Ciclo Menstrual Questoes (OK) Flashcards

1
Q

Qual é a melhor fase do ciclo menstrual para realização de ultrssonografia transvaginal visando a avaliação do endométrio?

a) 1o ao 5o dia
b) 7o ao 12o dia
c) 15o ao 20o dia
d) 20o ao 25o dia
e) em qualquer periodo

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O GnRH (fator liberador das Gonadotrofinas) é:

a) Glicoproteína.
b) Catecolesteroide.
c) Norprogestogenio.
d) Decapeptídeo.
e) Fenoesteroide.

A

Questão “decoreba”… O GnRH é responsável pela regulação da secreção de gonadotrofinas (FSH e LH) pela hipófise anterior. É um decapeptídeo produzido por neurônios no núcleo arqueado ou infundibular do hipotálamo. Resposta: letra D.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O hormônio de liberação de gonadotrofinas é secretado:

a) De maneira tônica no núcleo arqueado no hipotálamo.
b) Em pulsos de grande amplitude e pequena frequência.
c) Em pulsos de pequena amplitude e elevada frequência.
d) Sob forma constante no núcleo lateral do hipotálamo.

A

Veja o “deslize” da banca examinadora nesta questão… Sabemos que há variação da secreção do GnRH durante todo o ciclo menstrual e o enunciado da questão não perguntou sobre uma fase específica. Logo, a questão não apresenta resposta correta. Então, não esqueça: a fase folicular se caracteriza por pulsos frequentes de pequena amplitude. Na fase folicular tardia, há um aumento da frequência e na amplitude destes pulsos. Durante a fase lútea, há um aumento
progressivo do intervalo entre os pulsos, ou seja, há uma diminuição progressiva da frequência dos pulsos. A amplitude nessa fase é maior do que na fase folicular, mas diminui progressivamente no transcorrer de duas semanas. O gabarito foi letra C, padrão da fase folicular. Mas como dissemos, caberia recurso para anulação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Ao final da fase lútea do ciclo anterior, com o(a)______________do estradiol, da progesterona e da inibina A, um(a) _______________ dos níveis de FSH é observado, permitindo o(a) _____________ folicular.

Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) Redução - aumento - recrutamento.
b) Aumento - redução - recrutamento.
c) Redução - aumento - seleção.
d) Aumento - aumento - dominância.
e) Redução - redução - seleção

A

A questão deseja saber qual das alternativas preenche adequadamente as lacunas. Vamos aproveitá-la para sedimentar importantes aspectos sobre a fisiologia do ciclo menstrual: A regressão do corpo lúteo, que ocorre ao final da fase lútea, leva a uma queda dos níveis circulantes de estradiol, progesterona e inibina A. O decréscimo da inibina A remove a influência supressora sobre a secreção de FSH pela hipófise e este volta a se elevar. Além disso, o decréscimo do estradiol e da progesterona permite um aumento nos pulsos de GnRH pelo hipotálamo, que corresponde a mais um estimulo para a produção de FSH. O aumento do FSH é o sinal
para o recrutamento folicular. Assim, o preenchimento correto seria: ao final da fase lútea do ciclo anterior, com a redução do
estradiol, da progesterona e da inibina A, um aumento dos níveis de FSH é observado, permitindo o recrutamento folicular. Resposta: letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Com relação ao ciclo hormonal menstrual, é INCORRETO afirmar:

a) Não existem ligações nervosas entre o hipotálamo e a hipófise anterior.
b) A neuro-hipófise contém fibras nervosas amielínicas.
c) As células acidófilas da adeno-hipófise seriam responsáveis pela secreção dos hormônios FSH e LH.
d) No mecanismo de ação do LH sobre a adenilciclase, admite-se que as prostaglandinas exerçam ação estimuladora sobre essa enzima.
e) Um dos mecanismos de ação do GnRH sobre a adeno-hipófise é a estimulação imediata das gonadotrofinas.

