Curso ENARE Flashcards
Morte de uma mulher, devido a causas obstétricas diretas ou indiretas, que ocorre num período superior a 42 dias e inferior a um ano após o fim da gravidez é considerado…
Morte materna tardia
Indivíduo que trabalha há anos em fábricas de lâmpadas incandescentes tem risco de intoxicação por…
Mercúrio
Indivíduo, 49 anos, procura atendimento por queixa de dispneia progressiva e nega tabagismo. Trabalha em vidraçaria desde os 30 anos de idade. O exame de imagem de tórax apresenta infiltrado microbodular bilateral com predomínio nas zonas pulmonares superiores, poupando os seios costofrênicos. Qual o diagnóstico provável?
Silicose
Verdadeiro ou falso.
“Os últimos guidelines indicam a realização do exame oftamológico basal no início do tratamento da hidroxicloroquina, seguido por avaliação anual após 5 anos de uso da medicação.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“O lítio e o ácido valproico são utilizados no tratamento do transtorno bipolar. O primeiro tem como efeitos colaterais: alterações da tireoide, sintomas gastrointestinais e tremores, enquanto o segundo são alterações da função hepática, alteração do ciclo da ureia e eventualmente ovário policístico e reações dermatológicas.”
Verdadeiro
Paciente com estoqueares de ferro repletos com ferro circulante baixo é característica marcante de anemia …
De doença crônica ou anemia inflamatória.
Obs.: nas doenças reumatológicas ou neoplasias ocorre secreção de hepcidina, um hormônio hepático que desagrada a ferroportina. Essa última é
O canal que permite que o ferro saia das células. Desse modo, na anemia de doença crônica, o ferro fica aprisionado nas células de reserva sob a forma de ferritina, sendo incapaz de ganhar a circulação e chegar a medula óssea para. Apropriação de hemoglobina, determinado anemia.
Diploide(46 XX), não há parte fetais, HCG em nível maior, mais imagens de cistos tecaluteínicos e malignização maior são características de uma mola hidatiforme…
Completa
Triploide ou tetraploide(69,XX), pode conter partes fetais, HCG em nível menos, menos imagens de cistos tecaluteínicos, maligniza menos porém diagnóstico habitualmente mais tardio são características de uma mola hidatiforme…
Parcial
Qual o tratamento da mola hidatiforme?
Esvaziamento uterina, de preferência com aspiração à vácuo, manual ou elétrica.
Quais as formas malignas mais comuns da doença trofoblástica gestacional?
Coriocarcinoma e mola invasora
Obs.: disseminação: hematogênica
Qual o princípio sítio metastático da formas maligna da doença trofoblástica gestacional?
Pulmão
Verdadeiro ou falso
“ Fatores de risco que configuram risco alto para pré-eclâmpsia incluem:
• história pregressa de pré-eclâmpsia
• obesidade
• hipertensão arterial crônica
• DM 1 e 2
• doenças autoimunes
• tratamento de reprodução assistida
• gestação múltipla”
Verdadeiros
Verdadeiro ou falso.
“Fatores de risco que configuram risco moderado para pré-eclâmpsia incluem:
• história pregressa DPP
• história pregressa de RCIU
• história pregressa de óbito fetal
• história familiar de pré-eclâmpsia - mãe e irmã
• primiparidade
• idade materna > 35,40 anos
• características sociodemográficas - baixo nível socioeconômico; intervalo interpartal > 10 anos.”
Verdadeiro
Qual a recomendação para gestantes com alto risco de pré-eclâmpsia?
• AAS em baixa dose 100-150 mg diariamente com início antes das 16 semanas, preferencialmente com 12 semanas até 36 semanas;
• Suplementação de cálcio 1,5 a 2 g/dia
Qual é o principal fator preditor de sucesso na indução do trabalho de parto?
Condição do colo uterino
Verdadeiro ou falso.
“O índice de Bishop leva em conta aspectos do colo uterino como a dilatação, o esvaecimento, a consistência e a posição do colo uterino, além da apresentação fetal - planos de De Lee.”
Verdadeiro
Quanto à indução do trabalho de parto, caso o colo uterino seja favorável, isto é, quando o índice de Bishop é maior que 6, qual é a medicação mais efetiva para causar contrações uterinas?
Ocitocina.
Obs.: a ocitocina é feita por via endovenosa em bomba de infusão contínua.
Verdadeiro ou falso.
“Algumas indicações maternas de contraindicação à amamentação são: HIV; câncer de mama; usuários de drogas - cocaína, heroína e maconha, quimioterapia, radioterapia e HTLV.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“Algumas indicações neonatais de contraindicação à amamentação são: galactosemia, fenilcetonúria, intolerância à glicose, malformações fetais de orofaringe, esôfago, cardiopatia ou pneumonia grave e hiperbilirrubinemia grave.”
