Contabilidade Geral 01 Flashcards
O Capital Total à Disposição da Empresa (Capital Aplicado) representa à soma do Capital de Terceiros com o Capital Próprio.
Agora, vamos apurar os valores do capital de terceiro e do capital próprio.
1) Capital de Terceiros (Passivo) = 600
2) Capital Próprio (Patrimônio Líquido) = 1.400
capital realizado………..1.700
prejuízo acumulado…..(-300)
Capital Total à Disposição da Empresa = Capital de Terceiros + Capital Próprio
Capital Total à Disposição da Empresa = 600 + 1.400
Capital Total à Disposição da Empresa = 2.000
De acordo com Max Weber, a moderna organização racional da empresa capitalista foi viabilizada pela contabilidade racional. Esse pensamento foi corroborado, na ciência contábil, por Vicenzo Masi, que identificou como objeto da contabilidade…
o PATRIMÔNIO é o objeto da contabilidade.
O que são as CONTAS?
As contas são as representações segregadas do patrimônio da entidade.
O que são as AZIENDAS?
As aziendas são alvo de aplicação da contabilidade. Aziendas podem ser definidas como o patrimônio de uma pessoa que é gerido de forma organizada.
O que são os Réditos?
Os Réditos são os rendimentos que surgem no decurso das atividades ordinárias de uma entidade, como por exemplo, vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.
O que é o LUCRO?
Lucro se refere ao que a maioria das entidades buscam na exploração de seu patrimônio, sendo apurado pela diferença a maior entre as receitas e despesas.
A equação fundamental do patrimônio destina-se a apurar a situação líquida da entidade, e é representada pela seguinte fórmula: Ativo = Passivo + patrimônio líquido (PL).
O ativo está diretamente relacionado ao Passivo e ao PL: isso quer dizer que tanto um aumento do passivo, como um aumento do PL, provoca também um aumento do Ativo, e vice-versa. Se ambos aumentaram, há relação direta entre esses elementos.
O passivo é inversamente proporcional ao PL: isso quer dizer que, se mantivermos o ativo constante, um aumento no passivo provoca necessariamente uma redução no PL, e vice-versa. Se em decorrência do aumento de um houve diminuição de outro, podemos afirmar que entre esses itens há relação inversa.
O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações úteis sobre o patrimônio da entidade para finalidades diversas, entre as quais, planejamento, controle e auxílio no processo decisório.
De acordo com Ricardo Ferreira (2010), a Contabilidade é mantida com o objetivo de fornecer às pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado. As pessoas que têm interesse na divulgação das informações contábeis podem ser divididas em dois grupos:
público interno - os administradores e os acionistas ou sócios controladores;
público externo - os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo, entre outros.
De acordo com Ricardo Ferreira (2010, p.2.), o objeto ou assunto do qual trata a Contabilidade é o patrimônio, e não as as entidades econômico-administrativas
Resolução 750 CFC:
Art. 2º. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
Conforme Ferreira (2010), técnicas contábeis consistem em procedimentos adotados pelo contabilista na execução de serviços relacionados à Contabilidade. É por meio delas que se pode por em prática essa ciência e seus princípios. As técnicas são o modo como o contabilista desempenha suas funções, com o objetivo de registrar, controlar, expor, verificar a correção e interpretar o patrimônio e suas variações.
São técnicas contábeis: Escrituração; Demonstração; Auditoria; Análise das demonstrações contábeis ou financeiras.
Situação líquida e patrimônio líquido são expressões sinônimas, mas a primeira é mais adequada para expressar o estado patrimonial da entidade, enquanto a segunda é de utilização obrigatória no balanço patrimonial.
Chamamos de patrimônio líquido o item que é representativo do balanço patrimonial, já situação líquida é o nome apropriado para expressar o estado patrimonial da entidade, sendo que esta pode ser superavitária; nula ou equilibrada; ou deficitária (nesse último caso, temos o passivo a descoberto).
V ou F?
No que diz respeito aos estados patrimoniais, é possível que ativo e passivo tenham valor igual a zero, respectivamente, na constituição e no encerramento das atividades da empresa.
Errado! APENAS no encerramento PODE haver situação que o ativo seja igual aos passivos (obrigações) da entidade, pois a Lei 6.404/76 impõe que para a constituição da sociedade, seja feita, como entrada, a realização de 10% (dez por cento), no mínimo, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro (Art. 80, II). Com efeito, o ativo será igual ao patrimônio líquido, e o passivo seria nulo.
V ou F?
Uma entidade cujos bens e direitos somem R$ 2 milhões e que possua obrigações que totalizem R$ 5 milhões estará em uma situação líquida que pode ser definida como ativo a descoberto ou deficitária.
Seria o caso de PASSIVO A DESCOBERTO.
Quando o passivo é igual ao ativo subtraído do patrimônio líquido, sendo todos maiores que zero, tem-se a situação patrimonial conhecida como positiva, ativa ou superavitária.
A questão trata da seguinte equação, com valores positivos: Passivo = Ativo - PL.
Supondo valores positivos para esse grupo de contas:
Passivo = 4.000
Ativo = 6.000
PL = ?
Passivo = Ativo - PL. 4.000 = 6.000 - PL PL = 2.000
Portanto, quando o passivo é igual ao ativo subtraído do patrimônio líquido, isto é: A > P exigível, temos uma situação em que há situação líquida superavitária na entidade, com PL positivo.
Contabilidade Teórica
Quando abordamos a contabilidade como teoria, procuramos definir aquilo de que ela trata, estudamos seus princípios e suas possíveis aplicações. Ou seja, a Contabilidade teórica estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos por eles adotados.