A

Questão bem difícil… Vamos avaliar cada uma das alternativas para identificar a incorreta:
Letra A: correta, pois o hipotálamo é a fonte de toda a produção hormonal da neuro-hipófise e se comunica com a hipófise posterior. Não existe comunicação neuronal direta entre a hipófise anterior e o hipotálamo.
Letra B: correta, pois a neuro-hipófise contém fibras nervosas amielínicas e axônios de neurônios hipotalâmicos secretores que conduzem e promovem a secreção de ocitocina e vasopressina.
Letra C: incorreta, pois são as células basófilas da adeno-hipófise as responsáveis pela secreção de FSH e LH.
Letra D: correta, pois as prostaglandinas exercem ação ativadora sobre adenilciclase.
Letra E: correta, pois o GnRH pode atuar diretamente sobre as gonadotrofinas hipofisárias e estimular a liberação de FSH e LH. Ele deve ser secretado de forma pulsátil para uma fun-
ção adequada.
Resposta: letra C.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Mulher 19 anos, nuligesta, procura a UBS pois refere que seus ciclos estão irregulares e o número de dias de sangramento está aumentando. Você pediu um calendário menstrual e 6 meses mais tarde, ela traz o calendário para a sua avaliação. Abaixo, estão listadas a duração de cada ciclo e do sangramento. 1° ciclo: 36 dias - 7 dias de sangramento. 2° ciclo: 26 dias - 5 dias de sangramento. 3° ciclo: 33 dias - 6 dias de sangramento. 4° ciclo: 30 dias - 8 dias de sangramento. 5° ciclo: 24 dias - 5 dias de sangramento. 6° ciclo: 34 dias - 8 dias de sangramento. Considerando os critérios de normalidade de ciclo menstrual da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, FIGO, 2007, observe o calendário menstrual acima e assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta.

a) Orienta que o ciclo está regular e que a duração do sangramento está normal.
b) Confirma o diagnóstico de irregularidade menstrual e solicita FSH, prolactina e TSH.
c) Confirma o diagnóstico de irregularidade menstrual e prescreve contraceptivo oral combinado.
d) Orienta que o ciclo está regular, com duração aumentada. Prescreve anti-inflamatório não-esteroidal

A

De acordo com a FIGO (The FIGO Recommendations on Terminologies and Definitions for Normal and Abnormal Uterine Bleeding), atualizado em 2011, o ciclo menstrual normal pode ter as seguintes características:
- Frequência dos ciclos: entre 24 e 38 dias
- Duração do fluxo menstrual: 3 a 8 dias.
Assim, os ciclos apresentados pela paciente estão compatíveis com a normalidade.
Resposta: letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O ciclo menstrual humano pode ser dividido em dois segmentos: o ciclo ovariano e o ciclo uterino. Considerando, respectivamente, a primeira fase de ambos os ciclos, poderíamos denominá-las de fases:

a) Folicular e lútea.
b) Secretora e folicular.
c) Folicular e proliferativa.
d) Proliferativa e secretora.

A

De acordo com os livros que consideram apenas duas fases no ciclo ovariano e uterino, a primeira fase do ciclo menstrual é denominada fase folicular (pelas alterações ovarianas) e proliferativa (por conta das alterações endometriais). Já a segunda fase pode ser denominada fase lútea (presença do corpo lúteo ovariano) ou fase secretora (pelas alterações endometriais características).

Resposta: letra C.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quando o FSH se liga a célula da granulosa, estimula a ação de uma enzima que converte os androgênios em estradiol e estrona, qual o nome desta enzima?

a) Metiltransferase.
b) Aromatase.
c) Cicloxigenase

d) Hidroxilase.
e) Redutase.

A

Os androgênios (androstenediona e testosterona) produzidos pelas células da teca são convertidos em estrogênios na célula da granulosa (estradiol e estrona) por ação da enzima aromatase. A ação desta enzima é induzida pela ação do FSH. Resposta: letra B.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A figura abaixo representa os mecanismos envolvidos na síntese de esteroides sexuais que se processa no ovário, também conhecido como “mecanismo das duas células”. Neste diagrama, “Ligante 1” e “Ligante 2” são gonadotrofinas, enquanto as substâncias “B” e “C” são esteroides. (VER IMAGEM) É correto afirmar que:

a) O processo de transformação de A até B se chama aromatização.
b) Ligantes 1 e 2 são a mesma gonadotrofina: hormônio folículo estimulante.
c) O hormônio luteinizante corresponde ao ligante 1.
d) A célula A corresponde às células da granulosa.
e) O esteroide B é o estradiol

A

A questão apresenta o esquema da teoria das duas células, duas gonadotrofinas, típica da fase folicular do ciclo menstrual para a formação dos estrogênios no ovário. A célula A representa as células da TECA, que possuem receptores apenas para LH (ligante 1) e a célula B representa as células da granulosa, que possuem receptores apenas para FSH (ligante 2). A substância A representa o colesterol, que sob a ação do LH, promove a formação dos androgênios (substância B - androstenediona e testosterona). Os androgênios são transportados para as células da granulosa, e através do processo de aromatização pela enzima aromatase (enzima X), induzido pelo FSH, dão origem aos estrogênios (substância C - estrona e estradiol).

Resposta: letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Os folículos ovarianos são classificados, de acordo com seu estágio de desenvolvimento, em primordial, primário, pré-antral, antral e pré-ovulatório. Para que um folículo primário atinja o crescimento até folículo pré-ovulatório são necessários, aproximadamente:

a) 2 dias.
b) 5 dias.
c) 15 dias

d) 25 dias.
e) 85 dias.

