Crise de 1929 Flashcards
Quais foram as causas da Crise de 29?
Superprodução e especulação financeira.
Defina a crise.
Foi uma recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional e marcou uma crise do liberalismo econômico naquele momento.
O que justificou o crescimento americano após a primeira guerra mundial e como ele é denominado?
O período de Crescimento econômico ficou conhecido como “Era de Ouro”. Ele se deu pelo endividamento que países europeus, os quais necessitavam de reconstrução após a primeira guerra, com os bancos americanos.
Como era o padrão de vida estadunidense antes da crise?
Resumido no lema “American Way of Life”, a vida americana era baseada no consumo. Um exemplo disso foi o incentivo do consumo pela expansão do crédito e pelo pagamento em parcelas. Além disso, houve uma difusão da indústria automobilística.
O que passou acontecer na década de 20 nos Estados Unidos?
Com a recuperação da economia europeia, as indústrias americanas dos produtores rurais não tinha mais tanto mercado, o que levou à Crise Agrícola. Os produtores, que tinham pego empréstimos com bancos para investir no aumento de produção, não conseguem mais vender tanto, e, sem dinheiro, dão calote nos bancos, que, por sua vez, quebram.
O que o excesso de produção causou?
Uma crise de superprodução (mais mercadorias do que consumidores). Nela, por conta da alta da oferta, os preços caem, a produção cai, o desemprego aumenta, as falências aumentam e os calotes em bancos aumentam.
Qual foi o papel da bolsa de valores na Crise de 29?
Com acúmulo de produtos, as empresas passaram a ter muito prejuízo, mas para que suas ações na bolsa não desvalorizassem elas forjavam balancetes falsos para os investidores, causando grande especulação financeira. Ao serem desmascaradas, os preços das ações despencaram. Além disso, muitas dessas empresas eram fantasmas.
Quando e o que aconteceu o Crash/quebra da bolsa de Nova Iorque?
A bolsa de valores fechou no dia 24 de outubro de 2029 e as ações despencaram. A economia americana basicamente quebrou.
Qual era o presidente em comando e qual foi sua tentativa de combater a crise?
O presidente Herbert Hoover propôs o ato tarifário, que consistia no aumento de tarifas alfandegárias para tentar reduzir a competição com produtos importados. Essa medida, no entanto, falhou, já que os demais países da Europa passaram a fazer a mesma coisa, diminuindo a exportação dos Estados Unidos.
Que nome foi dado às favelas de pessoas que perderam tudo no período da crise?
Elas foram chamadas de Hoovervilles, referindo-se ao presidente.
Quais foram os efeitos da crise?
A crise aumentou os casos de suicídio, o número de desempregados, uma queda de 25% da produção industrial e a quebra de 1500 bancos. Além disso, ela afetou também os países europeus que dependiam dos empréstimos internacionais concedidos pelos americanos e o Brasil.
Qual foi o presidente que propôs o New Deal?
Franklin Delano Roosevelt Foi o responsável por essa medida, a qual regulou a bolsa de valores, injetou dinheiro nos bancos americanos, socorreu estimulou agricultura, promoveu obras públicas para gerar empregos, criou leis trabalhistas e ressonância ou débitos hipotecários.
Apesar de o New Deal ter recuperado empregos, que fenômeno foi responsável pela consolidação da diminuição do desemprego?
A segunda guerra mundial, pois ou as pessoas morriam, ou viram soldados ou trabalhavam em fábricas.
Qual é a relação de John Keynes com o New Deal?
Apesar das ideias desse teórico não terem causado o New Deal, uma vez que elas surgiram quando a medida já estava em prática, ele foi o responsável por racionalizar a teoria intervencionista, na qual o Estado tinha o dever de conceder benefícios sociais para que a população tivesse um padrão mínimo de vida, e assim, consumisse.
Com o liberalismo em queda, que ideias crescem a partir dos anos 30?
A um crescimento de posturas anti-liberais, seja o keynesianismo, seja o nazifascismo