Verdadeiro
Os esquemas utilizados na interrupção da lactação atuam na inibição da síntese da prolactina. Qual é a droga de escolha?
Cabergolina - estimula os receptores dopaminérgicos -
0,5 mg - 02 cps VO em dose única ou
0,25 mg - 1/2 cp VO 12/12 por 02 dias
Verdadeiro ou falso.
“Umas das drogas possíveis para inibição da lactação é a bromocriptina - agonista de dopamina - 2,5 mg VO por 2 semanas ou 1/2 cp VO 12/12 h por 2 semanas.”
Verdadeiro
Qual a melhor forma de indução de trabalho de parto em gestante com colo desfavorável(Bishop < 6) e com cesariana anterior?
Preparo de como com Sonda Foley
Verdadeiro ou falso.
“Plaquetopenia abaixo de 50 mil contraindicam a realização de raquianestesia e peridural, pois já risco da ocorrência de hematoma na região da punção. Nesses casos é preconiAda a anestesia geral.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“A via de parto de escolha nas pacientes com síndrome HELLP é o parto vaginal, com exceção para os casos de hematoma hepático.”
Verdadeiro para diminuir o sangramento
A indicação da via de parto nas gestantes vivendo com HIV dependedá da carga viral realizada na 34ª semana. Assim caso a gestante apresenta carga viral > 1000 cópias ou desconhecida, qual deve ser a conduta?
AZT EV e cesárea eletiva após 38ª semana
A indicação da via de parto nas gestantes vivendo com HIV dependedá da carga viral realizada na 34ª semana. Assim caso a gestante apresenta carga viral detectável ou < 1000 cópias , qual deve ser a conduta?
AZT EV e parto com indicação obstétrica, de preferência parto vaginal.
A indicação da via de parto nas gestantes vivendo com HIV dependedá da carga viral realizada na 34ª semana. Assim caso a gestante apresenta carga viral indetectável, qual deve ser a conduta?
Manter TARV habitual e parto com indicação obstétrica, de preferência parto vaginal.
Verdadeiro ou falso.
“A síndrome de Roktansky é uma causa de amenorreia primária por uma anomalia mulleriana que leva a ausência de útero, tubas e terço superior da vagina.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“A síndrome de Morris é uma insensibilidade periférica a ação dos androgênios que leva indivíduos com cariótipo XY a desenvolverem fenótipo feminino. Nesses casos não há útero, tubas uterinas é terço superior da vagina e por isso não há menstruação.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“A síndrome de Kallmann é uma causa de amenorreia primária hipotalâmica. Nesses casos há uma alteração na formação dos neurônios hipotalâmica que impede a secreção de GnRH.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“A síndrome de Ashermann é uma causa de amenorreia 2ª que ocorre pela formação de sinequias intra-uterinas após um procedimento como a curetagem.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“A prolactina é um hormônio sintetizado, na sua maioria, pela adeno-hipófise(existem fontes extra-hipofisárias - linfócitos, fibroblastos cutâneos, cérebro, glândula mamária decídua e tecido adiposo - e sua liberação é controlada por inibição da dopamina, um neurotransmissor hipotalâmico.”
Verdadeiro
A presença de células “em anel de sinete”, no exame de anatomopatológico, é um dos achados de qual tumor ovariano?
Tumor de Krukenberg
Obs.: é um tumor ovariano produtor de mucina, cujo sítio primário é, mais frequentemente, o estômago, porém intestino, mamas ou vias biliares também podem abrigar o tumor primário.
Qual a etiologia dos tumores não metastáticos do ovário?
Epitelial(90%),
Na paciente pós menopausa sem uso de terapia hormonal, até qual valor da espessura endometrial é considerado normal?
< ou = 4
Na paciente pós menopausa com uso de terapia hormonal, até qual valor da espessura endometrial é considerado normal?
< ou = 8
Analise os itens sobre a vaginose citolítica:
I. Quadro semelhante ao da candidíase vulvovaginal.
II. Ocorre uma proliferação excessiva de lactobacilos, que diminuem o pH vaginal. Esses, isoladamente ou em conjunto com outros micro-organismos, danificam as células da camada média intermediária vaginal, causando citólise.
III. A acidez vaginal excessiva junto com os produtos da citólise levam aos sintomas da doença.
Todos os itens são verdadeiros.
Verdadeiro ou falso.
“A vaginite aeróbia é uma vulvovaginite causada por Streptococcus do grupo B e Escherichia coli.”
