circulação Flashcards
o que é a circulação aberta ou lacunar? Explique-a.
é a circulação que sai dos vasos, ou seja, o sangue vai do coração para os vasos, circula por hemoceles (células em que o sangue passa e fica em contato direto com os tecidos), e volta para os vasos.
Quais são os principais animais que possuem circulação lacunar ?
Artrópodes e moluscos.
o que acontece com a pressão e a velocidade da circulação sanguínea no que tange a circulação aberta ou lacunar ?
Descem.
O que é a circulação fechada ?
É quando o sangue não sai dos vasos.
o que acontece com a pressão e a velocidade da circulação sanguínea no que tange a circulação fechada ?
aumentam
quais são os dois tipos de circulação fechada ? e o que as difere ?
a dupla e a simples. passam duas e uma vez pelo coração respectivamente.
como ocorre a circulação dos peixes ?
fechada e simples, o oxigênio entra pelas brânquias, fazendo com que o sangue fique arterial, o qual vai direto para os tecidos, em que vira venoso pela troca de gases e passa pelo coração, passando pelas brânquias novamente.
podemos dizer que no coração dos peixes só se passa sangue arterial ?
não uma vez que só se passa sangue venoso.
como ocorre a circulação dos anfíbios ?
ela é dupla e fechada, o sangue vira arterial nos pulmões e passa pelo coração, onde ,por não haver separação das camarás, ocorre mistura de sangue, o qual vai para os tecidos, vira venoso, e volta novamente para o coração, de onde será bombardeado para os pulmões. portanto, o sangue é venoso quando volta dos tecidos e arterial quando sai dos pulmões mais ocorre a mistura desse sangue no coração.
quantas cavidades tem o coração dos anfíbios e quais são elas ?
3,2 A e 1V
como ocorre a circulação dos repteis não crocodilianos ?
ela é dupla e fechada, o sangue vira arterial nos pulmões e passa pelo coração, onde ,por não haver separação das camarás, ocorre mistura de sangue, o qual vai para os tecidos, vira venoso, e volta novamente para o coração, de onde será bombardeado para os pulmões. portanto, o sangue é venoso quando volta dos tecidos e arterial quando sai dos pulmões mais ocorre a mistura desse sangue no coração.
Qual a diferença entre o coração dos anfíbios e o dos repteis não crocodilianos ?
o dos repteis não crocodilianos tem um septo muscular, não completo.
quantas cavidades tem o coração dos repteis crocodilianos e quais são elas ?
2 A e 2 V.
como ocorre a circulação dos repteis crocodilianos ?
o coração dos crocodilianos é totalmente dividido em 4 cavidades, entretanto, as artérias cavas e pulmonares (as que vão para os tecidos e vão para os pulmões) estão ligadas, assim, havendo mistura de sangue. A partir disso, o sangue misturado vai para os pulmões, onde vira arterial e vai para o coração, de onde vai para os tecidos, havendo mistura onde ligam-se as artérias, vira venoso nos tecidos e volta para o coração, ao sair do coração para o pulmão ele se mistura com o sangue arterial. Entretanto deve-se ressaltar que mesmo que haja a mistura de sangue, ela é bastante reduzida.
Qual a diferença do coração dos crocodilianos, dos anfíbios, dos repteis normais, dos mamíferos/aves e dos peixes ?
o dos crocodilianos possui septo totalmente desenvolvido, dividindo o coração em 4 cavidades, entretanto a mistura de sangue entre as artérias, já o dos anfíbios, não possui nenhuma divisão entre as cavidades, possuindo 3 cavidades, onde ocorre a mistura de sangue, os repteis não crocodilianos possuem o coração dividido em três cavidades, com uma formação do septo incompleta, os peixes possuem circulação fechada e simples, e portanto seu coração possui apenas duas cavidades, passando apenas o sangue arterial, já os mamíferos possuem o coração totalmente dividido em 4 cavidades, sem que haja mistura de sangue.
quantas cavidades tem o coração dos mamíferos e aves e quais são elas ?
4 cavidades. 2 V, 2 A.
como ocorre a circulação dos mamíferos e aves ?
O sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar até os pulmões onde ocorrem trocas gasosas e ele se torna arterial, a partir dai ele vem pelas veias pulmonares para o átrio esquerdo e depois para o ventrículo esquerdo, onde ele será bombardeado para as artérias aorta, que levarão o sangue para os tecidos, onde ocorrerão trocas gasosas e o sangue se tornara venoso, a partir disso, ele retornara pelas veias cavas superiores (cérebro) e inferiores para o átrio direito e depois o ventrículo direito onde tudo se repetira.