Comandos Linux Flashcards
O CMD é um terminal sensitive case?
Verdadeiro
O que é um comando do Linux?
Um comando do Linux é uma palavra especial que representa uma ou mais ações.
O que é um interpretador?
Um interpretador de comandos também é conhecido como shell ou modo texto. Ele é o programa responsável por interpretar essas instruções enviadas pelo usuário e seus programas para o kernel. Entre eles o mais usado é o Bash (Bourne Again Shell).
Quais são as formas que um interpretador recebe dados?
- Interativa - Os comandos são digitados no teclado pelo usuário e passados ao interpretador de comandos um a um. Neste modo o computador depende do usuário para executar uma tarefa ou o próximo comando.
- Não-interativa - São usados arquivos de comandos (scripts) criados pelo usuário para o computador executar os comandos na ordem encontrada no arquivo. Neste modo, o computador executa os comandos do arquivo um por um, e dependendo do término do comando, o script pode verificar qual será próximo comando que será executado e dar continuidade ou não ao processamento
Qual a função do comando sudo?
Para execução de muitos comandos é necessário ter privilégios de administrador, então como no Ubuntu o usuário root por questões de segurança se encontra desabilitado, será necessário o uso do “sudo”. Assim sendo sempre que um comando necessitar deste privilégio, o mesmo estará precedido do sudo
Adicione também o comando sudo na frente de todos os comandos, caso esteja trabalhando em um diretório ou em arquivos que não lhe pertencem (arquivos do sistema, por exemplo).
Qual a função do comando pwd?
pwd - O comando pwd lhe permite saber em qual diretório você está no momento, onde pwd significa “print working directory”
Qual a função do comando cd?
cd - Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Quando abrimos um terminal ou seção shell, você entra direto no seu diretório pessoal. Para mover-se pelo sistema de arquivos você deve usar o cd
Qual a função do comando chmod?
chmod – Altera as permissões de acesso de arquivos e diretórios, não alterando estes atributos de links simbólicos passados na linha de comando, mais sim as permissões dos arquivos aos quais eles se referem. Para maiores detalhes sobre o sistema de permissões de arquivos e diretórios no Linux aconselhamos este link aqui do Guia Foca GNU/Linux.
- 0 (zero) permissão negada
- 1 permissão de execução
- 2 permissão de gravação
- 3 permissão de gravação e execução
- 4 permissão de leitura
- 5 permissão de leitura e execução
- 6 permissão de leitura e gravação
- 7 soma de todas as permissões
O que é um sistema operacional?
O sistema operacional é uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. O sistema operacional incorpora aspectos de baixo nível (como drivers de dispositivos e gerência de memória física) e de alto nível (como programas utilitários e a própria interface gráfica)
Quais os dois objetivos básicos de um sistema operacional?
“abstração” e “gerência”.
Quais as principais funções do sistema operacional?
Gerência do processador,
Gerencia de memória,
Gerência de dispositivos,
Gerencia de arquivos,
Gerência de proteção:
Qual o comando para forçar o usuário a criar uma nova senha no próximo login?
passwd -e
Quais as abordagens da memória RAM e como elas funcionam?
Overlays;
swapping;
paging;
No abordagem paging quais são os critérios utilizados para escolher a página “vitima”?
- idade da página na memória
- Frequência de acesso à página
- data do último acesso
- prioridade do processo dono
- conteudo da página
Quais são os algoritmos clássicos que possuem formas de enfrentar o page fault?
fifo;
ótimo;
algoritmo LRU;