Verdadeiro
Analise os itens sobre vaginose bacteriana:
I. Ocorre diminuição dos lactobacilos produtores de ácido lático e peróxido de hidrogênio. Consequentemente, há aumento de pH e aumento da concentração de anaeróbios, tais como: Gardenerella vaginalis, Peptostreptococcus, Bacteroides só, Mobiluncus sp,
II. A proliferação de anaeróbios é acompanhada de produção de enzimas proteolíticas que liberam aminas(putrescina, cadaverina e trimetilamina)
III. O teste de aminas é positivo, pois as bactérias envolvidas com a vaginose liberam aminas voláteis em contato com KOH.
Todos estão corretos
Verdadeiro ou falso.
“Os slings são empregados no tratamento da incontinência urinária aos esforços.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“Para o diagnóstico da bexiga hiperativa é necessária a realização de estudo urodinâmico em todos os casos.”
Falso, pois o diagnóstico da bexiga hiperativa é clínico.
Verdadeiro ou falso.
“As opções de tratamento para a bexiga hiperativa são medidas comportamentais e fisioterapia. A técnica de biofeedback é uma técnica que visa melhorar a incontinência através da conscientização da paciente. São utilizados métodos sonoros ou elétricos que emitam sinais quando ocorre relaxamento uretral. Em caso de falha no tratamento conservador, os anticolinérgicos são as medicações de primeira escolha.”
Verdadeiro
Qual a neoplasia mais comum do SNC dos 3 aos 21 anos?
Astrocitoma cerebelar
Verdadeiro ou falso.
“Os linfomas são muito raros nos menores de 1 ano.”
Verdadeiro
Qual a leucemia mais prevalente de 1-21 anos?
Leucemia linfocítica aguda
Qual o linfoma mais prevalente dos 1-21 anos?
Nao Hodgkin
Qual o câncer do SNC mais prevalente nos menores que 1 ano e de 1 a 3 anos?
Meduloblastoma
Qual o câncer do SNC mais prevalente de 3-21 anos?
Astrocitoma cerebelar
Qual o câncer do SNC mais prevalente de 3 a 21 anos?
Astrocitoma cerebelar
Qual a neoplasia de cabeça e pescoço mais comum em menores de 1 ano e de 1-3 anos?
Retinoblastoma
Qual a neoplasia de cabeça e pescoço mais comum entre 3 a 11 anos?
Rabdomiosarcoma
Qual a neoplasia de cabeça e pescoço mais comum entre 12-21 anos?
Linfoma
Qual a neoplasia torácica mais comum em menores de 1 ano e de 1-3 anos?
Neuroblastoma
Qual a neoplasia torácica mais comum entre 3-21 anos?
Linfoma
Qual a neoplasia abdominal mais comum em menores de 1 ano e de 1-11 anos?
Neuroblastoma
Qual a neoplasia abdominal mais comum em menores de 12 a 21 anos?
Linfoma
Qual o principal agente etiológico da bronquiolite viral aguda?
Vírus sincicial respiratório
Verdadeiro ou falso.
“Os sopros funcionais ocorrem quando temos a presença de uma alteração na ausculta sem anormalidades anatômicas. Características de sopros funcionais: audíveis principalmente em estados hipercinético, como febre, anemia e desidratação; sistólicos nunca diastólicos; de curta duração e baixa intensidade; não há frêmitos, estalidos ou cliques; não irradia; a ausculta das bulhas é normal; raio X e ECG normais; diminui a intensidade quando em posição ereta(ortostática), sentado e com manobra de Valsava.”
Verdadeiro
O íleo meconial é uma forma de obstrução intestinal perinatal que ocorre quase exclusivamente em RN com fibrose cística. Os estudos recentes demonstram associação dessa condição com que fator?
Baixo peso
Analise as assertivas sobre íleo meconial:
I. Ocorre quando há uma obstrução intestinal mecânica no óleo terminal por mecônio muito viscoso e espesso, que lembra “massa de vidraceiro” e que dificulta o trânsito intestinal normal.
II. Em virtude da dificuldade de progressão do trânsito, o intestino delgado em sua porção terminal apresenta-se estreitado e sua luz torna-se ocupada por massas pétreas de mecônio.
III. O RN com íleo meconial normalmente é de termo e apresenta peso normal ao nascimento.
IV. Os pacientes com essa afecção apresentam 3 sinais cardinais nas primeiras 24-48 h de vida. São elas: distensão abdominal generalizada; vômitos biliosos; ausência de eliminação do mecônio.
V. No íleo meconial simples, o tratamento é feito pela administração retal de substâncias hipertônicas como a gastrografina, cujo mecanismo de ação consiste na absorção da água para a luz intestinal, fazendo com que o mecônio se torne mais fluido e, consequentemente, seja eliminado mais facilmente.”
Todos estão corretos
A catarata é a patologia caracterizada pela perda da transparência do cristalino. Cite uma causa metabólica frequente de catarata na população pediátrica.
Hipoglicemia refratária
Qual é o principal tipo de hiperplasia adrenal congênita?
