Contratualismo - 03/10 Flashcards
Quais são os principais pensadores do Contratualismo?
Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau
O que significa “Estado de Natureza”?
Representa o momento anterior a qualquer tipo de organização social (estado/contrato).
O que significa “Estado de Natureza” para Hobbes (absolutista)?
Para Hobbes, o homem em seu estado de natureza é cruel, mau e egoísta. “Perigo constante de morte violenta”, “Guerra de todos contra todos”, “O homem é o lobo do homem”. Para Thomas, o período de natureza é demarcado por guerras, conflitos e disputas, para ele a igualdade gerava conflitos e eles só não existiriam mais se um poder absolutista tomasse o poder para gerar desigualdades.
Para Hobbes, a criação de um “Estado contratual” era motivada pelo oq?
O estado nasceria para gerar segurança e proteção, trazendo ordem e paz onde só havia caos e conflito.
O que significa “Estado de Natureza” para Locke (liberal)?
Para Locke, o homem é bom e só faz guerra para defender a propriedade privada. Ele defende três direitos naturais: vida, liberdade e propriedade (adquirida através do trabalho) e para ele esses direitos devem ser protegidos pelo estado. Em sua concepção, John diz que todos somos iguais e temos o direito da liberdade religiosa e o direito à revolta. “Onde não há lei, não há liberdade”.
Para Locke, a criação de um “Estado contratual” era motivada pelo oq?
Para Locke, o estado nasceria a fim de proteger os direitos naturais e preservar a propriedade privada.
O que significa “Estado de Natureza” para Rousseau (democrata)?
Para Rousseau, o homem em seu estado de natureza é bom mas a sociedade o corrompe. Para ele, a ideia de propriedade privada acaba com a harmonia e a compaixão que o indivíduo possui no seu estado de natureza pois ela gera desigualdades. O homem é o bom selvagem.
Para Rousseau, a criação de um “Estado contratual” era motivada pelo oq?
Para Rousseau, o estado (contrato social) surge como forma de tentar combater a desigualdade, preservar a liberdade civil e representar a vontade geral/coletiva. Para ele o estado surge baseando se na “vontade geral” que consiste na vontade coletiva que é o que deve orientar a elaboração das leis. Quando se cuida do bem comum o foco deve estar no coletivo e não na vontades pessoais. Traz a ideia de uma democracia onde o cidadão é responsável pelas suas ações e pela elaboração das leis de uma sociedade.