Coletânea P3 Flashcards

1
Q

Quando o urologista solicita uma biópsia de próstata do seu paciente, pode se deparar com o seguinte resultado: adenocarcinoma de ácinos prostáticos, Gleasson 8 (3+5), comprometimento de 40% da amostra (grupo 4 OMS). Comente o diagnóstico com base no que foi discutido em sala e seus estudos de anatomia patológica

A

O diagnóstico é de adenocarcinoma de próstata, tipo de câncer mais frequente em homens. O gleason 8 (3+5) indica que o tipo mais frequente de células na biopsia é 3, ou seja, células bem diferenciadas e uma organização prostática satisfatória e o o tipo menos frequente na biopsia é o, ou eja, células bem indiferenciadas e região prostática bem desorganizada. Isso caracteriza o grupo 4 segundo a classificação da OMS.
Por tratar-se de um tumor ainda localizado, o padrão ouro para o tratamento é a prostatectomia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Escala de Gleasson: explicar histologia das células e como funcion

A

A escala de Gleasson classifica o tumor de acordo com o seu grau de anaplasia, ou seja, de indiferenciação das células. As células da próstata tidas com Gleason 1 são glândulas praticamente normais, enquanto as células da próstata tidas com Gleason 5 são totalmente disformes e com alto grau de desorganização dentro do tecido prostático, caracterizando alto grau de anaplasia.
Para formar o score da escala, soma-se a pontuação do tipo de célula mais visto na biopsia e do tipo de célula menos visto na biopsia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual é a zona mais afetada pela neoplasia maligna de próstata? Em relação a biópsia retal, descreva o preparo e explique esse procedimento

A

A zona mais afetada pelo adenocarcinoma de próstata é a zona periférica. A biopsia retal é feita por meio de uma anestesia e depois utiliza-se a ultrassonografia para localizar a próstata; a agulha da biopsia então é inserida através do perineo e são retiradas cerca de 12 amostras : 2 em cada lóbulo no ápice, na base e no terço médio de maneira randomizada. Havendo um nódulo específico e localizado, além das 12 amostras biopsia-se também o nódulo em questão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as opções de tratamento para o carcinoma de próstata localizado? Cite prós e contras de cada uma

A

Para carcinoma localizado o padrão ouro é a prostatectomia total pelas vias videolaparoscópicas ou robótica. Há ainda a alternativa de fazer radioterapia, observação, vigilância ativa e terapias minimamente invasivas como crioterapia e braquiterapia.
A prostatectomia tem como prós que a chance de recidiva do tumor é nula, no entanto, pode ter prejuízos no que diz respeito a fertilidade do homem, incontinência urinária e disfunção erétil. Além disso, com a evolução das tecnologias e o uso de videolaparoscopia e cirurgia robótica, sangramentos e tempo de pós e intra-operatório tem diminuído cada vez mais.
A radioterapia tem sido cada vez menos usada devido a alta chance de recidiva a longo prazo, principalmente quando falamos de pacientes jovens. Apesar disso, o paciente não é submetido a um procedimento cirúrgico e alguns podem optar por essa opção devido a esse motivo, apesar de ser cada vez mais incomum devido ao avanço das técnicas de prostatectomia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Biópsia transretal: preparação para a cirurgia, recomendações para o paciente, complicações e etapas do procedimento

A

A biopsia transretal não é feita para todos os pacientes com toque e PSA alterado. Antes é realizada uma ressonância magnética para avaliar a chance de ser uma neoplasia. É recomendada para pacientes com escala PI-RADS entre 4 e 5 a partir dessa ressonância.
A biopsia retal é feita por meio de uma anestesia local ou sedação e depois utiliza-se a ultrassonografia para localizar a próstata; a agulha da biopsia então é inserida através do perineo e são retiradas cerca de 12 amostras : 2 em cada lóbulo no ápice, na base e no terço médio de maneira randomizada. Havendo um nódulo específico e localizado, além das 12 amostras biopsia-se também o nódulo em questão.
Como complicações o paciente pode apresentar hematúria, hematoespermia, hematoquezia e picos febris.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Apesar da ação renoprotetora em nefropatias e na doença renal crônica, fármacos que atuam no SRAA podem promover redução da filtração glomerular com aumento dos níveis séricos de ureia, creatinina e potássio em pacientes com hipertensão renovascular bilateral ou unilateral associada a rim único (estenose da artéria renal). Explique

A

Em pacientes que possuem estenose da artéria renal o que ocorre é uma diminuição da taxa de filtração glomerular por diminuição do fluxo sanguíneo renal. Como consequência, a hipovolemia e a hiponatremia é percebida pelas células da mácula densa que levam a liberação de renina e ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Uma vez ativado, teremos uma vasoconstrição principalmente nas arteríolas eferentes de modo a aumentar a filtração glomerular desse paciente e manter o volume urinário. Trata-se de uma adaptação fisio-patológica mas que mantém a função renal nesse tipo de paciente. Quando é prescrito para esses pacientes inibidores de ECA e bloqueadores do receptor de angiotensina, temos a inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona como consequência, no entanto, esse é o sistema que nesse paciente mantém a função renal. Havendo o seu bloqueio, há diminuição da taxa de filtração glomerular e por isso, o paciente passa a apresentar aumento dos níveis séricos de ureia, creatinina e potássio.
Por esse motivo, nesses casos esses medicamentos são ditos nefrotóxicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Por que não pode associar BRA e beta bloqueador?

A

Não é recomendada a associação pois pode piorar a hipercalemia do paciente. Faz parte do mecanismo do BRA diminuir a aldosterona, uma vez que a angiotensina II produzida se liga em receptores AT1 localizados na supra-renal para estimular a liberação de aldosterona. Com o bloqueio desses receptores, temos a diminuição/ausência de liberação de aldosterona e, portanto, diminuição da reabsorção de sódio e H20. Se ocorre diminuição da reabsorção de sódio, ocorre diminuição da excreção de potássio gerando a hipercalemia do paciente. Os receptores beta-1 são responsáveis por, uma vez estimulados pelo sistema sintático, liberar a renina o que levará a posterior produção de angiotensina II e aldosterona. A aldosterona é responsável pela reabsorção de sódio e água. Se não ocorre a produção de aldosterona, teremos diminuição da reabsorção de Na+ e por consequência redução da secreção de potássio levando a hipercalemia.
Se ambos os medicamentos promovem a hipercalemia, a associação de ambos pode ser extremamente prejudicial para o doente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Descreva 2 ações renoprotetoras dos iECA que contribuem para a preservação da progressão da doença renal

A

Uma vez que o sistema renina-angiotensina-aldosterona é ativado devido a hipotensão, hipovolemia ou hiponatremia, libera-se renina e ocorre uma cascata que tem como produto final a angiotensina II. A angiotensina II tem como ações principais : vasoconstrição da arteríola eferente e aumento da pressão glomerular de modo a ter maior quantidade de filtrado para que a reabsorção de sódio e água possa ser mais intensa com o objetivo de aumentar a volemia e pressão e a indução de um processo inflamatório devido a liberação de espécies reativas de O2, o que pode lesar o parênquima e contribuir para a progressão da doença renal. Quando os inibidores de ECA são prescritos para esse paciente, temos a diminuição da produção de angiotensina II e, portanto, teremos diminuição do filtrado, diminuindo a lesão nos rins por diminuir a quantidade de líquido que passa pelo glomérulo e, além disso, teremos diminuição do processo inflamatório que poderia ser lesivo para esse rim.
Pode-se citar também em rins que já estão lesados a diminuição da excreção de albumina, o que é extremamente lesivo para os túbulos renais, devido ao aumento da seletividade da membrana e a diminuição da filtração glomerular.
Além disso, faz parte da ação da aldosterona o remodelamento e hipertrofia das células do coração e do rim. Quando inibimos a sua ação, diminuímos também essa ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Explicar as fases da doença renal crônica, com achados clínicos e laboratoriais 

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Importância do exame de urina no diagnóstico de nefropatia crônica   

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Descreva as fases da doença renal crônica e explique a poliúria que antecede a doença terminal  

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a causa da anemia na doença renal crônica? 

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais os riscos para doença cardiovascular na doença renal crônica? Explique os fatores metabólicos envolvidos  

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Assinale a afirmação correta que contemple a melhor resposta: 

A

-Na hipertensão arterial primária ou essencial o exame de urina está em geral normal
-A análise do sedimento urinário não faz parte do diagnóstico da etiologia da hipertensão arterial 
-Um exame de urina com sedimento alterado contendo hematúria e proteinúria sugere causa renal de hipertensão arterial  
-O uso de álcool não faz parte dos fatores ambientais no contexto: fenótipo da hipertensão arterial essencial 
-Há duas afirmativas corretas  

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Paciente de 40 anos, com antecedente de hipertensão diagnosticada há vários anos, apresenta-se com exame físico normal exceto avaliação numérica da PA que está 150/100 mmHg. Nega alterações urinárias em relação à micção em si (nega disúria). Refere urinar bastante quando indagado quanto ao volume. Refere frequentes episódios de câimbras em MMII e sensação de fraqueza. Exames: urina tipo 1 normal, creatinina sérica 1,2mg%, Na 139mEq/L, K 3,6mEq/L, USG de rins e vias urinárias normal. Podemos afirmar que 

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly