Cultura e sociedade Flashcards
Discorra sobre cultura.
É uma série de hábitos crenças e modos de fazer de uma determinada sociedade. Não é possível nascver com cultura, pois ela é um traço de humanização (ensinável) e muda constantemente.
Por que é errado a hierarquização da cultura?
Não há cultura mais desenvolvida ou melhor que outra, isso é um etnocentrismo. Cada cultura é única e possui características próprias.
O que é patrimônio material e imaterial?
Material diz respeito a edificações, objetos e esculturas deixadas por um povo, bens palpáveis e duráveis.
Imaterial é o oposto, representando modos de fazer comidas ou objetos, músicas, danças e festivais.
Qual as principais formas de se proteger a cultura?
Tombamento: Para a parte material.
Registro: para o que é imaterial.
Fale sobre o determinismo cultural.
É dividido em dois:
Biológico: levando características físicas como fator determinante na formação de certas culturas, tendo certo dedo do darwinismo social.
Geográfico: Que fatores espaciais são determinantes, como argumentos que países tropicais são menos desenvolvidos e os frios são mais.
Além disso, pode-se dizer que esse movimento basea-se na comparação, é etnocentrico, racista, faz sociologia de gabinete (sem estudar as culturas) e hierarquiza as culturas como inferiores.
O que é o Darwinismo social e como se relaciona com a ideia da civilization?
Baseado nas teorias de Charles Darwin, seus defensores dizem que há raças que são mais inteligentes e desenvolvidas, enquanto outras seriam primitivas. A ideia de Civilization é a de que todas as culturas teriam o objetivo de se desenvolver em cidades como as europeias, que seriam as mais refinadas, puramente eurocentrismo.
Do que se trata o relativismo social?
Criado pelo alemão Franz Boas, aponta em direção diferente do determinismo em admitir que não há culturas melhores e nem piores, mas sim que todas têm suas idiossincracias, sendo diferentes e não desiguais. Propunha que o antropólogo deve sempre estar em campo para conhecer as culturas e não deve compará-las para evitar injustiças e julgamentos.
Discorra sobre o etnocentrismo.
É um pensamento de uma sociedade em que uma cultura se usa como referência para analisar outras, porém fazendo isso de forma a inferiorizar a outra. isso fez ocorrer diversos massacres e desumanização de indivíduos, deixando cicatrizes péssimas na história humana. Essa ideia cria também o conceito de Avatar, sendo uma forma de ridicularizar outra cultura tornando-a caricata, tal como o blackface.
Fale sobre o fardo civilizatório do homem branco e sobre a selvageria.
O fardo seria dado por Deus parqa que o homem branco possa levar a civilização e desenvolvimento às espécies inferiores de humanos.
A selvageria seria essa ideia animalesca de que os outros seriam bábaros, uma hipocriasia ao relembrar o quão cruéis foram os colonizadores.
Discorra sobre a indústria cultural.
É a teoria social criada na escola de Frankfurt por Theodor Adorno e Max Hokheimer, que retrata como o capitalismo afeta diretamente a cultura global, tornando-a massificada, rasa, produto em larga escala, plastificada e alienante. Pois a cultura deixou de buscar ser uma expressão de um povo e passou a ter o objetivo de alcançar o lucro, causando um empobrecimento, muitas vezes, da mesma para democratizar para as massas. A cultura começa a ser um produto, tendo uma fórmula de preparo obserável em filmes, músicas e programas de TV, tirando o rigor do que era erudito e a espontaniedade do que era popular.
Explane sobre a indústria cultural existente no Brasil.
A indústria cultural brasileira tem uma característica que traz uma exclusão socio-econômica para aqueles q n podem pagar por ela, entretanto eles não são excluídos pelas propagandas, pelo contrário, são bombardeados por elas.
O Brasil teve alguns problemas com a publicidade infantil.
O fenômeno é muito perceptível na música, como nas bandas de Axé dos anos 90 ou no sertanejo universitário que contam com bandas muito parecidas (plastificadas).
Além disso, o Brasil conta com um grande estrangeirismo, com programas de origem estadunidense dominando sua TV.
Durante o governo Vargas houve esse grande apelo a comunicação, pois seu governo era ligado às rádios, ele também permitiu a propaganda no páis.
Com a televisão as telenovelas dominam a programação brasileira há muito tempo, mas nota-se no país um oligopólio dos canais televisivos.