Criminologia Flashcards
A polícia, o Poder Judiciário e o sistema penitenciário exercem o controle social formal.
Alternativas
Certo
Errado
Certo
Como segundo obstáculo para a prática do delito temos os Controles Formais, exercidos pelos diversos órgãos públicos que atuam na esfera criminal, como as policias, o Ministério Público, o Sistema Penitenciário, etc.
Os objetos da criminologia são o delinquente, a vítima, o controle social e a justiça criminal.
Alternativas
Certo
Errado
Errado
Tem como objeto o estudo do crime, do delinquente, da vítima e do controle social.
A teoria da associação diferencial, segundo a qual o indivíduo desenvolve seu comportamento individual com base nos exemplos e nas influências que possui, explica, de certa forma, o denominado crime de colarinho-branco.
Alternativas
Certo
Errado
Certo
Sutherland
O autor diz que o envolvimento com o crime se dá com a interação, convívio, aprendizagem.
Para o autor, o criminoso é quem interage com um grupo de pessoas próximas e assim, se associa ao crime
Sutherland conceitua os crimes de colarinho branco como sendo crime cometido no âmbito de sua profissão, por pessoa de respeitabilidade e elevado estatuto social
O homem aprende a conduta desviada e associa-se com referência nela.
Para Liszt, o fundamento da pena é orientado às finalidades de: a) ressocialização dos delinquentes suscetíveis de socialização; b) intimidação dos que não têm necessidade de socialização e; c) neutralização dos não suscetíveis de socialização.
Alternativas
Certo
Errado
Certo
Ideia de prevenção geral especial:
O Estado pune para que o criminoso não volte a delinquir. O autor principal é Von Liszt (Programa de Marburgo). Segundo Von Liszt, a necessidade de pena mede-se com critérios preventivos especiais, segundo os quais a aplicação da pena obedece a uma ideia de ressocialização e reeducação do delinquente, à intimidação daqueles que não necessitem ressocializar-se e também para neutralizar os incorrigíveis. Essa tese pode ser sintetizada em três palavras: intimidação, correção e inocuização.
A política de repressão implementada nos anos 90 pelo então Prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, orientada pelo chamado “movimento da lei e da ordem”, é criticada porque resultou no aumento da violência policial e não obteve redução dos índices de criminalidade.
Alternativas
Certo
Errado
Errado
a Teoria das janelas quebradas estabelece relação de causalidade entre CRIMINALIDADE e DESORDEM. A ausência de cuidados acarreta rompimento dos controles da comunidade. Necessidade de o Estado punir os delitos mais brandos, implicando em aumento de rigor penal;
CRÍTICA: resultou no aumento da violência policial, porém obteve redução dos índices de criminalidade.
A criminologia crítica é elaborada com base em uma interpretação da realidade realizada a partir de um ponto de vista marxista. Trata-se de uma proposta política que considera que o sistema penal é ilegítimo, e seu objetivo é a desconstrução desse sistema.
Alternativas
Certo
Errado
Certo
A criminologia crítica parte da premissa de que a Criminologia não deve ter por objeto apenas o crime e o criminoso como institucionalizados pelo direito positivo, mas deve questionar também as bases estruturais econômicas e sociais que caracterizam a sociedade na qual vive o autor da infração penal.
A polícia, o ministério público, o poder judiciário e o sistema penitenciário são instituições encarregadas de exercer o controle social.
A) informal.
B) terciário.
C) primário.
D) secundário.
E) formal.
Em se tratando de entes que compõem a organização estatal, ou seja, pertencem à Administração Pública (polícia, Ministério Público, Poder Judiciário, etc.), a criminologia os classifica como espécies de controle formal (agentes de controle social formal).
A) Errado – O controle social informal é composto por entes sem vínculo formal com o Estado-Penal (igreja, amigos, família, etc.).
E) Certo – Eis a classificação correta dos exemplos apontados no enunciado.
A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que, ao mesmo tempo, trata-se de sub-ramo do Direito Penal.
( ) CERTO ( ) ERRADO
Além de empírica e interdisciplinar, a criminologia é uma ciência autônoma, não constituindo sub-
-ramo de nenhuma outra ciência, especialmente por possuir métodos próprios.
