CRIMINALÍSTICA Flashcards
Primeira Teoria - Teoria do “Labeling Approach -
Assume que o crime decorre de um processo de construção social, ou seja, da atribuição da etiqueta de desviante a determinados indivíduos por meio da interação social.
Howard Becker
A intervenção na Justiça pode acentuar a criminalidade. A culpa é do Sistema e não do Criminoso. O criminoso é estigmatizado.
Possui – nesse sistema – muito preconceito. A prisão poderia criar novos criminosos. A penitenciaria seria a universidade para o crime.
Criminologia
A criminologia crítica parte da premissa de que a Criminologia não deve ter por objeto apenas o crime e o criminoso como institucionalizados pelo direito positivo, mas deve questionar também as bases estruturais econômicas e sociais que caracterizam a sociedade na qual vive o autor da infração penal.
Prognósticos estatísticos são
Prognósticos estatísticos são aqueles baseados em tabelas de predição, que não levam em conta certos fatores internos e só servem para orientar o estudo de um tipo específico de crime e de seus autores (condenados).
Prognósticos clínicos são aqueles em que se faz um detalhamento do criminoso, por meio da interdisciplinaridade: médicos, psicólogos, assistentes sociais etc
(VUNESP) Sobre o prognóstico criminológico estatístico, é correto afirmar que consiste em uma: probabilidade de um criminoso reincidir, em razão de dados estatísticos coletados. (CERTO)
Criminal Profiling estuda
Criminal Profiling estuda o delito de uma forma extensiva, analisando o comportamento criminal, as características do local do crime, a compreensão da vitimologia, observando os relatórios policiais preliminares, a autópsia e também outras perícias forenses que poderão ajudar na investigação.
A diferenciação das vertentes da escola positivista
Lombroso = Antropológica
Ferri = Sociológica
Garofalo = Jurídica
(LFG de um lado e ASJ do outro para lembrar)
quando se fala em relatório médico legal
o relatório médico legal consta de 7 partes: pq c dedico resposta aos quesitos?? (meu mnemônico)
1 -Preâmbulo- parte em que os peritos se identificam e qualificam partes, autoridade requerente, local, data, finalidade.
2- Quesitos- são perguntas relevantes ao objeto do direito, sendo no processo penal as perguntas padrão;
3- comemorativo(histórico): histórico de informações colhidas das pessoas vinculadas ao caso, a respeito de detalhes e circunstâncias capazes de esclarecer a perícia. É como se fosse uma entrevista sobres os fatos.
4- Descrição - contém o visum et repertum, sendo este a parte mais importante do relatório. É a exposição minuciosa dos exames e técnicas empregadas e de tudo o que for observado pelos peritos. Contém dados colhidos do local, tempo, vítima, lesões, fotos, plantas, vídeos…
5 - discussão- parte em que os peritos externarão suas opiniões, afastando hipóteses de possibilidade.
6- conclusão- parte em que os peritos sintetizarão a opinião sobre o objeto da perícia.
7- resposta aos quesitos- os peritos devem responder a todos os requisitos, mesmo que redundantes ou que escapem à alçada dos profissionais( os quesitos apresentados pelas partes devem ser rejeitados, desde que impertinentes e não exijam conhecimento especializado)
2- PARTE MAIS IMPORTANTE: é a descricão. É nela que teremos a análise do exame, contendo gráficos, imagens e etc.
É o histórico de todas as informações colhidas do interessado ou de terceiros, vinculados ao caso, e sob responsabilidade dos declarantes, a respeito de detalhes e circunstâncias capazes de esclarecer a perícia.
Ele corresponde à anamnese (entrevista médica) da consulta clínica, e, como nela, devem os peritos arguir os declarantes sobre a hora, dia e local, a agressão, o número de agressores, o tipo de arma ou armas utilizadas, local do atendimento médico etc.
COMEMORATIVO
Dos exames sorológicos utilizados para verifcação da presença de sangue humano, um dos mais utilizados é o teste de inibição da antiglobulina humana (Teste de Vacher-Sutton), o qual demonstra a presença de globulina humana na amostra. “A globulina humana presente na amostra ___________ a atividade do soro antiglobulina humana (soro de Coombs), o qual ___________ a capacidade de aglutinar células vermelhas sensibilizadas por anticorpos Rh. Na reação, hemácias Rh positivo revestidas com anticorpos, como ____________ são aglutinadas por anticorpo ______________, o qual une moléculas de anticorpo às células vermelhas vizinhas.” Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as quatro lacunas do texto acima:
INIBIRÁ; PERDERÁ; IGG; IGG