Composição química dos seres vivos Flashcards
Quais são os elementos mais abundantes no ser vivo, constituindo 95% ou mais de sua massa?
CHON
carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Os átomos dos diferentes elementos químicos encontrados nos seres vivos podem associar-se uns aos outros, formando estruturas mais complexas, as Moléculas, como também podem dissociar-se, formando os íons.
Os átomos, as moléculas e os íons das diferentes substâncias, além de fazerem parte das estruturas que compõem o organismo, também participam de diversas reações químicas que ocorrem no interior de suas células, tecidos e órgãos.
Aminoácidos, Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Nucleotídeos, Ácidos nucleicos, Vitaminas, são compostos ___?
Compostos orgânicos
Muitas dessas reações têm como objetivo formar novos compostos e construir novas estruturas, enquanto outras visam a liberar energia para possibilitar a realização de diversas atividades. Ao conjunto de todas essas reações que se passam numa estrutura viva, dá-se o nome de __________?
Metabolismo
O metabolismo é responsável pela utilização e transformação da matéria no organismo e pode ser subdividido em anabolismo e catabolismo.
Compreende as reações metabólicas “construtivas”,
isto é, que fabricam novas moléculas, permitindo, dessa maneira, a formação de novas estruturas necessárias ao crescimento, ao desenvolvimento e à reparação de partes lesadas.
Um bom exemplo desse tipo de reação metabólica é a síntese de proteínas que ocorre no interior das células, por meio da união de várias moléculas menores de aminoácidos.
Anabolismo
Um bom exemplo de reação é a síntese de proteínas que ocorre no interior das células, por meio da união de várias moléculas menores de aminoácidos. São, em geral, endergônicas (endotérmicas):
a) reação anabólica
b) reação catabólica
a) reação anabólica
Compreende as reações metabólicas “destrutivas”,
isto é, reações de análise que degradam (“quebram”) moléculas, transformando-as em unidades menores.
Tais reações têm como finalidade principal liberar energia para as atividades vitais.
A reação da glicólise (lise ou quebra da glicose), que ocorre durante o processo da respiração celular, é um bom exemplo dessa reação metabólica.
Catabolismo
A reação da glicólise (lise ou quebra da glicose), que ocorre durante o processo da respiração celular, é um bom exemplo dessa reação metabólica. São exergônicas
(exotérmicas):
a) reação anabólica
b) reação catabólica
b) reação catabólica
As reações do anabolismo quase sempre estão acopladas às do catabolismo, uma vez que a energia utilizada pelo anabolismo normalmente é proveniente das reações do catabolismo.
Muitas das reações metabólicas ocorrem em cadeia, ou
seja, uma reação depende previamente da realização de
outra.
Substância indispensável para que ocorra o metabolismo, que também participa como reagente de importantes reações metabólicas.
a) magnésio
b) ferro
c) cobre
d) iodo
e) água
e) água
Ajuda no transporte de substâncias feito no interior do organismo e no transporte de catabólitos (produtos de excreção) do meio interno para o externo, atuando como veículo de excreção. Também tem papel de lubrificante (sinovial).
Água
É constituído basicamente de água e cuja função é a de diminuir o atrito nessas regiões, facilitando, assim, o deslizamento de uma superfície óssea sobre a outra.
Líquido Sinovial
Ajuda na termorregulação (regulação térmica).
Seu elevado calor de vaporização e o elevado calor específico são propriedades que fazem com que exerça importante papel de moderador de temperatura nos seres vivos.
É a principal substância que atua na manutenção da nossa temperatura corporal.
Água
A elevada taxa de \_\_\_\_ existente nos seres vivos e a dependência metabólica para com ela podem ser uma consequência da própria origem da vida em nosso planeta. a) sódio b) ferro c) água d) iodo e) magnésio
c) água
Como os sais minerais podem ser encontrados na matéria viva sob a forma insolúvel?
Imobilizados em estruturas esqueléticas.
Como os sais minerais podem ser encontrados na matéria viva sob a forma solúvel?
Dissolvidos na água e dissociados em íons.
Sob a forma de sal insolúvel, é encontrado dando rigidez às estruturas esqueléticas (ossos, dentes, conchas de moluscos, casca de ovos, etc.).
No corpo humano, é o mineral mais abundante, constituindo cerca de 1,5% do total da nossa massa corporal.
Cálcio
Sob a forma iônica, participa de importantes reações do metabolismo, como as da coagulação sanguínea e contração muscular.
Taxas reduzidas desse íon no plasma sanguíneo podem trazer como consequência um retardamento da coagulação do sangue e um mau funcionamento dos músculos.
