Contexto Historico Flashcards
Francesco Tosi Colombina
Pioneiro da ideia de interiorização da capital do país.
3 razões que justificavam a proposta de Varnhagen a respeito da mudança da capital para o interior.
- Maior integração,
- Região salubre, e
- Maior segurança.
Quantas constituições foram assinadas, em que ano e por quem?
Ao todo foram 8 constituições, sendo 7 republicanas 1824- dom Pedro 1 1891- Floriano Peixoto 1934- Getúlio Vargas 1937- Getúlio Vargas 1946- Eurico Gaspar Dutra 1967- Castelo Branco 1969- C e Silva 1988- José Sarney
Há quantas regiões administrativas no DF? E quais foram adicionadas recentemente.
33 regiões. As últimas foram sol nascente e arniqueiras
Chefe da comissão exploradora do planalto central do Brasil nomeado por Floriano Peixoto?
Luís Cruls
Critério ultilizadompor Cruls para mapear a zona?
Quadrilátero Cruls
Fundador do Jornal Correio Braziliense?
Hipolito José da Costa
Local da primeira capital do Brasil.
Salvador, Bahia
As dimensões e os limites territoriais atuais do Distrito Federal são os mesmos propostos pelo relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central chefiada pelo cientista belga Luiz Cruls.
Errado. A área atual é de 5.779km quadrado. O de Cruls foi 14.400
Os objetivos da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central incluem o estí- mulo ao povoamento e ao desenvolvimento das regiões interioranas do país, em face de a grande maioria da população brasileira estar concentrada nesse período nas regiões próximas ao litoral.
Certo
A construção de Brasília era a metassíntese do Plano de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era acelerar o desenvolvimento do país em diversas áreas, como nas de energia, transportes, produção agrícola, indústria e educação.
Certo
O processo de demarcação da área onde seria construída a nova capital brasileira iniciou-se ainda no século XIX, realizado pela comissão exploradora liderada por Luís Cruls.
Certo.
Marca do pioneirismo de JK, Brasília foi a primeira cidade brasileira construída a partir de um planejamento urbano.
Errado. BH, Teresina e outras. BSB foi a primeira cidade brasileira a ser construída a partir de um planejamento moderno.
O desejo de situar a capital no interior do território brasileiro é antigo, remontando ao perí- odo colonial. A ideia foi defendida pelos inconfidentes mineiros e chegou a ser inscrita na primeira Constituição Republicana.
Certo.
A construção de Brasília não se traduziu apenas na mera transferência da capital, mas obedeceu ao propósito de promover a interiorização do desenvolvimento, o que possibilitou a abertura de vias de comunicação entre as regiões industrializadas do Sudeste e as áreas agroprodutoras do interior do país.
Certo. Brasília conectou as regiões industrializadas com as áreas agroprodutoras. Foram abertas várias vias de comunicação, várias rodovias radiais.
A localização da nova capital, no interior do país, deriva de uma concepção geopolítica estratégica. Apesar de inexistirem estudos demarcatórios relativos ao território escolhido, a questão da segurança em face de um ataque externo – em uma época ainda marcada pelas guerras convencionais – foi decisiva pela escolha de uma área distante do litoral e afastada de bacias hidrográficas.
Errado. O Distrito Federal não está afastado de bacias hidrográficas e já existiam estudos demarcatórios como os da Missão Cruls.
Figura central na construção de Brasília, o candango retrata a paisagem social e humana de um país que se movimentava celeremente. Era o Brasil dos anos 50 do século passado, que se urbanizava com extraordinária rapidez e cujo dinamismo econômico, impulsionado pela industrialização, atraía milhares de habitantes que faziam o caminho do campo em direção às cidades.
Certo
A transferência da capital brasileira para o interior foi uma das poucas ações do gover- no JK que não sofreu cerrada oposição, como se depreende da leitura do texto. Isso se explica pela convicção generalizada, à época, de que o pleno desenvolvimento nacional requeria a integração de todas as regiões do país.
Errado. A transferência da capital brasileira para o interior foi uma das ações do governo JK que mais sofreu cerrada oposição.
O DF, quando da sua implantação inicial, foi objeto de estudo de seus condicionantes físi- cos, consolidados em um relatório que tinha como objetivo a escolha de um sítio adequa- do ao processo de urbanização. Esse relatório destacou que o território do planalto central possui elevada presença de nascentes.
Certo. O relatório de Cruls
Ao longo de todo o processo histórico que norteou a transferência da nova capital, so- mente na segunda metade da década de 1940, no caso, em 1946, foram tomadas novas atitudes em relação à transferência da capital. Na Constituição promulgada naquele ano, estava previsto que um novo estudo sobre a região fosse feito e, em 1948, o presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou a Comissão Poli Coelho, que chegou à conclusão de que a área demarcada pela Missão Cruls, no final do século 19, era a ideal para a nova capital.
Certo.
Entre os paralelos 15o e 20o havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então, uma voz disse repetidamente: “Quando escavarem as minas es- condidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível…”
Tais palavras, que prenunciam a instalação da nova capital brasileira no Planalto Central, foram proferidas por
a. Hipólito José da Costa.
b. José Bonifácio de Andrada e Silva.
c. Luís Cruls.
d. Dom Bosco.
e. Francisco Adolfo de Vanhagen.
D. Dom Bosco.
A primeira capital brasileira foi em Salvador- BH e foi governada pelo conselheiro do rei. Qual seu nome?
Tomé de Souza
Empresa responsável pela construção de Brasília?
NOVACAP
Data da inauguração de Brasília.
21 de abril de 1960
Pesquisas históricas e escavações arqueológicas comprovam que não havia ocupação humana na região do Distrito Federal e do Entorno antes da formação dos primeiros assentamentos de origem portuguesa no Brasil Colônia.
Errado.
Apesar da grande imigração de nordestinos, os trabalhadores oriundos da região Cen- tro-Oeste, sobretudo do estado de Goiás, predominaram na construção de Brasília.
Errado
A proposta de construção de um grande lago que contribuísse para amenizar o clima seco da região é um dos aspectos originais do projeto urbanístico de Lúcio Costa.
Errado. A construção de um lago que contribuísse para amenizar o clima seco da região não constava no projeto inicial urbanístico de construção de Brasília.