Consenso e Conflito Flashcards
O que são as teorias sociológicas da criminologia, e quais as suas divisões?
As teorias sociológicas são mais modernas, e trabalham com a ideia do crime como fenômeno derivado do modelo de vida em sociedade, tentando explicar o crime por meio de fatores alheios às questões biológicas, não possuindo paradigmas etiológicos baseados na patologia individual. Essas teorias sociais se subdividem em:
- teorias do consenso e
teorias do conflito.
- Escola de Chicago (com 4 teorias dela derivadas)
- Teoria da associação diferencial
- Teoria da subcultura delinquente
- Teoria da anomia
Quais são as quatro teorias que se desenvolveram dentro da Escola de Chicago?
Na verdade, há duas teorias decorrentes da escola de Chicago: a Teoria ecológica ou da desorganização social e a Teoria espacial.
Todavia, há outras duas que, embora não nasceram da Escola de Chicago, foram por ela fortemente influenciadas, a saber, a Teoria das janelas quebradas e a Teoria da tolerância zero.
O que é a Escola de Chicago, no âmbito de criminologia?
A cidade produz a deliquência
principal contribuição foi o foco na prevenção (e não na repressão)
Quando se trata da Escola de Chicago, é preciso lembrar que a teoria defende que a cidade produz a delinquência. Dentro de uma região concentrada é possível encontrar a criminalidade em alto índice, ao passo que também é possível encontrar regiões onde a criminalidade é baixa, fazendo assim parte do estudo da antropologia urbana.
O que é a teoria ecológica (ou da desorganização social), criada dentro da Escola de Chicago?
Se há ordem e estabilidade, a lei é respeitada
- e quanto menor a coesão e o sentimento de solidariedade entre o grupo, à comunidade ou à sociedade, maiores serão os índices de criminalidade
- Para essa teoria, o crescimento populacional acarreta a ausência do controle social informal desempenhado pela família e pelas instituições sociais (como as igrejas e escolas), gerando uma desordem e uma má integração.
Espaço defensável
A teoria espacial usa um termo chamado espaço defensável. Conceitua-se espaço defensável aquele espaço que permite uma maior vigilância através da sociedade, criando barreiras reais ou virtuais para desestimular ações criminosas, em razão de aumentar os riscos aos criminosos.
O que é a teoria das janelas quebradas, dentro da escola de Chicago?
Repressão dos menores delitos para inibir os delitos mais graves
O estudo analisou que o Estado é omisso, e essa omissão faz com que a criminalidade tome o seu lugar.
Portanto, a ideia principal traçada pela teoria da janela quebrada é promover a redução dos índices de criminalidade, evitando que um único local se torne uma zona de concentração de criminalidade, combatendo assim os pequenos delitos e inibindo os crimes mais graves.
O que é a teoria da tolerância zero?
Filha da teoria da janela quebrada. A política de tolerância zero é uma estratégia indireta de combate ao crime, de manutenção da ordem pública, da segurança dos espaços de convivência social e da adequada prevenção de fatores criminógenos.
Essa teoria exige que apareça uma afinidade entre a polícia e a comunidade em prol da segurança pública, sendo necessário que haja confiança na polícia ao denunciar a existência de crimes pequenos. Baseada nessa confiança, a polícia realiza um trabalho de sufocamento combatendo as pequenas infrações, não deixando o espaço fértil para os grandes delitos.
O que é a teoria da associação diferencial, da aprendizagem social ou do social learning?
A teoria da associação diferencial está muito ligada à questão do crime do colarinho branco. Ela conclui que o processo de aprender alguns tipos de comportamento desviante requer conhecimento especializado e habilidade, bem como a inclinação de tirar proveito de oportunidade para usá-lo de maneira desviante.
O que é a teoria da subcultura delinquente?
Cohen, o idealizador da teoria, defendia que a subcultura delinquente se caracteriza por três fatores: não utilitarismo da ação – se revela no fato de que muitos delitos não possuem motivação racional; malícia na conduta – prazer em desconcertar, em prejudicar o outro; e negativismo da conduta – que seria como um polo oposto aos padrões da sociedade.
Essa teoria expõe que dentro da sociedade existem grupos, e estes acabam criando regras próprias. Os grupos passam a criar limites através da violência e é exatamente isso a chamada subcultura da violência ou a subcultura delinquente.
O que é a teoria da anomia?
Foi introduzida por Emile Durkhein no século XIX, e desenvolvida por Robert Merton em 1938
o crime se origina da impossibilidade social do indivíduo de atingir suas metas pessoais, o que o faz negar a norma imposta e criar suas próprias regras, conforme o seu próprio interesse.
Quais são as cinco principais teorias do conflito?
Teoria do etiquetamento
Teoria da criminologia abolicionista
Teoria da criminologia minimalista
Teoria da** criminologia neorrealista**
Teoria crítica
A norma escolhe o que é comportamento desviante
E acaba por rotular a pessoa como criminosa, impedindo-a de sair desse cenário.
Esta teoria surgiu no ano de 1960, nos Estados Unidos. Tem raízes na obra de Emile Durkheim
O que caracteriza a teoria do conflito conhecida como teoria da criminologia abolicionista?
A criminologia abolicionista apresentava a proposta de acabar com as prisões e abolir o próprio direito penal. Os abolicionistas afirmam que o sistema penal não cumpre a sua função,
O que caracteriza a teoria do conflito conhecida como teoria da criminologia minimalista?
Limitar a atuação do direito penal somente àquelas situações extremamente necessárias, ou seja, o direito penal teria uma aplicação subsidiária, sendo aplicado quando a crise jurídica não puder ser resolvida nos outros ramos do Direito.
O que caracteriza a teoria do conflito conhecida como teoria da criminologia neorrealista?
Essa teoria admite que a pobreza e as condições econômicas do pobre, em uma sociedade capitalista, refletem na criminalidade, mas estes não são os únicos fatores.