Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, intranet e internet Flashcards

1
Q

Historicamente, qual o marco inicial da internet?

A

A origem da internet se deu a partir da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network, em português, Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados). Foi a primeira rede de computadores, construída em 1969, como um meio robusto para transmitir dados militares sigilosos e para interligar os departamentos de pesquisa por todos os Estados Unidos, focando, também, especialmente nas ameaças nucleares durante o contexto da Guerra Fria.
Ambas as tecnologias se tornaram a base técnica da internet. A ARPANET foi desativada em 1990, dando vida à INTERNET.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é o Backbone?

A

As redes e subredes que formam a internet se encontram fisicamente a partir de um conglomerado de cabos, roteadores e servidores espalhados ao redor do mundo por meio do “backbone”, ou a espinha dorsal da internet, um meio de transferência de dados em alta velocidade e capacidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

Certo ou Errado?

A

Certo.

A internet é ampla para todos os países ao redor do globo, salvo aqueles que passam por regimes governamentais que exercem algum controle sobre as redes em seu país. Embora seja reconhecidamente gratuita, o uso da internet é mediado por um provedor pago que proporciona a estrutura necessária para o acesso do usuário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

É uma enciclopédia gratuita e livre, escrita e editada pelos próprios usuários, embora, atualmente, os textos inseridos passem por um crivo para assegurar sua credibilidade, representando um sistema de informação colaborativo.
Qual é o sistema acima apresentado?

A

É o sistema Wiki.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

É um sistema de documentos em hipermídia e produzidos sob linguagem HTML, que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras (sites) acessados por um navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, por exemplo).
É possível afirmar que seja o serviço mais utilizado pelos usuários da internet.
Que sistema está elencado acima?

A

WWW (World Wide Web), em português conhecida como “Rede de alcance mundial

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Defina o VoIP (Voz sobre IP) e cite exemplos de aplicação.

A

Também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga, é o roteamento de conversação humana usando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no protocolo de internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Ex: Skype e as chamadas por WhatsApp.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O sistema VoIP apresenta incoscistências em sua operação, incluindo-se: (1)

A

Existência de eco na transmissão devido à ocorrência de latência, um atraso de fim a fim, quando a voz, durante uma chamada, passa por um grande atraso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações.
A qual sistema se refere tal definição?

A

Motor de busca, motor de pesquisa ou máquina de busca

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
  1. Busca-se na internet por palavras-chaves em bilhões de sites por meio das ;
  2. Cria-se um índice de termos com as palavras encontradas a partir do indexador armazenado nos servidores de cada um desses ; e
  3. Exibe-se o resultado para os usuários de acordo com as palavras pesquisadas presentes nesse índice.

A sistemática de operação acima se refere a quê?

A

1. Busca-se na internet por palavras-chaves em bilhões de sites por meio das aranhas da web, as chamadas crawlers, spiders ou bots;
2. Buscadores; e
3. Exibe-se o resultado para os usuários de acordo com as palavras pesquisadas presentes nesse índice.

A sistemática se refere aos motores de busca ou buscadores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Relembre alguns filtros google.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

No site de pesquisas do Google, qual seria o termo de busca mais indicado para pesquisar sobre o termo exato Portal Transparência exclusivamente no site www.nobres.mt.gov.br?

A

Portal da Transparência” site: www.nobres.mt.gov.br

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Caso sejam digitados os termos descritos a seguir na ferramenta de busca do Google, serão pesquisadas publicações que contenham os termos “PRF” e “campanha” na rede social Twitter:
campanha PRF @twitter.

Certo ou Errado?

A

Certo.

Os caracteres @ e # são utilizados para filtrar buscas realizadas em redes sociais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A forma correta para pesquisar no Google a correspondência exata da frase “crime organizado”, exclusivamente no sítio pf.gov.br, é “crime
organizado” in pf.gov.br.

Certo ou errado?

A

Errado.

Não se utiliza o termo “in” para pesquisas, somente as aspas para definir o termo exato e a palavra “site:”, seguida da URL do site propriamente, de modo que o refinamento da busca será exatamente para aquele site e palavra definidos.
Ex: “crime organizado” site: pf.gov.br

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É um modelo de computação em que dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo conectado a internet compatível.
Tal definição relaciona-se a?

A

Nuvem Computacional ou Cloud Computing

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que significa a característica apresentada por sistemas de computação em nuvem, conhecida popularmente como “serviço freemium”?

A

Significa o oferecimento gratuito de algum espaço pelo serviço com a possibilidade do usuário pagar por mais espaço nesse serviço.
Ex: De maneira gratuita, o Google oferece para os usuários do Google Drive 15 GB de armazenamento. Caso a pessoa precise de mais espaço de armazenamento, necessita-se que assine algum pacote extra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual o instituto que gere os assuntos relativos à Cloud Computing?

A

NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia do Departamento de Comércio norte-americano)

17
Q

Quais as características essencias da computação em nuvem? (A³ES - 5)

A

Há, ainda, as seguintes características:
* Elasticidade rápida: os recursos podem ser provisionados e liberados elasticamente, em alguns casos automaticamente, para rapidamente aumentar ou diminuir de acordo com a demanda. Para o consumidor, os recursos disponíveis para provisionamento muitas vezes parecem ser ilimitados e podem ser alocados em qualquer quantidade e a qualquer tempo.
* Serviço mensurado: os sistemas na nuvem automaticamente controlam e otimizam o uso dos recursos por meio de medições em um nível de abstração apropriado para o tipo de serviço (como armazenamento, processamento, comunicação de rede e contas de usuário ativas). A utilização de recursos pode ser monitorada, controlada e informada, gerando transparência tanto para o fornecedor como para o consumidor do serviço utilizado.

18
Q

Sobre os modelos de implementação da nuvem, analise:
1. Infraestrutura na nuvem provisionada para uso exclusivo por uma única organização composta de diversos consumidores (como unidades de negócio);
2. Infraestrutura na nuvem provisionada para uso exclusivo por uma determinada comunidade de consumidores de organizações que têm interesses em comum (de missão, requisitos de segurança, políticas, observância de regulamentações);
3. Infraestrutura na nuvem provisionada para uso aberto ao público em geral; e
4. Infraestrutura na nuvem que atua como uma composição de duas ou mais infraestruturas na nuvem (privadas, comunitárias ou públicas).

Quais são as definições expostas, respectivamente?

A

OBS: Pública - Não tem relação com um serviço gratuito

19
Q

Acerca do assunto “modos se aplicação dos serviços de nuvem”, avalie se as definições estão corretas:

  1. IaaS = Envolve desenvolvimento, criação, gerenciamento, testes etc. Geralmente é um serviço que oferece aos profissionais de TI ferramentas de criação/
    desenvolvimento
  2. PaaS = Pode ser entendido como sendo a parte mais flexível e técnica da nuvem computacional. Envolve hardware, armazenamento, compartilhamento, recursos de rede, processamento etc;
  3. SaaS = É o uso de aplicações do fornecedor, porém essa infraestrutura não funciona diretamente na nuvem, sendo necessário hardware próprio no local de utilização.
    Ex.: Gmail, Office 365 (online), Google Docs etc.
A

1 - E (descreve o PaaS);
2 - E (descreve o IaaS); e
3 - E (as aplicações funcionam diretamente da nuvem, de modo que não há necessidade de hardware no local de uso)

OBS 1: O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente mas tem controle
sobre os sistemas operacionais, armazenamento, e aplicativos instalados, assim como, possivelmente, um controle limitado de alguns componentes de rede.

20
Q

Em arquitetura em nuvem, dentre os tipos SaaS, IaaS e PaaS, o serviço de becape é restrito aos dois últimos, haja vista que no SaaS não há como personalizar os recursos de hardware, que é essencial para oferecer métodos eficazes de cópias regulares de um fornecedor de serviços para outro local.

Certo ou errado?

A

Errado.

21
Q

No modelo IaaS de serviço em nuvem, o consumidor gerencia e controla sistemas operacionais, armazenamento, componentes, sistemas de segurança e a infraestrutura de nuvem subjacente.

Certo ou errado?

A

Errado.

22
Q

Ao se digitar um termo qualquer na caixa de pesquisa do sítio https://google.com.br e clicar no botão “estou com sorte” imediatamente abaixo da caixa, o serviço de busca apresentará como resultado os principais links de notícias atuais associadas ao termo digitado e aos interesses do usuário identificados automaticamente pelo sistema em pesquisas anteriores.

Certo ou errado?

A

Errado.

23
Q

No que toca o tema “Fóruns/Grupos de Discussão”, analise a afirmativa abaixo:
São ferramentas para páginas de Internet ou e-mails destinadas a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma questão. Os status de usuários registrados nos fóruns geralmente variam em três níveis de permissão: Usuários, Moderadores e Administradores.

Certo ou errado?

A

Certo.

O Fórum contém salas de debate sobre diversos assuntos. O administrador pode aceitar ou não o ingresso de participantes, um moderador tem o poder de excluir pessoas e apagar postagens e usuários somente participam com seus questionamentos.

24
Q

Quando se fala em “logística dos sistemas de email”, verifica-se o processo de envio e entrega de emails e protocolos utilizados.
Sobre o tema, analise a seguir:
1. MUA (Mail User Agent): Responsável por entregar mensagens em caixas postais de destino;
2. MSA (Message submission agent): É um programa de computador ou agente de software que recebe mensagens de correio eletrônico do MUA e coopera com o MTA para a entrega da mensagem;
3. MTA (Mail Tranfer Agent): Utilizado diretamente pelo usuário para compor, enviar e ler mensagens; e
4. MDA (Mail Delivery Agent): é uma aplicação responsável por receber do MSA e passar mensagens para outros MTAs ou MDA, se o destino da mensagem for respectivamente remoto ou local.

Certo ou errado?

A

Errado.

1 - MDA;
2 - MSA;
3 - MUA; e
4 - MTA.

25
Q

A respeito do tema “campos de envio de email”, podemos dizer que estão certas ou erradas as seguintes aplicações:
* De: Remetente.
* Para: Destinatário secundário.
* CC: Destinatário principal.
* CCO (ou BCC): Destinatário oculto.
* ASSUNTO: Assunto do e-mail, que não pode ser deixado em branco em hipótese alguma.

Certo ou Errado?

A

Certas - De e CCO;
Erradas - Para (destinatário principal), CC (Destinatário secundário) e Assunto (pode ser deixado em branco em qualquer hipótese, mesmo que não seja recomendado por motivos de educação/ética)

OBS: Quando uma pessoa envia e-mail com endereço no CCO, o destinatário principal e secundário não sabem que essa pessoa recebeu esse e-mail. O CCO, por sua vez, sabe dos outros destinatários.

26
Q

O usuário ‘A’ recebeu uma mensagem de correio eletrônico de ‘B’ e encaminhou a ‘C’ e ‘D’. O usuário ‘C’ respondeu clicando na opção de “Responder a todos”. O total de mensagens relativas a esta troca de e-mails, na caixa de entrada de cada um, é?

A

De: B.
Para: A.
A encaminhou para C e D.
Usuário C respondeu a todos (A e D).
Resposta = 2A / 0B / 1C / 2D

OBS: a opção “responder a todos” só envolve quem encaminhou a mensagem e quem recebeu, de modo que o remetente inicial (B) não entra no fluxo de encaminhamento.

27
Q

O MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions – Extensões Multi-função para Mensagens de Internet) é uma forma de padronização para os formatos de mensagens de correio eletrônico. Contudo não soluciona a deficiência de se trabalhar com caracteres de outros idiomas, como quando é necessário aplicar palavras que em português são acentuadas mas não devem o ser em inglês. Nesse cenário prevalece, mesmo com a utilização do MIME, a palavra sem acento/inglês.

Certo ou Errado?

A

Errado.

O MIME é justamente para permitir a utilização de palavras de outros idiomas, de modo a não padronizar somente com base no inglês.

28
Q

Acerca do assunto “DeepWeb e DarkWeb”, analise:
1. Deep Web = É o conjunto de conteúdos da internet não indexados e não acessíveis diretamente por sites de busca comuns;
2. Acesso a sites de bancos, que exigem login e senha, é uma das formas de se acessar a DW sem necessidade de uso do programa TOR;
3. TOR é o browser capaz de acessar a DW e DRKW, contudo o usuário é rastreado devido a falta de criptografia;
4. O sufixo .onion é característica da DW e DRKW, contudo não são exclusividade na DW, apenas na Dark, devido esta ser a zona da rede de computadores onde usuários criminosos comercializam seus serviços e precisam ser camuflados; e
5. Tanto a DW quanto a DRKW são áreas negras da internet, onde usuários expõe coisas repugnantes para a sociedade.

Certo ou errado?

A

1 - Certo;
2 - Certo;
3 - Errado: TOR (The onion rede) é o browser capaz de acessar os sites da Deep e Darkweb sem que haja rastreio, devido ao acesso por camadas e criptografado;
4 - Certo; e
5 - Errado: Somente a Darkweb é área negra na rede mundial de computadores. A DW só tem como característica não poder ser indexada por navegadores comuns.

29
Q

(PC-SP/ESCRIVÃO DE POLÍCIA/2022/adaptada)
Sobre o assunto deepweb e darkweb, é correto afirmar que:
a) não há navegadores que consigam acessar a darkweb.
b) a darkweb não tem seus sites indexados por navegadores convencionais como
Google Chrome ou Firefox.
c) os sites da deepweb utilizam o domínio .onion.
d) o site Silk Road tinha seu acesso por meio da deepweb.
e) deepweb e darkweb são duas denominações que endereçam ao mesmo conteúdo da Internet.

A

Resposta: b

a - Existem navegadores com o sistema tipo Tor que conseguem acessar a Dark Web;
c - São os sites da Dark Web que utilizam domínios .onion, de modo que na DW o usuário encontra diversos domínios, inclusive o .onion;
d - Silk Road era um site da Dark Web que vendia drogas e foi rastreado pelo FBI; e
e - A dark web é a parte do conteúdo ruim da deep web.

30
Q

Acerca do tema “protocolos de internet”, analise:
1. Ao modo com que máquinas de sistemas diferentes consigam se comunicar na internet, por meio de um conjunto de regras e convenções que irá padronizar todas as interações na rede, dá-se o nome de TCP/IP;
2. O TCP/IP não é o principal e é pouco utilizado hoje em dia; e
3. Sobre as camadas OSI (7 camadas), TCP/IP (4 camadas) e Híbrida (5 camadas), verifica-se que há pontos em comum entre os três tripos de divisão.

Certo ou errado?

A
  1. Errado: o nome do sistema que padroniza todas as interações entre sistemas distintos é Protocolo, sendo o TCP/IP o mais utilizado;
  2. Errado: O TCP/IP é o principal conjunto, como se fosse um patriarca da família, que por meio dele, existem outras siglas que fazem parte dos protocolos; e
  3. Certo.
31
Q

Acerca do tema “divisão de camadas dos protocolos”, segue:
1. O modelo Híbrido é o modelo teórico, que é visto em faculdades e cursos técnicos;
2. O Modelo TCP/IP é um modelo prático, de 5 camadas, que são estudadas também no OSI;
3. Existe consenso de que a camada 7, por exemplo, do modelo OSI, equivale a camada 4 do modelo TCP/IP, pois elas têm equivalências no que estudam. Contudo, quando é cobrado por nome, deve-se atentar para saber qual modelo tem qual camada, pois ele pode dizer que no modelo OSI, a camada 2 enlace é inexistente no modelo TCP/IP, o que de fato ocorre;
4. Um jeito interessante de gravar a quantidade e nomes das camadas é a utilização dos mnemônicos FERTSAA (OSI), RITA (TCP/IP) e FERTA (Híbrida)

Certo ou Errado?

A
  1. Errado: o modelo teórico, abordado em cursos técnicos e faculdades, é o OSI;
  2. O modelo TCP/IP possui somente 4 camadas (RITA). O que possui 5 é o Híbrido;
  3. Certo; e
  4. Certo.
32
Q

Tomando-se por base o modelo OSI (doutrinariamente utilizado), analise a seguir:
1. A camada 1 é a parte do transporte, por exemplo engloba a Multiplexação (é quando se tem um canal de transmissão onde vários dispositivos podem atuar);
2. A camada 5 é a parte física da rede;
3. A camada 3 aborda a rede; e
4. A camada 7 é a última e estuda a aplicação.

Certo ou Errado?

OBS: Lembrar dos mnemônicos FERTSAA, RITA e FERTA

A

1 - errado: Camada 1 é a parte física da Rede, como equipamentos, cabeamentos, etc. Transporte é a camada 4;
2 - errado: Camada 5 é a conexão entre computadores. A parte física é a camada 1;
3 - certo; e
4 - certo.

33
Q

Acerca do assunto “protocolos de internet”, analise:
1. Em cada camada será utilizado um protocolo, assim como para cada protocolo haverá uma responsabilidade;
2. A Internet funciona, na maioria das vezes, por meio de uma conexão denominada P2P (Internet Ponto a Ponto). Nela, os clientes não são conectados a um servidor e, sim, a outros clientes. As máquinas clientes são servidoras. Não existe um centralizador; e
3. Outro sistema de internet,diga-se de passagem que pouco utilizado, é denominado cliente/servidor. O computador é o cliente que solicita o serviço de outra máquina, a servidora.

Certo ou errado?

A
  1. Certo;
  2. Errado: o sistema P2P não é o mais utilizado entre os sistemas de uso da rede mundial de computadores; e
  3. Errado: o sistema mais utilizado é justamente o cliente/servidor, contrariamente ao que diz a opção.
34
Q

No que tange o assunto “protocolos de internet”, analise:
1. No protocolo cliente/servidor, a informação requerida é dividida em pacotes, também chamados de Datagramas, por isso a Internet é também conhecida como a comutação de pacotes;
2. Cada pacote conterá o endereço IP do cliente destinatário, o endereço do servidor remetente do serviço solicitado, e mais algumas informações referentes ao serviço propriamente dito;
3. Os pacotes/datagramas de um mesmo serviço sempre viajam por caminhos iguais. Quem realiza essa tarefa, com a escolha da rota para a viagem de cada pacote, é
o roteador
.

Certo ou errado?

A
  1. Certo;
  2. Certo;
  3. Errado:** não são sempre os mesmos caminhos, de modo que *o roteador, que de fato é o responsável por definir as rotas, *poderá trafegar os pacotes por caminhos distintos, sempre de modo a identificar o melhor trajeto para cada pacote.
35
Q

Sobre o assunto “protocolo IP”, avalie:
1. O protocolo IP (internet protocol) não especifica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais, pois essa tarefa é atribuída ao protocolo TCP;
2. O protocolo IP é o responsável por gerar um número físico de identificação do equipamento, atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.), conhecido como endereço IP;
3. O IP não possui a função de estabelecer uma conexão para envio dos pacotes, nem garantir um serviço confiável de envio de mensagens com retransmissão em caso de perda; e
4. O protocolo IP atua, na divisão TCP/IP, na camada de transporte.

Certo ou errado?

A
  1. Errado: a tarefa de especificar os datagramas é justamente do IP;
  2. Errado: o endereço gerado, representado por uma sequência de números, não é físico, mas sim lógico (virtual);
  3. Certo; e
  4. Errado: tanto na divisão TCP/IP quanto na OSI o protocolo IP não trabalha na camada de transporte, de modo a atuar nas camadas de internet e rede, respectivamente.
36
Q

O protocolo IP subdivide-se, atualmente, em IPV4 e IPV6. Sobre o assunto, avalie a seguir:
1. O IPV4 caracteriza-se por possuir 4 grupos de 8 bits (vão de 0 a 255) = 32bits (Ex: IPV4:143.107.111.42);
2. Já o IPV6 possui 8 grupos de 16bits (vão de 0 a f, ou seja, de 0 a 9 e de “a” até “f”) = 128bits (Ex: IPV6: 2001:0db8:85a3:78d3:1319:8a2e:7370:7344);
3. O IPV4 possui faixas de endereços públicos (utilizados por qualquer pessoa) e privados (utilizados em redes locais). A seguir, encontra-se as 3 faixas de IP’s públicos:
- De 10.0.0.0 a 10.255.255.255 (Classe A);
- De 172.16.0.0 a 172.31.255.255 (Classe B); e
- De 192.168.0.0 a 192.168.255.255 (Classe C).

Certo ou errado?

A
  1. Certo;
  2. Certo; e
  3. Errado: de fato há faixas de IP’s públicos e privados, contudo as apresentadas segregam os privados, de modo que todos os endereços contidos nessas 3 faixas serão privados à rede locais.
37
Q

Sobre os temas “protocolos NAT, ARP e RARP”, avalie:
1. NAT (network address translation) é um protocolo que faz a tradução/conversão dos endereços IP e portas TCP da rede local (privada) para a Internet (pública) e vice versa (Ex: o roteador instalado por empresa de internet possui um IP público. Quando a rede privada do contratante do serviço encaminha algum pacote para a rede pública, o roteador converte o IP local para público e encaminha para a internet. Cabe lembrar que o inverso também ocorre);
2. ARP (Address Resolution Protocol) faz o contrário do RARP, proporciona que se conheça o endereço IP da máquina através do MAC ADRESS dela; e
3. O RARP (Reverse Address Resolution protocol) é o protocolo que permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede, conhecido como MAC adress, por meio do endereço IP (endereço lógico/virtual) da máquina.

Certo ou errado?

DICA: Todo rico tem MAC

A
  1. Certo;
  2. Errado: o conceito descrito é o do protocolo RARP, que trabalha no fluxo MAC - IP; e
  3. Errado: o conceito elencado é o do ARP, protocolo que trabalha com o fluxo IP - MAC.