Convergências e Diferenças Entre Gestao Publica e Gestão Privada Flashcards
A administração cientifica de Taylor se preocupava com a realização do trabalho pelos operários, ênfase nas tarefas. Enquanto a teoria clássica de Fayol segue a ótica do dirigente, buscando a melhor sistematização possível para o administrador.
Verdadeiro. O primeiro tem uma visão analítica e enxerga a organização de baixo para cima e o outro tem visão sintética, enxerga a organizado de cima para baixo, dá ênfase a estrutura.
A concepção da organização racional do trabalho foi criada por Taylor.
Certo. Inclui divisão e trabalho, desenho dos cargos e tarefas, estudo da fadiga humana, estudo dos tempos e movimentos, conceito de homo econômicos, incentivos financeiros, condições adequadas de trabalho, padronização trabalho, supervisão funcional.
Fayol tinha o mesmo objetivo de Taylor, a busca pela eficiência, mas buscou de forma diferente - a melhor forma de desenhar a estrutura das organizações. Ao invés de olhar as tarefas dos operários, focou nas atividades dos administradores: prever, planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar,
Verdadeiro.
Os teóricos da teoria clássica são conhecidos como anatomistas e filologistas, porque estudam os órgãos e a estrutura que os compõem e são filologistas porque estudam o funcionamento desses órgãos e do organismo completo.
Verdadeiro.
Fayol criou os 14 princípios gerais da administração, cuja adoção poderia conduzir as organizações à estrutura mais eficiente.
Verdadeiro. Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais ais gerais, remuneração justa, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade,estabilidade no emprego, iniciativa e espirito de equipe.
Após a abordagem clássica surgiu a abordagem humanistica, tentando suprir a falta de interesse no ser humano que a abordagem clássica nao abordava.
Verdadeiro. A abordagem humana tenta compreender a complexidade do comportamento humano.
A escola das relações humanas teve inicio com as experiências de Hawthorne.
Verdadeiro, verificou a influencia da luminosidade no ambiente de trabalho sobre a produtividade dos operários. Chegou-se à conclusão de que as condições de iluminação nao eram determinantes para a produtividade. Ficou conhecido como e efeito Howthorne- os trabalhadores produziam mais porque estavam sendo observados. A perceberem que o trabalho era valoroso, os funcionários respondiam positivamente.
Conclusões de Hawthorne:
- A produtividade dos trabalhadores nao pode ser determinada apenas pelas condições físicas e ambiente de trabalho.
- Os grupos tem o poder de determinar padrões informais de comportamentos e desempenho das organizações.
- Os padrões dos grupos informais podem enterrar em conflito com as regras oficiais da organizariam, normalmente reduzindo a produtividade dia trabalhadores.
Verdadeiro surgiram:
- O homem social ( observa a necessidade que cada indivíduo tem de afetam aprovação social, valorização, como pessoa e profissional, auto-realização.
- Os grupos informais e a organização informal,
Para a abordagem clássica e para a escola de relações humanas o comportamento dos indivíduos seria previsível e motivado pelos incentivos adequados a serem providos pelos administradores.
Verdadeiro. Para Herbert Simon na teoria das decisões as pessoas atual como tocadores de decisão na organização, agindo acionamento na avaliação dos problemas e na escolha das alternativas de atuação. É um modelo complexo , onde os incentivos estão ainda presentes , mas há mais fatores a serem considerados para explicar o comportamento humano.
O PDRAE aponta como alternativas para promover o incremento da performance do trabalhador:
1) estímulos positivos - o sentido de missão, a valorização da carreira, a perspectiva de crescimento e
2) a possibilidade de punição - no caso, com a demissão por insuficiência de desempenho.
Verdadeiro. Observa-se que torna -se preponderante os conceitos iniciados pela escola de relações humanas e a abordagem comportamental: compete ao setor publico dedicar-se a compreender e gerir nao apenas os aspectos formais da organização, mas também tudo aquilo que diz respeito aos grupos informais e suas relações sendo necessário, ainda , considerar a complexidade do ser humano, cujas necessidades e anseios irão influenciar as expectativas, as satisfações e o desempenho dos servidores.
cabe à administração (tanto na teoria X como na teoria Y) a responsabilidade
pela organização dos elementos produtivos, inclusive com vistas a
maximizar o envolvimento, a cooperação e o desempenho dos trabalhadores.
Verdadeiro.
Há semelhanças notáveis entre os princípios da Teoria da Burocracia e os enunciados da Abordagem Clássica da Administração - e também em boa parte das críticas que ambas receberam: o foco restrito à organização formal; a pouca atenção aos aspectos relativos às necessidades psicossociais dos indivíduos; a desconsideração dos processos de formação e influência dos grupos sociais; a crença demasiada na racionalidade dos administradores; a abordagem de sistema fechado, que não inclui o ambiente em suas análises.
Verdadeiro.
No contexto da Teoria Estruturalista, surge uma nova concepção do ser
humano, o “homem organizacional”, capaz de desempenhar os diferentes
papéis demandados por organizações diversas de que participa. Suas principais características seriam:
1. Flexibilidade, de forma a tornar-se apto a alternar entre os diversos
papéis que lhe cabem na sociedade de organizações;
2. Capacidade de tolerar as frustrações inerentes ao conflito entre os objetivos organizacionais e os interesses individuais, em um processo contínuo
de negociação explícita ou tácita;
3. Capacidade de aceitar as incumbências do cargo, de forma a cumprir adequadamente seu papel organizacional, mesmo que relegando a segundo plano aptidões pessoais;
4. Desejo de realização, assegurando sua disposição para adequar-se às
normas e buscar os objetivos organizacionais, tornando-se merecedor das recompensas financeiras e emocionais proporcionadas por seu êxito.
5. Homem político, cuja ação visa à realização dos seus objetivos e das
metas organizacionais.
Verdadeiro.
A Abordagem Neoclássica Introduziu a Gestão por resultado na Administração Pública.
Verdadeiro.
De um lado os autores neoclássicos reafirmam diversos postulados clássicos, renovando questões a respeito das formas de estrutura e
da distribuição da autoridade e das cadeias de hierarquia e subordinação
correspondentes; e, de outro, buscam lidar com questões novas que surgiram
com as diversas teorias organizacionais que se seguiram aos clássicos.
Verdadeiro.
Na abordagem neoclássica, em relação aos temas neoclássicos abordados são:
processo administrativo, divisão do trabalho, amplitude administrativa, especialização que surge da divisão do trabalho e linha escalar de hierarquia,
Verdadeiro.
Processo administrativo para os neoclássicos passa a ser planejar, organizar, coordenar e controlar.
Verdadeiro.
Enquanto a Administração Científica defendia a pequena amplitude de controle, as tendências mais atuais propugnam por estruturas mais horizontalizadas, com menor número de níveis hierárquicos, o que aproxima a alta administração da base operacional.
Verdadeiro.