Conceito De Empresário (empresario Individual Ou Sociedade Empresária) Flashcards
Segundo o artigo 966 do CC
Considera-se empresário quem exerce ______________ atividade econômica ___________ para a produção ou circulação de ________ou de serviços.
Profissionalmente
Organizada
Bens
O que é Empresário Individual? Pessoa ____________ que exerce, ____________, atividade empresarial.
Física
Individualmente
Empresário Individual
Possui_______ para fins tributários= assegurar o mesmo tratamento tributário dispensado às sociedades ___________, garantindo ________ condições de concorrência. NÃO há que se falar em ______________________.
CNPJ
Empresárias
Iguais
Desconsideração da personalidade jurídica
Empresário individual
O CNPJ não tem o condão de atribuir ___________. Com ele, o que se tem é uma igualdade no tratamento _______________.
Por essa razão o emp individual(tal como condomínios) tem CNPJ, mas não tem Personalidade jurídica
Personalidade jurídica
Tributário
Empresário individual
A pessoa física sócia de sociedade empresária não é, tecnicamente, ___________, pois quem exerce a atividade empresária é a _____________.
Empresária
Sociedade
Empresário individual
Empresário é o _____________ da empresa
Empresa é ________[
Titular
Atividade
Empresário individual
Empresa é atividade
Ex: a empresa de uma padaria : é a __________ e ___________ de pães
Produção
Comercialização
Empresário individual
Art 1142
Considera-se estabelecimento todo complexo de _____________, para exercício da ___________, por empresário, ou por sociedade empresária
Bens organizado
Empresa
RESPONSABILIDADE PESSOAL
Pelo princípio da _________________, tanto a pf quanto a pj possuem _______________. Assim, no patrimônio do empresário INDIVIDUAL não pode haver _____________ dos bens pessoais e empresariais, de forma que todo o _____________ se compromete em caso de dívidas, sejam elas pessoais ou empresariais. Não há, neste caso, a possibilidade de ___________________
Unidade patrimonial
Um único patrimônio
Separação
Patrimônio
Desconsideração da personalidade jurídica
Art 972 cc
Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da ___________ e não forem ___________
Capacidade civil
Legalmente impedidos
O Menor Emancipado ____________ exercer empresa. Já o Menor NÃO EMANCIPADO: tal como o INCAPAZ de uma maneira geral, não pode __________ uma atividade empresária, mas _________ ____________ uma empresa(por representante/assistente), e não _______________), após uma interdição ou por sucessão hereditária(a ativ era antes exercida por seus pais ou por autor de herança).regra de ____________________________ e não de proteção ao menor.
pode
iniciar
pode continuar
pessoalmente
preservação da empresa
o que diz o art 974 do cc?
Excepcionalmente, o Código Civil permite o exercício da atividade de empresário individual ao incapaz.
Art. 974. Poderá o incapaz, por meio de ________________ ou devidamente _____________
, __________a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.
representante
assistido
continuar
Art. 974, § 1º – Nos casos deste artigo, precederá ______________________, após exame das circunstâncias e dos riscos da empresa, bem como da conveniência em continuá-la, podendo a autorização ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuízo dos direitos adquiridos por terceiros.
autorização judicial
art 974 s2 é o que?
trata-se de um proteção ao menos, frente ao principio da unidade patrimonial
art 974 §2º Não ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz já __________, ao tempo da sucessão ou da interdição, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvará que conceder a autorização.
possuia
A Representação ocorre para __________________(considerados incapazes/menore impuberes) que poderão participar como ____________________ representados pelos pais ou tutor. Nesse caso, o menor não assina o contrato, mas somente os pais, devidamente qualificados no preambulo do contrato)
menores de 16
sócios quotistas
O Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais deverão registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta os seguintes pressupostos (artigo 974, § 3º, do CC): a) o sócio incapaz não pode exercer a ____________ da sociedade; b) o capital social deve ser totalmente ________________; e, c) o sócio relativamente incapaz deve ser ____________ e o absolutamente incapaz deve ser _____________legalmente.
administração
integralizado
assistido e representado
Na abertura da sociedade, o capital deve ser expresso em moeda ________, podendo compreender qualquer ____________________, suscetíveis de avaliação pecuniária.
Em se tratando de participação de sócio menor de 18 anos, não emancipado, o capital social deverá estar ____________ integrado.
corrente
outra espécie de bens
totalmente
Poderão ser utilizados para integralização de capital quaisquer bens, desde que __________________.
No caso de imóvel, ou direitos a ele relativo, o contrato social por instrumento público ou particular deverá conter à sua titulação, bem como o número de sua matrícula no Registro Imobiliário.
No caso de sócio menor, a integralização de capital social com bens ___________dependerá de _______________ judicial.
suscetíveis de avaliação em dinheiro
bens imoveis
autorização judicial
EMPRESA POR INCAPAZ requisitos:
- Estar devidamente assistido ou representado.
- Autorização judicial (que pode ser revogada a qualquer tempo).
PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO
§ 2o Não ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz já possuía, ao tempo da sucessão ou da interdição, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvará que conceder a autorização.
Trata-se de uma forma de proteção ao menor, frente ao princípio da unidade patrimonial.
Por esta regra protetiva, o alvará que concede a autorização judicial para a continuação de empresa pelo incapaz deve elencar os bens que já incluíam o patrimônio do incapaz antes daquela data de início da atividade empresarial, os quais não responderão por eventuais dívidas da empresa.