Coordenadas Geográficas e Fusos Horários Flashcards
Disserte sobre o movimento de rotação da Terra.
a) Movimento que a Terra faz ao girar em torno do seu próprio eixo.
b) Realizado de oeste para leste e tem duração aproximada de 24 horas
c) Define os dias e as noites, uma vez que a rotação expõe gradativamente partes do planeta ao Sol, na mesma medida em que oculta as partes que lhe são
opostas.
d) A cada rotação completa, tem-se um dia completo. Na Terra, esse dia tem, aproximadamente, 24 horas (mais precisamente: 23 horas, 56 minutos e 4 segundos)
Disserte sobre o movimento de translação da Terra.
a) Movimento que a Terra faz ao redor do Sol no sentido oeste para leste
b) Tem uma forma elíptica
c) Dura um ano – 365 dias terrestres ou, mais precisamente, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos e meio, que é a duração do chamado ano trópico. Por isso, para corrigir a diferença, a cada quatro anos,
adiciona-se mais um dia ao mês de fevereiro (ano bissexto).
d) Responsável pelas
estações do ano.
Qual é a relação da inclinação do eixo da Terra com a temperatura?
Uma inclinação menor significa menor diferença da temperatura das estações do ano; uma inclinação maior significa maior diferença, ou seja, inverno mais frio e verão mais quente.
O que a inclinação do eixo da Terra determina?
Determina os equinócios e solstícios.
Disserte sobre os solstícios.
a) Correspondem aos momentos em que o Sol incide perpendicularmente sobre um dos trópicos (de Câncer - 21/06 ou de Capricórnio - 21/12)
b) Ocorrem nas datas de 21 ou 22 de junho (inverno e dias curtos no sul; verão e dias longos no norte) e 21 de dezembro (verão e dias longos no sul; inverno e dias curtos no norte), causando distribuição irregular da luz e do calor do Sol nos Hemisférios Norte e Sul.
c) Os dias e as noites apresentam duração desigual, sendo observadas as maiores diferenças nas áreas com médias e grandes latitudes.
d) Nas áreas de grandes
latitudes (os polos), verificam-se os dias e as noites polares.
Disserte sobre os equinócios.
a) Correspondem aos momentos em que o Sol incide perpendicularmente
sobre a linha equatorial.
b) Ocorrem nas datas de 20 ou 21 de março (primavera no norte e outono no sul) e 23 de setembro (primavera no sul e outono no norte), causando distribuição igualitária da luz e
do calor do Sol pelos Hemisférios Norte e Sul.
c) Os dias e as noites apresentam igual duração em toda a Terra
Durante o movimento de translação, que ocorre em órbita elíptica, a Terra assume distâncias diferentes em relação ao Sol. Quais são as suas dominações?
É periélio (aproximação - ocorre uma vez por ano, próximo ao dia 4 de janeiro ) e afélio (afastamento - passa pelo afélio no dia 4 de julho de cada ano)
Quais são os pontos cardeais?
Norte (setentrião, setentrional), sul (meridião; meridional), leste (levante; oriente; nascente) e oeste (poente; ocidente; ocaso)
Quais são os pontos colaterais?
Nordeste (NE), entre o norte e o leste; noroeste (NO), entre o norte e o oeste; sudeste (SE), entre o sul e o leste; sudoeste (SO), entre o sul e o oeste.
Quais são os pontos subcolaterais?
Norte-nordeste (N-NE); norte-noroeste (N-NO); sul-sudeste
(S-SE); sul-sudoeste (S-SO); leste-nordeste (L-NE); leste-
-sudeste (L-SE); oeste-noroeste (O-NO) e oeste-sudoeste (O-SO)
O que é o norte geográfico?
É o mesmo que norte verdadeiro, assim chamado porque é o ponto por onde passa o eixo de rotação da Terra, e foi escolhido como o ponto de referência do sistema de coordenadas que deu origem às longitudes e latitudes. O norte verdadeiro (90° N) é o local onde todos os meridianos se interceptam.
O que é o norte magnético?
É a direção determinada pela agulha magnética de uma bússola orientada segundo o campo magnético natural da Terra. O norte magnético varia com o passar do tempo.
O que é a declinação magnética?
É o ângulo entre o norte magnético e o norte geográfico. A declinação existe porque o polo norte e o polo magnético não coincidem. Essa declinação varia de acordo com a localização da área.
O que são os meridianos?
Os meridianos são círculos máximos imaginários que cortam a Terra no sentido longitudinal (de polo a polo), todos eles dividindo-a em dois hemisférios. O meridiano de origem é o de Greenwich (0°), a partir do qual podem ser definidas as longitudes.
O que é a longitude?
A longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do Meridiano de Greenwich. Apresenta uma variação de 0° a 180°, tanto para o oeste quanto para o leste.
Defina as latitudes.
É a partir do Equador que se determinam as latitudes, isto é, a distância em graus de qualquer ponto da superfície
terrestre em relação à Linha do Equador. As latitudes apresentam variação de 0° a 90° para o norte ou para o sul.
Quais são os nomes das delimitações das zonas climáticas do planeta?
Trópicos de Câncer e Capricórnio; e Círculos Polares Ártico e Antártico.
O que são pontos de antípodas?
São as coordenadas geográficas diametralmente
opostas, que formam um ângulo de 180° entre as longitudes e o oposto da latitude indicada. Para encontrar pontos antípodas,
devemos, na latitude, conservar o valor e inverter o hemisfério, e, na longitude, subtrair os graus de 180° e depois inverter o hemisfério.
Disserte sobre os fusos horários.
a) Devido ao movimento de rotação, as horas aumentam para o leste e diminuem para o oeste.
b) Foi estabelecido que o primeiro fuso horário é a partir do Meridiano de Greenwich, Tempo Universal Coordenado (TUC), sendo que a partir dele
traçam-se meridianos a cada 15° (12 horas para cada hemisfério)
c) 360°/24 h = 15°/h
d) Cada fuso horário é delimitado por dois meridianos e todos os lugares situados no seu interior têm a mesma hora – a hora legal. A hora local é definida pela passagem do Sol pelo meridiano do lugar, mas a hora legal é definida politicamente a partir do fuso convencionado - hora legal de determinadas regiões não respeita os limites teóricos do fuso de 15°, essa adaptação dos fusos é para facilitar a integração econômica, política ou social de uma determinada região ou até mesmo de um país.
e) O Brasil apresenta 4 fusos horários, atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich.
O que é a linha internacional da data?
A Linha Internacional de Mudança de Data (LID) está contida no Antimeridiano de Greenwich (180°), que corresponde aproximadamente aos limites dos hemisférios leste e oeste, atravessando o Oceano Pacífico. Por convenção internacional, esse meridiano determina a mudança de data civil em todo o planeta. Ao ultrapassar essa linha, exatamente no ponto em que ela se localiza, deve-se alterar a data para o dia anterior (a leste da LID) ou seguinte (a oeste da LID) à partida. O horário será conservado caso se permaneça dentro do mesmo fuso.