A

Questão “decoreba” sobre o desenvolvimento folicular… O período de tempo transcorrido entre o estado de um folículo primário até o pré-ovulatório é de 85 dias.

Resposta: letra E.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em relação à fisiologia do ciclo menstrual normal, assinale a alternativa ERRADA:

a) A inibina A é secretada pelo corpo lúteo.
b) A variabilidade da fase folicular é responsável pelas alterações da duração total do ciclo.
c) A variação dos níveis de progesterona após a ovulação contraindica sua dosagem como sinal presumido de ovulação.
d) Os extremos da vida reprodutiva são caracterizados por ciclos anovulatórios e/ou irregulares

A

A questão deseja saber qual é a alternativa ERRADA sobre a fisiologia do ciclo menstrual. Vamos a elas:

Letra A: certa, pois a inibina A é produzida pelas células da granulosa luteinizadas do corpo lúteo.
Letra B: certa, pois a duração do ciclo menstrual é determinada pela variação na duração da fase folicular, ou seja, o tempo necessário para que o folículo se desenvolva e atinja sua maturidade. A fase lútea é geralmente fixa e dura 14 dias.
Letra C: errada, pois o aumento dos níveis de progesterona de forma aguda caracteriza a fase lútea, determinando que ocorreu a ovulação.

Letra D: certa, pois os extremos da vida reprodutiva, logo após a menarca e na perimenopausa, caracterizam-se por uma concentração maior de ciclos anovulatórios ou irregulares.
Resposta: letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em um ciclo menstrual normal, o pico de LH é desencadeado por:

a) Retrocontrole positivo do estradiol sobre as gonadotrofinas.
b) Aumento da expressão das enzimas do citocromo P450.
c) Baixas concentrações de FSH.
d) Níveis elevados de dopamina.
e) Diminuição da secreção de inibina A.

A

Próximo da maturação, o folículo pré-ovulatório produz quantidades cada vez maiores de estrogênio. Durante a fase folicular tardia, os níveis de estrogênio aumentam rapidamente e atingem seu pico cerca de três dias antes da ovulação. A concentração do estradiol e o tempo de duração da elevação do estradiol são determinantes para a liberação do LH, o qual representa o marcador fisiológico mais importante da aproximação da ovulação.

Resposta: letra A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Com relação aos mecanismos de retrocontrole responsáveis pela regulação do ciclo menstrual e da ovulação, é CORRETO dizer que:
a) A inibina B produz feedback positivo para FSH durante a segunda metade da fase folicular.

b) O FSH aumenta progressivamente após a ovulação como resposta ao feedback positivo do estradiol e progesterona.
c) A produção de estradiol aumenta gradualmente na fase folicular, sendo estimulada por FSH e indiretamente pela inibina A.
d) Os níveis crescentes e mantidos de estradiol na fase folicular final produzem feedback positivo para secreção LH, gerando o pico de LH e consequentemente a ovulação.

A

Letra A: incorreta, pois a inibina B é um peptídeo secretado nas células da granulosa, principalmente na fase folicular, e inibe a produção de FSH, por feedback negativo.
Letra B: incorreta, pois o estradiol e a progesterona promovem feedback negativo ao FSH, que reduz progressivamente após ovulação.
Letra C: incorreta, pois a inibina A é secreta da principalmente na fase lútea, e inibe a secreção de FSH e indiretamente reduz a produção de estradiol.
Letra D: correta, pois os níveis crescentes e mantidos de estradiol na fase folicular final produzem feedback positivo para secreção LH, gerando o pico de LH e, consequentemente, a ovulação.

Resposta: letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A ovulação ocorre, aproximadamente, no seguinte intervalo de horas, o qual segue ao pico de LH:

a) 10 a 12.
b) 24 a 36.
c) 36 a 48.

d) 20 a 60.
e) 19 a 36.

A

Questão recorrente… A ovulação ocorre aproximadamente 32 a 36 horas após o início da elevação dos níveis de LH e cerca de 10 a 12 horas após seu pico máximo.

Resposta: letra A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O mecanismo desencadeante da ovulação é:

a) O pico de FSH em resposta ao feedback positivo do estradiol.
b) O pico de LH em resposta ao feedback positivo do estradiol.
c) A produção de progesterona nas células da teca.
d) O pico de estrogênio e progesterona em conjunto

A

Questão objetiva… O marcador fisiológico mais importante da aproximação da ovulação é o pico de LH do meio do ciclo, o qual é precedido por aumento acelerado do nível de estradiol. Próximo da maturação, o folículo pré-ovulatório produz quantidades cada vez maiores de estrogênio. Vale lembrar que a concentração do estradiol e o tempo de duração da elevação do estradiol são determinantes para liberação do LH. O estrogênio Inibe a liberação de FSH, apresentando um feedback negativo (e não positivo, como na letra A). A progesterona é produzida no folículo dominante e, posteriormente, no corpo lúteo após a ovulação.

