Correlações clínicas - sistema cardiovascular Flashcards
O que são aneurismas?
São dilatações das artérias gerados pela fraqueza das paredes dos vasos (degeneração do tecido elástico).
Defina aneurisma sifilítico
são localizados normalmente na aorta ascendente e no arco da aorta. Esses aneurismas aórticos geram sopros causados pela turbulência do sangue na artéria dilatada.
Uma complicação grave gerada por esses aneurismas é a dissecção aórtica em que há rompimento da túnica íntima, permitindo a penetração de sangue e formação de hematoma intramural (hemorragia à nível da camada média)
Defina aneurisma abdominal
são causados pelo enfraquecimento da aorta devido a aterosclerose.
Explique a localização dos capilares contínuos
eles são encontrados no tecido conjuntivo, tecido muscular e músculo liso devido a necessidade de uma barreira mais completa entre sangue e tecidos circundantes. Eles reduzem a permeabilidade, controlando o que entra e o que sai.
Explique a localização dos capilares fenestrados
são localizados nas glândulas endócrinas, intestino e pâncreas. Esse caoilar permite maior permeabilidade, facilitando a liberação de hormônios na corrente sanguínea e a absorção de nutrientes no intestino e pâncreas
Explique a localização dos capilares sinusoides
são encontrados no fígado, medula óssea, baço, linfonodo e algumas glândulas endócrinas. No fígado auxiliam na troca e metabolismo de substâncias e na remoção de produtos metabólicos. Na medula óssea é facilitada a liberação de células sanguíneas para a corrente. No linfonodos é auxiliada a filtragem eficiente do sangue e a interação com células do sistema imunológico. No baço contribuem para a filtragem de sangue e remoção de células sanguíneas envelhecidas ou danificadas.
Os capilares sonusoides também têm macrófagos associados, o que pode ajudar mais ainda o sistema linfático.
Explique o IAM
É a insuficiência de suprimento sanguíneo que resulta em uma área de células musculares mortas. Há uma necrose (fase de reparo por macrófagos e neutrófilos) por hipóxia. Na fase de reparo, o tecido lesado é substituído por tecido fibrótico (cicatrização), gerando perda de função contrátil.
Trombose vascular - rotura da placa de ateroma - isquemia - necrose - IAM
Explique o BNF e o ANF e como eles atuam no sistema renina-angiotensina-aldosterona
O ANF é o fator natriurético atrial e o BNF é o fator natriurético cerebral. Esses peptídeos tem propriedade diurética. Eles estimulam a secreção de sódio pelos rins, o que leva a uma redução na retenção de água, ajudando a controlar a PA e o volume sanguíneo.
Sistema renina angiotensia aldosterona: O fígado produz angiotensinogênio e os rins transformam em angiotensina I. A ECA (pulmões) transforma a angiotensina I em II.
A angiotensina II aumenta a tividade simpática, promove a reabsorção tubular de Na+ e Cl-, promove a liberação de aldosterona (que também reabsorve Na+ e Cl-), promove constrição arteriolar e secreta ADH (antidiurérico) = aumento da PA (da volemia e osmolaridade, do restorno venoso, do DC e do volume ejetado na sístole).
O BNF na insuficiência cardíaca congestiva vai diminuir a volemia, já que é diurético, e o coração vai conseguir voltar a bombear.
Explique varizes ou veias varicosas
Varizes são veias tortuosas e anormalmente aumentadas, essa condição resulta da perda do tônus muscular, da sobrecarga, da degeneração das paredes dos vasos e da incompetência valvular. O sangue fica estagnado nas veias e o músculo não consegue empurrá-lo para cima, ocorre aumento da pressão venosa e as veias dilatam e entortam.
Explique a pericardite
A infecção na cavidade pericárdica, chamada pericardite, restringe severamente o coração, o que dificulta o batimento adequado, porque o espaço é obliterado por aderências entre o epicárdio e a
camada serosa do pericárdio.
A condição na qual o excesso de líquido (sangue ou derrame pericárdico) acumula -se
rapidamente na cavidade pericárdica é o tamponamento cardíaco. É comumente causado por lesões torácicas tanto contusas quanto
penetrantes e por ruptura miocárdica ou pericardite. O líquido que se acumula comprime ○ coração, impedindo o enchimento adequado
das câmaras cardíacas com sangue.