Citologia, genética e evolução Flashcards
Qual é a diferença entre substâncias inorgânicas e substâncias orgânicas dentro da célula, e quais são alguns exemplos de cada uma delas?
Substâncias inorgânicas incluem compostos como água, sais minerais e gases (como oxigênio e dióxido de carbono) que não contêm carbono em sua estrutura principal. Substâncias orgânicas são moléculas complexas baseadas em carbono, como carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos, que desempenham funções essenciais na estrutura e metabolismo celular.
Como as enzimas, que são proteínas, se relacionam com os ácidos nucleicos (DNA e RNA) nos processos de transcrição e tradução dentro da célula?
Enzimas como a RNA polimerase são responsáveis pela transcrição do DNA em RNA mensageiro (mRNA). Durante a tradução, o mRNA é lido por ribossomos, que são compostos de RNA ribossômico (rRNA) e proteínas, para sintetizar proteínas a partir de aminoácidos, com a ajuda de outras enzimas e moléculas como o RNA transportador (tRNA).
Quais são as principais organelas celulares e suas funções, e como elas contribuem para o funcionamento geral da célula?
As principais organelas celulares incluem o núcleo (contém o material genético e controla as atividades celulares), mitocôndrias (produzem energia na forma de ATP), retículo endoplasmático (sintetiza proteínas e lipídios), complexo de Golgi (modifica e empacota proteínas e lipídios), lisossomos (degradam substâncias e organelas desgastadas), e ribossomos (sintetizam proteínas). Cada organela desempenha um papel específico que é essencial para a manutenção da função e sobrevivência da célula.
Como as principais vias metabólicas, como a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa, contribuem para a produção de energia na célula?
Glicólise é o processo inicial que quebra a glicose em piruvato, gerando uma pequena quantidade de ATP e NADH. O ciclo de Krebs (ou ciclo do ácido cítrico) ocorre nas mitocôndrias e produz mais NADH e FADH2, além de liberar CO₂. A fosforilação oxidativa, também nas mitocôndrias, usa NADH e FADH2 para criar um gradiente de prótons e gerar ATP através da cadeia respiratória e ATP sintase, produzindo a maior parte do ATP na célula.