Resposta: letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

No ciclo menstrual, a elevação dos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) no final da fase lútea do ciclo anterior tem como função:

a) Iniciar a menstruação.
b) Recrutamento folicular.

c) Involução do corpo lúteo.
d) Estímulo à produção de progesterona.
e) Liberação do pico do hormônio luteinizante (LH).

A

Questão básica sobre o ciclo menstrual… A elevação dos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) no final da fase lútea do ciclo anterior tem como função o recrutamento folicular na fase folicular (primeira fase do ciclo ovariano). A fase folicular é a primeira do ciclo menstrual. Nessa fase, acontece uma sequência ordenada de eventos, que assegura o recrutamento de uma nova coorte de folículos para a seleção do folículo dominante. Todas as outras alternativas da questão não têm correlação com este aumento do FSH. Consequentemente, apenas a letra B pode responder à questão.

Resposta: letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Durante a fase lútea do ciclo menstrual, o aspecto histológico do endométrio é caracterizado como:

a) Atrófico.
b) Secretor.
c) Proliferativo.
d) Hiperplásico.
e) Hipotrófico.

A

LETRA B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

No período intermenstrual, o muco cervical se torna fluido e profuso, com capacidade de formar fios quando distendido; tal acontecimento recebe a denominação de:

a) Fenômeno de Billings.
b) Fenômeno de Shorr.
c) Fenômeno de Spinnbarkeit.
d) Fenômeno de Markee.

A

Letra C

19
Q
A
20
Q
A
21
Q

Imediatamente antes da ovulação, qual dos aspectos seguintes não é característico do muco cervical?

a) Viscosidade diminuída.
b) Transparência semelhante à água.
c) Quando aquecido sobre lâmina adquire aspecto de folha de samambaia.
d) Quantidade aumentada.
e) Todos os acima não são característicos.

A

Chamamos a sua atenção anteriormente para a confusão do significado de viscosidade. Vamos aproveitar esta questão para colocarmos estes conhecimentos em prática. A viscosidade, segundo o Dicionário Aurélio, se refere a algo pegajoso. De acordo com esta definição e segundo o livro Ginecologia Fundamental (2005), o muco pegajoso (viscoso), turvo e espesso é característico do efeito daprogesterona. Com base nessa informação, podemos concluir que a viscosidade diminuída é uma propriedade da ação estrogênica. Mas será que esta conclusão vale para a outra definição de viscosidade? A viscosidade, segundo a realidade física (Lei de Newton da viscosidade), é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, maior a resistência à movimentação de suas moléculas e menor a velocidade em que o fluido se movimenta.

Vamos pensar um pouco… Imediatamente antes da ovulação, o muco está sob influência do estradiol. Se ele está sob influência do estradiol, ele está fluido, comparável à clara de ovo e filante (elástico). Dessa forma, quando o muco cervical se torna mais fluido, reduz-se a resistência à movimentação de suas moléculas, reduz-se a viscosidade, de modo que a filância aumenta. Dessa forma, chegamos à mesma conclusão da definição anterior. A viscosidade diminuída é uma propriedade da ação estrogênica. E, ainda, de acordo com esta definição, com o Tratado de Ginecologia da FEBRASGO (2001) e com o Tratado de Ginecologia (Halbe – 2000), o muco viscoso resulta da ação da progesterona e o muco filante resulta da ação do estrogênio.

Será que há uma resposta para esta questão? Como já discutimos anteriormente, o muco está sob efeito estrogênico imediatamente antes da ovulação. A viscosidade diminuída é uma propriedade do estrogênio, então é característico do muco cervical desta fase. Logo, a letra A não responde a questão. A transparência deste muco é semelhante à água e à clara de ovo. O muco sob efeito estrogênico apresenta cristalização, aspecto de folha de samambaia quando aquecido, e está em quantidade aumentada.

Portanto, todos os aspectos descritos na questão são característicos do muco imediatamente antes da ovulação. Embora, o gabarito oficial do concurso tenha sido letra A, esta questão deveria ter sido anulada, pois as letras A, B, C e D são características do muco desta fase. Esta não é a primeira vez que acontece isso em relação à questão da viscosidade. As bancas tendem a confundir a viscosidade com filância
(elasticidade), o que está totalmente errado.

22
Q
A
23
Q
A
24
Q
A
25
Q
A
26
Q
A
27
Q
A
28
Q
A
29
Q
A
30
Q
A
31
Q
A
32
Q
A
33
Q
A
34
Q
A
35
Q
A
36
Q
A
37
Q
A
38
Q
A
39
Q
A
40
Q
A
41
Q
A
42
Q
A
43
Q
A
44
Q
A