Climatologia Flashcards
Cite 6 fatores climáticos.
Latitude, altitude, maritimidade, correntes marítimas, massas de ar e vegetação.
Explique o porquê das altas altitudes possuirem climas mais frios.
Em função da menor concentração de oxigênio para reter calor, as altas altitudes são mais frias.
O que são as massas de ar?
Elas são grandes porções de ar que apresentam condições internas, como a pressão, umidade e temperatura, que são influenciadas de acordo com a sua área de formação.
Cite quais são os tipos de chuva e os caracterize.
Os tipos de chuvas são: convectiva, que é formada através da evapotranspiração; frontal, que é formada através do encontro de massas de ar frio com massas de ar quente; e orográfica ou de relevo, que é formada através da travessia de massas de ar quente marítimas por um relevo, de alta altitude, ou seja, temperaturais mais baixas, o que causa a precipitação (consequentemente, a massa de ar que percorre o território depois do relevo é seca).
Explique o processo de maritimidade e continentalidade.
A maritimidade ocorre de dia, quando a água, devido ao seu alto calor específico, demora a esquentar, diferentemente do continente, que esquenta rapidamente; portanto, a região marítima apresenta uma zona de maior pressão do que o continente, ou seja, as massas de ar sopram para dentro do continente. No entanto, durante a noite, a água, que esquentou durante o dia inteiro, devido ao seu alto calor específico, demora a esfriar, diferentemente do continente, que esfria rapidamente; portanto, a região marítima descreve uma zona de menor pressão que o continente, ou seja, as massas de ar sopram para fora do continente.
Explique o que são os ventros alísios e contralísios.
Os ventos alísios são ventos fortes que partem dos trópicos para o Equador e, devido a sua velocidade e ao clima mais quente do equador, ocasionam a evoparação dos oceanos e causam chuvas nessa região. Depois, os contralísios retornam do equador para os trópicos, porém, agora, secos.
O que é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)?
É uma região de grande concentração de núvens, devido a confluência dos ventros alísios do hemisfério norte com o do sul.
Por que a região sudeste do Brasil não é desértica, assim como outras regiões que não são abastecidas pelas chuvas da ZCIT e são banhadas por correntes marítimas frias?
Pois a ZCAS (Zona de COnvergência do Atlântico Sul) proporciona o principal sistema metereológico de precipitação do Brasil e, sobretudo, do sudeste. Ela é formada, pois a grande umidade recebida pela ZCIT no Norte, proporciona o bioma amazônico, que, por sua vez, gera grandes quantidades de evapotranspiração que rumam ao sudeste e, ao entrarem em contato com as massas de ar frio provindas do sul, geram chuvas do tipo frontal.
Explique o que é são as correntes marítimas.
São padrões de circulação das águas salgadas, gerados através do movimento de rotação da Terra, que circundam a superfície dos oceanos, mas sem interagir com as águas dos lugares que percorrem, o que as permite manter as suas características, como temperatura, salinidade e cor.
Cite um impacto da corrente marítima quente e corrente marítima fria, respectivamente.
A corrente marítima quente favorece a umidade sobre o continente. Porém, a corrente marítima fria, causa a formação de desertos, como o do Kalahari, Atacama e da Califórnia.
Explique o mecanismo das monções e onde ele ocorre.
O mecanismo das monções é sazonal. Durante o inverno, o continente atinge baixas temperaturas, o que o confere maior pressão atmosférica em relação ao mar, o que causa a continentalidade e, consequentemente, caracteriza infernos FRIOS E SECOS. No entanto, durante o verão, o continente é capaz de atingir temperaturas mais elevadas, o que o confere menor pressão atmosférica em relação ao mar, o que causa a maritimidade e, consequentemente, caracteriza verões QUENTES E CHUVOSOS. Esse clima ocorre desde o continente asiático meridional até o Japão.
O que é o fenômeno do El Niño? E La Niña?
O El Niño consiste no esfriamento anormal das águas equatoriais, devido ao enfraquecimento dos ventos alísios. Já a La Niña consiste no esquentamento anormal das águas equatoriais, devido ao aceleramento dos ventos alísios.
Explique o funcionamento da célula de Walker normalmente.
Normalmente, na porção inferior da atmosfera, os ventos sopram do leste para o oeste, empurrando camadas de água mais superiores (e, portanto mais quentes) para o leste, o que ocasiona o surgimento das águas mais frias e profundas no oeste, o que levanta, junto com elas, nutrientes de camadas mais internas do oceano, o que proporciona a pesca; enquanto na porção superior da atmosfera, os ventos sopram de oeste para leste, o que proporciona a chegada de ar frio no oeste.
Explique o funcionamento da célula de Walker normalmente.
Normalmente, na porção inferior da atmosfera, os ventos sopram do leste para o oeste, empurrando camadas de água mais superiores (e, portanto mais quentes) para o leste, gerando uma concentração de núvens nessa região, mas também o surgimento das águas mais frias e profundas no oeste, o que levanta, junto com elas, nutrientes de camadas mais internas do oceano, o que proporciona a pesca; enquanto na porção superior da atmosfera, os ventos sopram de oeste para leste, o que proporciona a chegada de ar frio no oeste.
Agora, explique o que ocorre com a célula de Walker nos fenômenos de El Niño e La Niña.
Como há o enfraquecimento dos ventos alísios, ocorre a bipartição da célula de walker, o que gera concentração de núvens no meio da célula, condução das águas quentes em direção ao oeste (o que interefere na pesca e cadeia alimentar) e na circulação geral de ar na atmosfera. Já no fenômeno La Niña, devido à aceleração dos ventos alísios, ocorre o alongamento da célula de Walker, o que gera maior acúmulo de águas quentes no leste do Pacífico e, portanto, ocasiona no maior desnível das águas do Pacífico leste e oeste, alóes de favorecer a pesca no oeste.