Também são necessários para a transmissão de impulsos nervosos.
Cálcio
Forma iônica (Ca++)
Hipocalcemia
Taxas reduzidas do íon Ca++ no plasma sanguíneo podem trazer como consequência um retardamento da coagulação do sangue e um mau funcionamento dos músculos.
Juntamente com o cálcio, participa da formação de estruturas esqueléticas.
Fósforo
Na sua forma iônica, participa da formação das
moléculas dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) e do ATP.
Fósforo
íon fosfato PO4^-3
São importantes porque fornecem o íon ___, que entra na constituição de importantes moléculas proteicas, como os citocromos e a hemoglobina.
Ferro
Íon Fe++
Molécula proteica constituída pelo íon Fe++ , que atua como transportador de elétrons nas reações da cadeia respiratória da respiração celular aeróbia e nas reações de fotofosforilações da fotossíntese.
Citocromos
Proteína existente no interior das hemácias e no plasma e em certas plantas. Tem como principal função transportar o oxigênio (O2) no organismo. Constituída por Fe++ .
Hemoglobina
É causada pela carência de ferro e acarreta uma diminuição da taxa normal de hemoglobina, caracterizando um tipo de anemia conhecida por:
Anemia ferropriva.
Sob sua forma iônica, participa das reações de fosforilação que sintetizam o ATP e da formação de algumas enzimas.
Nas plantas, entra na constituição das moléculas de clorofila.
Magnésio
Íon (Mg++)
É essencial para a condução dos impulsos nervosos. Também exerce papel importante na manutenção do equilíbrio hídrico ou osmótico das células. Sua concentração é maior no meio extracelular.
a) sódio
Têm importante papel na condução dos impulsos nervosos e na manutenção do equilíbrio hídrico.
Sua concentração é maior no meio intracelular.
Potássio
Íon K+
Íon que desempenha importante papel no equilíbrio hídrico. Além disso, no estômago de muitos animais, participa da formação de um dos componentes do suco gástrico, secreção que atua na digestão de determinados tipos de alimentos, em especial aqueles que são ricos em proteínas.
Íon Cl–
HCl (ácido clorídrico)
Entra na constituição de hormônios tireoidianos, produzidos pela glândula tireoide.
Essa glândula localiza-se na base do pescoço (na frente da traqueia) e produz os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tetraiodotironina ou tiroxina), que estimulam as reações do metabolismo em todo o corpo (metabolismo geral).
Iodo
Sua falta em nosso organismo ocasiona o mau funcionamento da tireoide, que passa, então, a produzir taxas menores de hormônios, caracterizando um quadro conhecido por hipotireoidismo. No hipotireoidismo, além de ocorrer uma redução das atividades metabólicas do organismo, pode ocorrer a formação do bócio.
Iodo
Pigmento respiratório de cor azul, encontrado no sangue de alguns animais (crustáceos e moluscos, por exemplo), cuja função é fazer o transporte de oxigênio no organismo.
Um de seus componentes é o íon Cu++.
Hemocianina
Importante para a formação dos ossos e do esmalte
dos dentes. Seu excesso provoca uma doença que provoca lesões ósseas e manchas nos dentes.
Flúor
Participa da formação da molécula de hemoglobina, proteína de coloração vermelha que tem o importante papel de transportar o O2 em nosso organismo.
Ferro
Formação do tecido ósseo. Transporte de oxigênio. Assimilação de energia. Luminosa. Equilíbrio de água no corpo. Transmissão de impulso nervoso.
Cálcio - Formação do tecido ósseo. Ferro - Transporte de oxigênio. Iodo - Assimilação de energia. Luminosa. Equilíbrio de água no corpo. Transmissão de impulso nervoso
Íons de _____, juntamente com os íons de ______ são necessários para a condução dos impulsos nervosos.
Potássio (k+)
Sódio (Na+)
______ é necessário para a produção de T3 e T4, hormônios da ______ que atuam em todo o metabolismo do organismo.
Iodo
glândula tireóidea
O ____,além de fazer parte das estruturas esqueléticas, também é necessário para a contração muscular e para a coagulação sanguínea.
Cálcio
Processo de regulação pelo qual um organismo mantém constante o seu equilíbrio [Termo criado pelo fisiologista americano Walter Cannon 1871-1945.].
Homeostasia
Participa das estruturas esqueléticas e, além disso, está presente nas moléculas dos ácidos nucleicos e do ATP (moeda energética usada pelos seres vivos).
Fósforo