Convulsão E Mal Epilético Flashcards
Conceito de convulsão
As crises epilépticas com manifestações motoras que, se forem associadas a alterações localizadas em áreas posteriores do cérebro, podem apresentar também sintomas visuais, auditivos ou sensitivos.
Crises não convulsivas?
Se as crises epiléticas forem exclusivamente sensitivas, assim como as ausências, em que não se visualizam atividades motoras, são denominadas “crises não convulsivas”.
Epilepsia conceito
Condição crônica caracterizada pela presença de crises epiléticas recorrentes e espontâneas, na ausência de eventos externos desencadeantes. Também pode ser definida como uma disfunção/doença cerebral caracterizada por uma predisposição permanente para gerar crises epiléticas.
Epilepsia critérios diagnósticos
- 2 crises epiléticas não provocadas com >24 horas de intervalo;
- 1 crise epiléptica não-provocada e uma probabilidade de crises subsequentes semelhante ao risco geral de recorrência após duas crises não provocadas (≥ 60%);
- Diagnóstico deuma síndrome epilética
Quando a epilepsia pode ser considerada curada?
Quando uma síndrome dependente da idade é superada ou quando o indivíduo está livre de crises por pelo menos 10 anos, sem uso de anticonvulsivantes nos últimos 5anos.
Estado de mal epilético (EME), defina
evento, com manifestações motoras ou não, definido como >30 minutos de atividade convulsiva contínuaou≥2crises epiléticas sequenciais sem total recuperação do nível de consciência entre elas (essa situação é considerada uma única crise).
Quanto menor a crise, menor a probabilidade de cessação espontânea? V ou F?
F
Quanto maior a crise, menor a probabilidade de cessação espontânea, controle mais difícil e maior risco de morbimortalidade. O EME é uma condição muito mais grave, pois há um risco de esgotamento dos mecanismos fisiológicos de homeostase, e a criança pode evoluir inclusivo ao óbito.
Como considerar EME eminente?
- Crise epilética prolongada (>5minutos);
- ≥2 convulsões breves com recuperação incompleta da consciência.
Crise epiléptica prolongada, defina
crises com duração > 5 a 10 minutos, contínuas ou intermitentes, sem recuperação do nível de consciência entre as crises. O tempo de crise a ser considerado é de 5 minutos, pois a maioria das crises após 7 minutos de duração evolui para EME estabelecido(ou seja, 30 minutos ou mais de crise)
Fatores de risco de recorrência
- Idade < 6 anos;
− EEG anormal;
− Crise durante o sono;
− Crises febris;
−Déficit focalpós-icta
Como classificar as crises? 3
Início focal, início generalizado e início desconhecido
Fluxograma do início focal 3
Perceptivas ou disperceptivas?
Início motor ou não motor?
Focal para tônico clônica bilateral?
Fluxograma no início generalizado é igual ao de início desconhecido?
Sim
Fluxograma do início generalizado ou do início desconhecido
Motoras ou não motoras?
Se motoras, tônico-clônica, espasmos epiléticos ou outros?
Se não motoras, crise de ausência?
Crise tônica, defina
uma postura tônica mantida(geralmente em opistótono), ou seja, uma contração dos músculos, sem espasmos. Já na crise clônica há abalos/espasmos violentos.