Contrato de Trabalho Flashcards
OBS: Cardes com resposta MC = Muito Cobrado
O contrato de trabalho pode ser escrito, verbal ou tácito, e seus requisitos são a pessoalidade, a subordinação, a onerosidade e a continuidade. O contrato por prazo determinado, como exceção ao princípio da continuidade, entretanto, só é válido nas situações e pelo tempo expressamente previstos em lei.
MC- Correto
CLT, art. 443. O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente
O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; de atividades empresariais de caráter transitório; de contrato de experiência.
Correto
art - 433 CLT
Os contratos de trabalho têm prazo indeterminado ou determinado. Para este, observam-se os seguintes requisitos: serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a determinação do prazo; atividades empresariais de caráter transitório; ou contrato de experiência.
Correto
CLT, art. 445 - O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451
lei
O contrato de experiência é uma fase probatória, onde as partes se conhecem e verificam as condições, habilidades e condutas recíprocas para posteriormente decidirem sobre a continuidade do vínculo. Entretanto, não podemos caracterizar o contrato de experiência como sendo “contrato preliminar” ou “promessa de contrato”.
Correto
Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo
(A) será considerado por prazo indeterminado se suceder, dentro de um ano, a outro contrato por prazo determinado.
(B) não é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
(C) pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo três vezes.
(D) pode ser celebrado livremente pelas partes, para qualquer tipo de atividade empresarial.
(E) não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
Letra E
quanto ao prazo do contrato de experiência, a CLT estabelece que este não poderá exceder de 180 dias.
Errado são 90 dias total
Em relação à formalização do contrato de experiência, não existe na CLT determinação de que o mesmo seja escrito.
Correto
Entretanto, como é um contrato a prazo determinado, que possui termo prefixado, a jurisprudência tem exigido formalização escrita.
Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.
Art 442 CLT correto
Contrato
o TST admite é a prorrogação tácita (automática) sem que tenha havido uma pactuação prévia quanto a esta possibilidade.
Errado
TST não admite.
É possível formalizar um contrato de experiência, prorrogá-lo e após seu término dispensar o empregado, fazendo novo contrato de experiência, pouco tempo depois, com a mesma pessoa e para a mesma função.
Errado.
Esta conduta teria a intenção deliberada de fraudar a legislação trabalhista.
CLT, art. 452 - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.
Lei 5.889/73, art. 14, parágrafo único. Considera-se contrato de safra o que tenha sua duração dependente de variações estacionais da atividade agrária.
lembrete
O contrato de Safra necessariamente possuirá data precisa de término, pois depende do andamento das atividades desenvolvidas.
Errado>
Não possuirá data de termino.
Pois, podem ser afetadas pelas condições gerais em cada safra (excesso de chuvas, seca, etc.). É o que a lei chamou de variações estacionais da atividade agrária.
O contrato rural por pequeno prazo e contrato de safra são sinônimos :
Errado.
O contrato rural por pequeno prazo não se confunde com o contrato de safra:
O contrato de safra se relaciona às variações estacionais da atividade agrária.
O contrato rural por pequeno prazo se destina somente ao empregador pessoa física em situações transitórias que não se relacionem à safra.
Lei 5.889/73, art. 14-A.
O contratação de trabalhador rural por pequeno prazo que, dentro do período de 1 (um) ano, superar 2 (dois) meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislação aplicável.
Correto. Texto de Lei
Lei 5.889/73, art. 14-A, § 1º
Em regra, de acordo com o princípio da continuidade da relação de emprego, existe a indeterminação de prazo nos contratos de emprego. Assim, desrespeitadas as exigências para a validade do contrato a termo, opera-se a indeterminação contratual automática
Correto
A reforma trabalhista criou a modalidade de trabalho intermitente, que é o contrato de trabalho por escrito no qual a prestação de serviços é contínua. Nesta modalidade, há alternância de períodos de trabalho e de inatividade, independentemente do tipo de atividade do empregador ou da função do empregado.
Errado
Não é continua
o trabalho intermitente representa uma mitigação da alteridade, transferindo ao empregado alguns dos riscos do negócio.
Correto
No trabalho Intermitente empregado deve ser convocado com antecedência de, no mínimo, 5 dias (corridos) e ser informado acerca da jornada de trabalho.
Errado, o prazo é de 3 dias
No trabalho intermitente, o obreiro tem o prazo de 1 dia útil para responder ao chamado, presumindo-se como recusa o silêncio.
Correto
Sobre o trabalho intermitente.
Por não existir subordinação, o empregado poderá optar por não atender à convocação do empregador.
Errado, no trabalho intermitente existe sim a subordinação, porém o empregado pode recusar a convocação.
No trabalho intermitente, caso o empregado seja convocado, aceite a convocação e não compareça ao trabalho deverá pagar uma multa de 50% do dia
Correto.
há previsão de pagamento de multa de 50% da remuneração que seria devida
Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria
Correto art 443 clt $3
o contrato de trabalho intermitente pode ser oral ou por escrito.
o contrato de trabalho intermitente deve ser necessariamente por escrito (mais uma exceção à regra geral de que os contratos de trabalho são consensuais):
Em relação à extinção do Contrato de Trabalho Intermitente, os cálculos rescisórios tomarão por base a média dos 12 últimos meses (ou a totalidade do período contratual, se inferior), computando-se os meses em que o empregado não tenha recebido remuneração:
Errado
Não se computa os meses em que o empregado não tenha recebido remuneração:
O teletrabalho (muitas vezes chamado de home-office), o empregado trabalha à distância, sendo caracterizado como um trabalhador externo
Errado
No teletrabalho, o empregado não chega a ser considerado um trabalhador externo
Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não se configure como trabalho externo.
Errado:
pode ser preponderante ou não
O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas, que exijam a presença do empregado no estabelecimento, descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.
Errado
O comparecimento, ainda que de modo habitual, não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.
A regulamentação do teletrabalho não permiti a adoção do regime de teletrabalho (ou trabalho remoto) para menor aprendiz.
Errado.
Novidade da nova regulamentação do teletrabalho foi permitir a adoção do regime de teletrabalho (ou trabalho remoto) para aprendizes e para estagiários , mesmo não sendo empregados,
O empregado submetido ao regime de teletrabalho (ou trabalho remoto) poderá prestar serviços por jornada ou por produção ou tarefa.
Correto
Sobre o teletrabalho, o serviço por tarefa será pago por unidade de tempo
Errado.
O serviço por jornada terá o
salário por unidade de tempo, isto é o tempo em que o empregado trabalhou