Compartimentos Intracelulares E Transporte Flashcards
Qual a importância da compartimentalização celular?
Em uma célula, diversas reações químicas, envolvendo os mais variados compostos, ocorrem de forma simultânea. Com certeza sybstâncias envolvidas nessas reações possuem potencial para interferir na ocorrência das outras, por isso é preciso que a célula lance mão de estratégias para isolá-las. A compartimentalização celular extremamente desenvolvida pelo complexo sistema de endomembranas em eucariotos é uma excelente forma de fazer isso. Além disso, a compartimentalização celular por meio do sistema de endomembranas é fundamental para aumentar a razão superfície volume de grandes células como as eucarióticas. Em células grande como as eucarióticas, ter todas as funções de membrana concentradas na membrana plasmática torna a vida inviável.
Quais são as vias de transporte de proteínas dentro da célula?
Existem 3 vias:
- Do citosol para o núcleo as proteínas passam pelos poros nucleares que funcionam como portões que controlam a entrada de proteínas específicas;
- A partir do retículo endoplasmático ou de um componente do sistema de endomembranas para o outro, por meio de vesículas de transporte, porção de membrana da organela de origem que envolve a proteína, se funde com a membrana da organela alvo e libera a proteína no lúmen da organela;
- A partir do citosol para o RE, mitocôndrias ou cloroplastos, ocorre por meio de translocadores proteicos que exigem um desenovelamento, desnaturação da proteína transportada para, por meio deles, chegarem ao lúmen da organela alvo.
O que determina o destino de uma proteínas recém sintetizada no citoplasma?
Algumas proteínas, apresentam uma sequência de aminoácidos, denominada sinal de distribuição, que informa qual a sua organela-alvo. As demais que não apresentam essa sequência definidora, permanecem no citosol.
Explique o que é peptídeo sinal e região sinal.
Região sinal é a sequência de aminoácidos presentes em uma proteína que está em processo de formação que identifica a sua organela ou membrana de destino na célula. Já peptídeo sinal é a “forma livre” dessa região sinal quando ela é clivada do polipeptídeo pela enzima peptidase já no processo de entrada da proteína hidrofílica no lúmen do RE.
Explique o transporte mediado núcleo/citoplasma
Esse transporte acontece quando é necessário que, moléculas grandes, como proteínas nucleares, subunidades ribossomais, RNA’s, atravessem os poros nucleares. Pelo fato de elas serem barrados pelo emaranhado de interações entre sequências de aminoácidos repetidos, é preciso que as proteínas citosólicas denominadas receptores de importação nuclear, interajam com essas sequências quebrando-as e liberando para a passagem dessas moléculas maiores específicas (tem a sequência-sinal de aminoácidos sinal de localização nuclear). Esse processo exige energia, a qual é fornecida pela reação de hidrólise de GTP catalisada pela enzima Ran.
Descreva os complexos de poro nuclear
Os poros nucleares são estruturas que transpassam as membranas nucleares interna e externa e funcionam como portões seletivos que transportam ativamente moléculas específicas, mas também permitem a difusão livre de moléculas menores. Isso ocorre devido à presença de muitas proteínas não estruturadas que formam segmentos desordenados que compõem uma rede delicada que preenche o centro do canal, impedindo a passagem de grandes moléculas e permitindo a passagem das menores.
Qual a diferença de conformação das proteínas no transporte facilitado citoplasma/núcleo e nos outros transportes celulares?
No transporte citoplasma/núcleo a proteína transportada permanece na sua estrutura normal, já no transporte entre as demais organelas, ou as proteínas deve ser desenoveladas para passarem pelos translocadores, ou então devem ser envolvidas por vesículas, pedaços de membrana da organela de origem que irá se fundir com a membrana da organela alvo para conseguir transportar a proteína.
Cite as funções dos retículos endoplasmático rugoso e liso
O RE rugoso, por ter, em sua membrana, ribossomos impregnados, está muito relacionado à produção de proteínas. Já o RE liso, normalmente executa funções especiais nas células, tais como desintoxicar determinadas substâncias (álcool, medicamento), produzir hormônios esteroides.
Porque o retículo endoplasmático é considerado uma “porta de entrada” para as outras endomembranas? [
Porque é a partir dele que muitas moléculas são sintetizadas e há possibilidade de formar vesículas que transportam substâncias para as demais organelas.
Diferencia a síntese proteínas hidrossolúveis e transmembrana no RE
A diferença entre a síntese de proteínas hidrossolúveis e transmembrana no RE, reside no fato de uma parte da molécula dessas proteínas transmembrana é apolar, vai ter afinidade pela bicamada lipídica da membrana do RE, o que vai dificultar a passagem dela para o lúmen do RE, apenas uma parte passa, a parte N-
terminal com a sequência-sinal de RE. Já na síntese de proteínas hidrossolúveis, não há esse problema, existe o SRP, partícula de reconhecimento de sinal que vai se ligar, ainda no citosol, à sequência-sinal. Esse SRP se liga ao receptor de SRP presente na membrana do RE, o qual, ao interagir com o SRP vai acoplar a cadeia no complexo translocase, só retomando a tradução quando já está acoplado, o que faz a proteína ir sendo sintetizada simultaneamente a quando entra no lúmen do RE. As proteínas necessitam que esse processo de entrada no lúmen ocorra de forma fragmentada.
Como acontece a glicosilação de proteínas no RE?
A glicosilação de proteínas no lúmen do RE ocorre em uma única etapa enzimática com uma adição de um oligossacarídeo de 14 monômeros em bloco. Em um primeiro momento o oligossacarídeo está ligado a um lipídio, e assim que um resíduo de asparagina chega ao lúmen depois de passar pela translocase, a reação é catalisada, adicionando o oligossacarídeo num grupo amino de uma cadeia lateral de asparagina. Enzima: oligossacaril-transferase – está presente na membrana do RE, por isso é um processo que não pode ocorrer no citoplasma.
Quais são as vias de transporte vesicular?
São duas vias: a secretória, que se inicia com a síntese de proteínas na membrana do RE e sua entrada no RE, e continua pelo aparelho de golgi até a superfície celular; e a endocítica, que move materiais da membrana plasmática, por meio de endossomos, para lisossomos.
Como acontece o reconhecimento do material transportado durante o transporte? Explique.
Esse reconhecimento do material transportado acontece por meio das diferentes proteínas presentes nas membranas que envolvem as vesículas transportadoras.
Qual o papel das proteínas clatrina e dinamina?
A Clatrina é uma proteína que atua moldando a membrana plasmática em um formato esférico de modo a começar a prepará-la para ser vesícula, forma as vesículas revestidas. Já a dinamina, é uma proteína de ligação ao GTP que, se ligando como um anel, realiza o processo de “enforcamento” da membrana já em formato circular revestida por Clatrina, promovendo o destacamento da vesícula. OBS.: quando a vesícula se desprende da membrana, o revestimento de Clatrina é desacoplado.
Qual o papel da proteína Rab durante o transporte de vesícula?
A proteína Rab, representante da família das GTPases, é importante para o processo de reconhecimento, por parte das vesículas, das membranas das organelas alvo. A proteína Rab está na superfície da membrana da vesícula e se liga a uma proteína de conexão correspondente na membrana alvo. É complementariedade bem específica que garante que aquela determinada vesícula vai se dirigir exclusivamente para uma determinada membrana.