Conceitos Flashcards
Ética do fim: a conduta do ser humano deve ser orientada por um fim, deduzindo-se fim e meios da natureza dos seres humanos. O papel da ética seria, portanto, revelar o fim que deve guiar o comportamento humano.
Ética do móvel: considera que o comportamento humano é movido por uma causa, um motivo ou uma força. A ética, nesse sentido, “descobre” o que move a conduta humana.
Aristóteles:
- Primeiro filósofo a tratar a ética como área própria do conhecimento
- A ética para Aristoteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude e da felicidade.
- A virtude é o “bem agir” baseado na capacidade humana de deliberar, escolher e agir
- a virtude da felicidade é a mediania (justo meio)
- a maior virtude é a prudência
- ética associada a política (o homem é um animal político)
- ética do fim
Estoicismo: a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Os estoicos cultivavam a perfeição moral e intelectual inspirada no conceito de “apathea”, que significa a indiferença em relação a tudo que é externo ao ser.
Epicurismo:
- possui uma vertente relacionada ao Hedonismo, portanto à busca dos prazeres terrenos, desde a amizade, o amor, o sexo e os bens materiais.
- para os epicuristas, diferente dos estoicos, os homens eram movidos por interesses individuais e o dever de cada um estava em buscar nos prazeres a felicidade.
Teleológica:
- a ética teleológica tradicional tem como fundamentação a ideia da finalidade da ação.
- para a tradição, as ações são morais quando relacionadas com seu fim que se determina como o objetivo das ações humanas. (Gregos, igreja medieval, utilitarismo)
Deontológica:
- a deontologia kantiana se opõe à tradição ética, teleológica. Defende que racionalmente chega-se à conclusão de que o dever é entendido como a finalidade da própria ação, rompendo com a tradição teleológica da ética, que julga as ações de acordo com sua finalidade (em grego, telos).
KANT
- Kant foi influenciado por ideais iluministas e se opunha ao pensamento autoritário da igreja medieval
- heteronomia: imposição de pensamento de fora para dentro (igreja)
- autonomia e maturidade: as regras são estabelecidas de dentro para fora a partir da razão humana e sua capacidade de criar regras para sua própria conduta
Imperativo categórico:
- fórmula moral para a resolução das questões relativas à ação
- as ações devem ser orientadas pela razão, sempre saindo do particular, da ação individual, para o universal, da lei moral
• age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da natureza
• age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um meio
• age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais