a um hospital para serem circuncidados. No procedimento devido a um problema o equipamento queimou completamente o pênis de Bruce, os pais sem saber o que fazer, ao assistir TV, conheceram John Money, um psicólogo especializado em mudança de sexo. Ele acreditava que não era tanto a biologia que determinava se somos homens ou mulheres, mas a maneira como somos criados. Logo Janet (mãe dos gêmeos) escreveu para Money e o levou para conhecê-lo em Baltimore, nos Estados Unidos. Para Money, o caso representava uma experiência ideal, se funcionasse seria a evidência irrefutável de que a criação pode sobrepor a biologia.

Foi então que com 17 meses de idade Bruce se transformou em Brenda. E em 3 de Julho de 1967, foi feito o primeiro passo para a mudança através da castração.

A partir de então, foi orientado aos pais que para funcionar eles nunca deveriam mencionar a Brenda ou a seu irmão que ela havia nascido como menino. Brenda foi tratada como uma menina, sendo acompanhado seu progresso por Money, no que se tornou um caso conhecido “John/Joan” (João/Joana), para que a identidade de Brenda fosse mantida em segredo.

A partir de então, eles passaram a ter uma filha, e todos os anos eles visitavam Money para acompanhar o progresso dos gêmeos. Mesmo sem saber que tinha nascido menino,

Brenda apresentava traços de menina moleque, com uma energia física abundante, alto nível de atividades, e era frequentemente figura dominante num grupo de meninas.

No ano de 1975 quando as crianças tinham nove anos Money publicou um artigo detalhando as observações e garantindo ter sido um sucesso total. Em função dessa experiência, Money ficou mais famoso. A revista TIME dedicou-lhe uma longa matéria e o incluiu num capítulo sobre gêmeos em seu famoso livro Man & Woman, Boy & Girl (TELLES, 2004).

Porém quando chegou a puberdade de Brenda, iniciaram-se os impulsos suicidas. “Ela era muito masculina e eu não conseguia convence-la a fazer nada feminino” afirmou sua mãe. Os pais pararam de levar os filhos ao Dr. Money e contaram a Brenda que a mesma tinha nascido menino. Semanas depois, Brenda resolveu transformar-se em David, após passar por reconstrução do pênis, após a cirurgia se casou e passou a ser padrasto dos três filhos de sua esposa.

Como inexplicavelmente deixou de publicar as evoluções do caso, o fato chamou a atenção de um pesquisador rival, Dr. Milton Diamond, da Universidade do Havaí, que procurou informações e reconstruiu a verdade sobre o mesmo, publicando-o num artigo em co-autoria com Keith Sigmundson, nos Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine (TELLES, 2004).

Foi então que teve o conhecimento da amplitude que seu caso tinha tomado, gerando artigos médicos e acadêmicos com base na teoria desenvolvida por Money, se tornando referencia para outros que tinham passado por situação semelhante. Segundo John Colapinto, jornalista do The New York Times, “Ele mal conseguia acreditar que sua historia estava sendo divulgada como um caso bem sucedido e que estava afetando outras pessoas como ele” (BBC, 2014).

A verdade descrita por Diamond era muito diferente da versão sustentada por Money. Desde os dois anos, “Brenda” rasgava suas roupas de menina e se recusava a brincar com bonecas, disputando com o irmão Bruce seus brinquedos. Na escola, era permanentemente hostilizada pelo comportamento masculinizado e pela insistência em urinar de pé. Queixava-se insistentemente aos pais por não se sentir como uma menina. Mantendo as orientações de Money, os pais diziam-lhe que era uma “fase” que logo superaria. Os pais levavam periodicamente os dois filhos para sessões de “psicoterapia” com Money. Segundo consta, tais sessões foram profundamente traumáticas para ambas as crianças. Nelas, possivelmente num esforço de estabelecer as diferenças de comportamento sexual entre homem e mulher, Money lhes mostrava fotos sexuais explícitas e teria feito as crianças encenarem posições de coito (TELLES, 2004).

Após os 30 anos, David entrou em depressão, perdeu o emprego e separou de sua esposa. Seu irmão em 2002 morreu de overdose e em 4 de Maio de 2004, com 38 anos, David cometeu suicídio.

No estudo feito pelo psicólogo John Money apresenta uma tese em que a criança nasce neutra (sem sexo definido). Porém com o desenvolvimento dos irmãos Reimer, podemos ver

que não acontece desta maneira, com base neste experimento demonstra que a criança não nasce neutra como apregoa a ideologia de gênero, existem elementos biológicos que direcionam a escolha de sua opção sexual e não se pode simplesmente condicionar através da criação a formação de uma identidade de gênero no ser humano, as raízes são bem mais profundas do que características sociais, existe implicações biológicas determinantes na escola da identidade preterida do individuo.

Pode se ver também a interferência dos pais na escolha do sexo de Bruce Reimer, mesmo com o aparelho queimando o órgão genital masculino do mesmo, os pais não tinham o direito de escolha do sexo da criança, violando assim, os direitos e garantias individuais e coletivas, conforme o Art. 5º da Constituição Federal brasileira.

(https://1library.org/article/caso-dos-irm%C3%A3os-reimer-%C3%B3tica-constitui%C3%A7%C3%A3o-federal-brasileira.z1l2rgeq)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly