Conceitos básicos de dados do Microsoft Azure: explorar dados relacionais no Azure Flashcards
Os bancos de dados relacionais são usados e util para:
Usados para controlar inventários, processar transações de eCommerce, gerenciar quantidades enormes de informações críticas do cliente.
Util para armazenar informações que contêm elementos de dados relacionados que precisam ser organizados em uma estrutura consistente e baseada em regras.
O que é entidade e instancia?
Entidade pode ser qualquer coisa para a qual você deseja registrar informações; geralmente objetos e eventos importantes.
uma instancia é cada linha da tabela ou seja da entidade
O que é normalização? e como é realizado?
um processo de design de esquema que minimiza a duplicação de dados e impõe a integridade dos dados.
1. Separar cada entidade em sua própria tabela.
2.Separar cada atributo discreto em sua própria coluna.
3. Identificar exclusivamente cada instância de entidade (linha) usando uma chave primária.
4.Usar colunas de chave estrangeira para vincular entidades relacionadas.
Tipos de instrução SQL:
DDL (linguagem de definição de dados)
DCL (linguagem de controle de dados)
DML (linguagem de manipulação de dados)
DDL:
Você usa instruções DDL para criar, modificar e remover tabelas e outros objetos em um banco de dados (tabela, procedimentos armazenados, exibições, entre outros).
CREATE,ALTER,DROP,RENAME
DCL:
Os administradores de banco de dados geralmente usam instruções DCL para gerenciar o acesso a objetos em um banco de dados, concedendo, negando ou revogando permissões a usuários ou grupos específicos.
GRANT,NEGAR,REVOKE
DML:
Você usa instruções DML para manipular as linhas em tabelas. Essas instruções permitem recuperar (consultar) dados, inserir novas linhas ou modificar linhas existentes. Você também poderá excluir linhas se não precisar mais delas.
SELECT,INSERT,UPDATE,DELETE
DML:
Você usa instruções DML para manipular as linhas em tabelas. Essas instruções permitem recuperar (consultar) dados, inserir novas linhas ou modificar linhas existentes. Você também poderá excluir linhas se não precisar mais delas.
SELECT,INSERT,UPDATE,DELETE
O que é uma exibição?
Uma exibição é uma tabela virtual com base no conjunto de resultados de uma consulta SELECT. Você pode considerar uma exibição como uma janela em linhas especificadas de uma ou mais tabelas subjacentes.
O que é um procedimento armazenado?
Um procedimento armazenado define instruções SQL que podem ser executadas sob comando. Os procedimentos armazenados são usados para encapsular lógica programática de ações em um banco de dados que os aplicativos precisam executar ao trabalhar com os dados.
Você pode definir um procedimento armazenado com parâmetros para criar uma solução flexível para ações comuns que talvez precisem ser aplicadas aos dados com base em uma chave ou em critérios específicos.
O que é um índice?
Um índice ajuda a pesquisar dados em uma tabela.
entanto, os índices não são gratuitos. Um índice consome espaço de armazenamento e sempre que você insere, atualiza ou exclui dados em uma tabela, é necessário haver manutenção nos índices dessa tabela. Esse trabalho adicional pode causar lentidão nas operações de inserção, atualização e exclusão. Você precisa ter um equilíbrio entre o uso índices que aceleram suas consultas e o custo de executar outras operações.
SQL do Azure é um termo coletivo para uma família de serviços de banco de dados baseados no Microsoft SQL Server no Azure. Os serviços específicos de SQL do Azure incluem:
SQL Server em VMs (Máquinas Virtuais) do Azure: aaS (infraestrutura como serviço)
Instância Gerenciada de SQL do Azure: PaaS (plataforma como serviço)
Banco de Dados SQL do Azure: PaaS
SQL do Azure no Edge
migração de :
A: SQL Server em Máquinas Virtuais do Azure
B: Instancia de Gerenciada de SQL do Azure
C: Banco de dados SQL do Azure
A:adequada para migrações e aplicativos que exigem acesso a recursos do sistema operacional que podem não ser compatíveis no nível de PaaS. As máquinas virtuais do SQL são prontas para o lift-and-shift de aplicativos existentes que exigem migração rápida para a nuvem com alterações mínimas. Você também pode usar o SQL Server em VMs do Azure para estender aplicativos locais existentes para a nuvem em implantações híbridas.
B:Considere a Instância Gerenciada de SQL do Azure se você quiser fazer o lift-and-shift de uma instância do SQL Server local e todos os seus bancos de dados para a nuvem, sem incorrer na sobrecarga de gerenciamento da execução do SQL Server em uma máquina virtual.
C:oferece a melhor opção de baixo custo com administração mínima. Não é totalmente compatível com as instalações locais do SQL Server. Geralmente, é usada em novos projetos de nuvem em que o design do aplicativo pode acomodar as alterações necessárias em seus aplicativos.
Benefícios do Banco de Dados do Azure para MySQL
Recursos internos de alta disponibilidade.
Desempenho previsível.
Dimensionamento fácil que responde rapidamente à demanda.
Proteção dos dados, em repouso e em movimento.
Backups automáticos e restauração pontual dos últimos 35 dias.
Segurança de nível empresarial e conformidade com a legislação.
Benefícios do Banco de Dados do Azure para MariaDB
Alta disponibilidade interna sem nenhum custo adicional.
Desempenho previsível, com preços pré-pagos inclusivos.
Dimensionamento em segundos, conforme o necessário.
Proteção para dados confidenciais em repouso e em movimento.
Backups automáticos e restauração pontual por até 35 dias.
Segurança e conformidade de nível empresarial.