GABARITO OFICIAL: ERRADO
Cesare Bonesana, Francesco Carrara e Giovanni Carmignani foram autores da corrente doutrinária da história da Criminologia denominada:
A) Escola Clássica.
B) Terza Scuola Italiana.
C) Escola Moderna Alemã.
D) Escola Positiva.
E) Escola de Chicago.
A) Certo – Os três nomes citados no enunciado são considerados os grandes nomes da Escola Clássica (também denominada de Escola Retribucionista).
Médico legista, psiquiatra e antropólogo brasileiro, considerado o Lombroso dos Trópicos. A personalidade mencionada refere-se a:
A) Luís da Câmara Cascudo.
B) Raimundo Nina Rodrigues.
C) Mário de Andrade.
D) Oswaldo Cruz.
E) Fernando Ortiz.
Questão realmente curiosa e sem qualquer relevância. Todavia, como foi cobrado, vale a pena ficar esperto! Há realmente um brasileiro considerado o Lombroso dos Trópicos, por conta das ideias semelhantes, bem como por ser médico legista, psiquiatra e antropólogo: Raimundo Nina Rodrigues
Assinale a alternativa correta em relação a Enrico Ferri:
A) Foi filósofo, sustentou que a criminologia é fruto da disparidade social; portanto, riqueza e pobreza estão ligadas ao crime.
B) Foi escritor, criou a teoria da escola clássica da criminologia; utilizou o método lógico dedutível.
C) Publicou o livro O Homem Delinquente em 1876, descrevendo o determinismo biológico como
fonte da personalidade criminosa.
D) Foi jurista, afirmou que o crime estava no homem e que se revelava como degeneração deste.
E) Foi autor da obra Sociologia Criminal; para ele a criminalidade deriva de fenômenos antropológicos, físicos e sociais
E) Certo – Corretamente correspondendo a obra de autoria de Ferri e uma de suas ideias.
Este autor foi o criador da chamada “sociologia criminal”. Para ele, a criminalidade derivava de fenômenos antropológicos, físicos e culturais. Trata-se de:
A) Francesco Carrara.
B) Cesare Lombroso.
C) Rafael Garófalo.
D) Enrico Ferri.
E) Franz von Lizst.
Conforme questão anterior, Eurico Ferri (1859-1929) e seu determinismo social também contribuíram para a evolução da criminologia. Autor da obra “Sociologia Criminal” publicada em 1914,
apontava os fatores antropológicos, sociais e físicos como as causas do delito.
Cesare Lombroso (1835~1909), médico e cientista italiano, foi considerado um dos expoentes da corrente de pensamento denominada:
A) Escola Positiva.
B) Escola Clássica.
C) Escola Jusnaturalista.
D) Terza Scuola.
E) Escola de Política Criminal ou Moderna Alemã.
A) Certo – O maior expoente do Positivismo foi Cesare Lombroso. Médico italiano, é responsável por estudos do homem sobre uma perspectiva morfológica (estudo da forma, da aparência externa
da matéria). Lombroso trabalha com o determinismo.
A Escola Positivista passou por três grandes fases: antropológica, com os estudos de Cesare Lombroso, Sociológica, com os trabalhos de Enrico Ferri e Jurídica com Rafaelle Garofalo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
Certo
O Positivismo Criminológico passou por três grandes fases, exatamente na ordem descrita no enunciado: Antropológica (como objeto principal de estudo aspectos físicos do criminoso – com
Lombroso); Sociológica (buscando resultados de outros ramos do saber, e, com isso, adota quatro vertentes de combate ao crime: meios reparatórios, preventivos, repressivos e excludentes – com
Ferri); e, Jurídica (introduzindo as ideias positivistas no ordenamento jurídico, por meio de leis e entendimentos – com Garofalo).
Como característica da tentativa de conciliar as escolas Clássica e Positivista, a Terza Scuola Italiana defende que a pena deve ter finalidade de defesa social e, ao mesmo tempo, caráter aflitivo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
A Terceira Escola Italiana concilia a finalidade da pena de defesa social da Escola Positivista com o necessário caráter aflitivo da aplicação da pena, da Escola Clássica.
GABARITO OFICIAL: CERTO