Conceitos Flashcards
Uma das características essenciais para o reconhecimento de um ativo é sua propriedade jurídica.
Errado, é o seu controle, com ou sem propriedade jurídica.
Exemplos: bens arrendados
Direitos e obrigações executórios devem ser reconhecidos contabilmente, respectivamente, como ativo e passivo.
Errado.
Direitos e obrigações executórios, aqueles decorrentes de contratos a executar, não são ativo ou passivo, pois o fato gerador é futuro.
Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumento no patrimônio líquido, incluindo aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio
Errado.
Exceto* aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio
Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
Certo, literalidade do CPC 00 (R2)
Um exemplo de receita mediante redução de passivo são adiantamentos recebidos que se transformam em receitas pelo cumprimento da obrigação de entregar bem ou serviço.
Certo. Ao cumprir a obrigação gerada por um adiantamento, a empresa diminui o seu passivo e, de acordo com o regime de competência, gera receita.
Tudo que aumenta o patrimônio líquido é receita, e tudo que o diminui é despesa.
Errado.
Exemplo de aumento do PL sem gerar receita: subscrição de capital social
Exemplo de diminuição do PL sem gerar despesa: distribuição de dividendos
Notas explicativas devem se limitar a discorrer sobre ativos e passivos reconhecidos.
Errado.
As notas explicativas são muito utilizadas para discorrer sobre justamente aqueles ativos e passivos não reconhecidos das demonstrações contábeis.
Provisões não são passivos.
Errado, provisões são passivos de prazo ou de valor incertos e devem ser contabilizados.
Passivos contingentes são passivos.
Certo, porém eles não satisfazem às condições de reconhecimento, por isso não são contabilizados.
CPC 25 - neste Pronunciamento Técnico o termo “contingente” é usado para passivos e ativos que não sejam reconhecidos porque a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade. Adicionalmente, o termo passivo contingente é usado para passivos que não satisfaçam os critérios de reconhecimento.
Provisões são obrigações possíveis como resultado de evento passado e que, provavelmente, gerará uma saída de recursos para a sua liquidação.
Errado. Provisões devem ser, necessariamente, obrigações presentes, não possíveis. Quando a obrigação é possível, será um passivo contingente.
Na contabilidade, patrimônio bruto é o conjunto dos recursos econômicos presentes controlados pelas entidades como resultado de eventos passados.
Certo. Patrimônio bruto é sinônimo de ativo, e essa é a definição de ativo dada pelo CPC 00 (R2)
Cespe - Havendo liquidação de empresa em situação líquida nula ou equilibrada, o seu ativo será suficiente apenas para o pagamento das dívidas com terceiros, não sendo suficiente para o pagamento do capital próprio.
Certo.
Situação líquida nula ou equilibrada é quando Ativo = Passivo. Como o ativo tem o mesmo valor que o passivo, ao fim do pagamento das dívidas com terceiros, não sobrará nada para o pagamento das dívidas com os sócios (i.e., o capital social).
Quando o patrimônio líquido é negativo, ele é inexistente.
Errado.
Veja essa questão do cespe: “denomina-se passivo a descoberto a situação em que o total de exigibilidades supera o total de bens e direitos, implicando na inexistência do patrimônio líquido” - gabarito errado.
Provisões para perdas operacionais futuras devem ser reconhecidas.
Errado. Como a provisão é um passivo, ela deve ser decorrente de eventos passados, não futuros.
Receitas e despesas impactam diretamente o patrimônio líquido.
Errado. Receitas e despesas impactam indiretamente o patrimônio líquido, visto que a contabilização delas não ocorre diretamente no PL.