Deficiência de 21 hidroxilase
Analise as assertivas sobre hiperplasia adrenal congênita por deficiência da 21 hidroxilase:
I. A produção de aldosterona que é um mineralocorticoide e do cortisol, que é um glicocorticoide fica prejudicada, assim, o nível sérico de cortisol estimula a produção do CRH(hormônio liberador de corticotrofina) pelo hipotálamo e do ACTH(hormônio adrenocorticotrófico) pela hipófise.
II. A produção de ACRH e CRH causam hiperplasia da glândula e aumentam a produção dos seus hormônios, contudo, devido ao bloqueio enzimático ocorre acúmulo dos precursores como a 17 hidroxiprogesterona, a androstenediona e por consequência da testosterona.
III. A falta de cortisol pode provocar hipoglicemia, a falta de produção de aldosterona das com que ocorra perda de Na pelos rins e acúmulo de K e a testosterona aumentada causa virilização do feto feminino, e no menino pode haver aumento da coloração da bolsa escrotal e aumento peniano.
Todos os itens corretos
Verdadeiro ou falso.
“A crise de perda de fôlego é um diagnóstico diferencial de uma crise epilética, contudo, diferentemente dessa condição, na perda cianótica do fôlego, o paciente não apresenta perda da consciência, além de poder ser deflagrado por episódios de choro prolongado. Essa condição é benigna, tende a melhorar com o tempo e não está associada a disfunção neurológica ou a risco propriamente ditos.”
Verdadeiro
Verdadeiros ou falso.
“Fatores de risco para a otite média aguda são: amamentação na posição horizontal; DRGE; posição alimentar(horizontal); frequentador de creches; tabagismo passivo; hipertrofia de adenoide e uso de chupeta.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“Em relação a maior prevalência das OMA nas crianças, temos na anatomia uma das possíveis explicações. A tuba auditiva das crianças é mais curta e horizontalizada do que a dos adultos, facilitando a entrada de fluidos e secreções da oro e rinofaringe via óstio faríngeo da tuba auditiva. Estas secreções na orelha média propiciam o desenvolvimento de OMA.”
Verdadeiro
__________ ou_____________, acomete crianças, sendo a principal causa de vasculite sistêmica de pequenos vasos em crianças. Cerca de 90% dos casos ocorrem em crianças menores de 10 anos com predomínio do sexo masculino.
Púrpura de Henoch-Schölein ou vasculite por IgA
Verdadeiro ou falso.
“O diagnóstico da Púrpura de Henoch-Schölein ou vasculite por IgA é clínico sendo o critério “púrpura palpável” sem plaquetopenia ou coagulopatia obrigatório associado a mais um dos seguintes itens:
• dor abdominal(difusa de início agudo);
• artrite ou artralgia de início agudo e de grandes articulações;
• envolvimento renal: proteinúria ou hematúria
• vasculite leucocitoclástica ou glomerulonefrite proliferativa com deposição predominante de IgA. “
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“A púrpura de Henoch-Schölein pode ser 1ª ou 2ª, sendo comumente associada a infecções virais de vias aéreas superiores.”
Verdadeiro, pode ser secundária desencadeada por infecções virais, bacterianas, alimentos, vacinas, medicamentos e picadas de insetos.
Sobre a GNPE, assinale como verdadeiro ou falso:
“A GNPE causa uma ativação temporária da via alternativa do complemento, o que resulta no consumo de C3 por cerca de 4-8 semanas. Caso o consumo persista, está indicada à biópsia renal, pois deve se tratar de outra glomerulopatia de pior prognóstico como a glomerulonefrite membranoproliferativa ou nefrite lúpica.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“Devido a exaustiva vacinação de toda a população, a rubéola está erradicada no Brasil desde 2008, segundo a Organização Mundial de Saúde e não faz mais parte do rastreamento obrigatório durante o pré natal.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“As manifestações mais comuns da Síndrome da Rubéola Congênita é a associação de cardiopatia congênita, catarata e déficit auditivo neurossensorial bilateral.”
Verdadeiro
Quais os defeitos cardíacos estruturais mais comuns na síndrome da rubéola congênita?
- Estenose pulmonar
- Persistência do canal arterial
Quais as características de linfonodos suspeitos?
• > 2 semanas de evolução;
• > 2-3 cm;
• Consistência endurecida ou pétrea;
• Aderido a planos profundos;
• Localização subclávia ou epitroclear
Verdadeiro ou falso.
“Linfonodomegalias supraclaviculares são suspeitas e, por isso sempre devem ser biopsiadas.”
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso.
“O esquema vacinal para sarampo é considerado completo com: 2 doses para crianças, adolescentes e adultos até 29 anos; 1 dose para adultos dos 30 aos 59 anos; duas doses para profissionais de saúde, independente da idade.”
Verdadeiro