Classificação Glândulas Exócrinas Flashcards
Classificação Glândulas Exócrinas
Quanto ao Produto (o que ela vai produzir), e quanto à forma de eliminação (como ela vai eliminar o que produziu).
Ou se classifica pelo tipo do produto (serosa e mucosa), ou pelo tipo de eliminação (merócrina, apócrina e holócrina)
Defina Produto
Produto é o que a glândula produz
Defina Eliminação
Como a célula glandular vai eliminar esse produto. Independente do que ela produziu.
Defina Exocitose
Célula começa a produzir produto -> ela vai estocando, para facilitar; isso serve para poupar energia, ela vai produzindo e acumula no citoplasma. Na hora de eliminar o produto, ela joga para fora -> Exocitose
Defina Glândula Exócrina do tipo Merócrina
Somente o que foi produzido é jogado fora; a célula que produziu permanece integra, não acontece nada com a célula, ou seja, ela não perde nenhuma parte dela, não ocorre alteração na estrutura celular.
Quando só o que foi produzido é jogado para fora, você está vendo uma Glândula Exócrina do tipo Merócrina.
Esse é o método mais simples de eliminação. Exemplos: glândulas mamárias, na hora que a célula que produziu o leite for eliminar o leite, só o leite é eliminado, a célula que produziu permanece integra.
Glândula Exócrina do tipo Apócrina
Ácino produz o produto normalmente, porém, na hora de eliminar, a célula faz uma dobra de membrana, ai ele vai pegar este produto e transferir ele para dentro da dobra; e aí, na hora de eliminar, ela perde uma parte da membrana.
Uma parte da membrana da célula é perdida junto com a secreção (produto).
Ela produz, faz uma dobra de membrana (como uma sacola), e embala a secreção.
O produto sai embalado por uma parte da membrana.
Nessa situação, a célula perde uma parte da membrana.
A célula não pode ficar sem membrana, então ela refaz a parte que ela perde.
Toda vez que se ve este tipo de eliminação; uma parte da membrana da célula é perdida com o produto, você está diante de uma Glândula Exócrina do tipo Apócrina. Uma parte da membrana da glandula é perdida junto com o produto. Exemplo: glândula sudorípera.
Uma parte da glândula mamária é tanto merócrina quanto apócrina.
Defina Glândula Exócrina do tipo Holócrina
Essa glândula difere por ter uma célula a mais -> essa célula a mais NÃO é um ácino.
Na hora de eliminar o produto, a célula (ácino) morre, se fragmenta (quebra) inteira, e esse resto de célula vai fazer parte do produto, ficando misturado com o mesmo.
Produto + Resto de Célula -> é o que é eliminado.
A glândula perdeu uma célula, então ela precisa ser refeita, então a glandula, que possui uma célula a mais -> Célula Tronco.
A célula tronco se divide e, a célula proveniente da divisão se diferencia em um outro ácino, refazendo a glândula.
A célula inteira morre e, toda vez que se vê esse tipo de eliminação, onde uma célula inteira é perdida para eliminar o produto, você está vendo uma Glândula Exócrina do tipo Holócrina. Exemplo: glandulas sebáceas -> Sebo não é só gordura, tem resto de célula junto.
Defina Glândula Exócrina do tipo Serosa
Serosa; Quando vejo um ácino com o núcleo redondo eu estou diante de uma glândula exócrina do tipo Serosa; Ela produz proteínas -> seja ela enzima ou não.; Viu uma glândula exócrina com o núcleo redondo é Serosa -> e toda Serosa produz proteína; Toda glândula exócrina do tipo serosa Serosa produz proteína; Viu uma glândula exócrina com o núcleo redondo é Serosa
Defina Glândula Exócrina do tipo Mucosa
Toda vez que se vê um ácinos com forma nuclear de forma achatada/oval/pavimentoso, você está diante de uma Glândula Exócrina do tipo Mucosa; A glândula mucosa produz muco.