Criptografia Flashcards
Conceito de criptografia
É uma ciência que tem como objetivo embaralhar e ofuscar as informações
criptoanálise
Ciência de quebrar códigos e decifrar mensagens. Então o simples fato de você buscar quebrar o código e não somente interpretar a informação já é uma forma de ataque
Criptologia
Ciência que agrega a criptografia e a criptoanálise.
Cifra
Método de codificação de mensagens com vista à sua ocultação.
Métodos de cifragem
- Substituição
-Transposição - Esteganografia
Método Substituição
A substituição é um método de codificação que busca alterar um caractere, símbolo ou dado em algum outro. É o método mais simples e fácil de executar. Porém, tende a ser o mais fácil de ser quebrado.
O principal exemplo desse método é a CIFRA DE CÉSAR, utilizado ainda no período do Império Romano. A sua rotina era definida de tal modo que cada letra da mensagem original era substituída pelo correspondente a três letras depois no alfabeto. Trata-se de um método conhecido como Cifra Monoalfabética.
Método da técnica de transposição
Já a transposição foca no simples embaralhamento das letras segundo alguma rotina. Veremos mais à frente que os algoritmos de criptografia geralmente utilizam esse recurso dividindo a mensagem original em blocos de tamanhos iguais. Um exemplo simples seria transpor cada sílaba de cada palavra (bloco) para esquerda, mantendo a rotação de cada bloco
Métodos de decifragem
Método de Esteganografia
Por último, temos a esteganografia que tem como objetivo esconder uma mensagem dentro de outra. Tipicamente, busca-se enviar uma mensagem de texto embutido no código de uma imagem. Não há muito mais o que falar por aqui, pois as bancas, quando cobra, vem com essa visão simplista e objetiva.
Ferramentas de criptografia
-bitlocker
- Veracypt
- Diskcryptor
- GNUpg
Apple disk image
Cifragem de bloco
Electronic Code Book - ECB
Método mais simples
Independencia dos blocos com a mesma chave
Técnica não randômica com a fragmentação da msg original
O ECB utilizada como tamanho padrão 64 bits por bloco. Não é considerado um mecanismo seguro devido à repetição dos dados e resultado de cifragem idêntico. Assim, blocos de entrada iguais, produzem blocos cifrados iguais, não escondendo, portanto, algum padrão dos dados. Por isso, é conhecido por ter transmissão segura de valores únicos.
Como vantagem podemos citar o fato de que o erro de um bit causará prejuízo apenas no bloco o qual ele pertence, devido à independência dos blocos.
Cifragem de bloco - CBC
É o método mais utilizado.
Utiliza a operação XOR devidamente representada na imagem a seguir pelo círculo em volta do sinal de “+”.
A cifragem de cada bloco depende da cifragem de todos os blocos anteriores.
Percebam que o bloco cifrado é utilizado para “embaralhar” os blocos subsequentes.
Depende que os blocos cheguem de forma sequencial para que não haja problema na decifração,
perdendo no aspecto de desempenho quando comparado ao ECB.
Além disso, um erro em qualquer bit ou bloco, gera prejuízo em todos os blocos subsequentes.
Cipher FeedBack block - CFB
Suporta qualquer tamanho de entrada, independentemente do bloco. Por esse motivo, se torna útil para aplicações que dependem de transmissão imediata.
Percebam que o bloco cifrado é utilizado para “embaralhar” os blocos subsequentes. Depende que os blocos cheguem de forma sequencial para que não haja problema na decifração, perdendo no aspecto de desempenho quando comparado ao ECB. Além disso, um erro em qualquer bit ou bloco, gera prejuízo em todos os blocos subsequentes.
A diferença básica para o CBC é o ponto de junção entre o texto cifrado anterior e o novo texto.
OFB (Output Feedback block)
Destaco ainda a existência do modo OFB (Output Feedback), que segue o mesmo princípio do CFB, com a diferença de que a realimentação é feita pela saída do algoritmo e não das parcelas de texto cifrado.