Ciclo Cardiaco Flashcards
Defina ciclo cardíaco
Conjunto de eventos do início de um batimento até o início do próximo. Diástole seguida pela sístole.
Explique as 5 etapas do ciclo cardíaco
1-DIÁSTOLE VENTRICULAR: o sangue é recebido passivamente pelo ventrículo esquerdo que está em diástole através da abertura das valvas atrioventriculares, por meio da pressão exercida pelo sangue advindo do átrio. Durante o último terço da diástole os átrios realizam sístole para dar o impulso adicional de 20% de sangue que ainda resta nessa câmara com destino do ventrículo.
2-CONTRAÇÃO ISOVOLUMÉTRICA: a partir do momento que o ventrículo está cheio de sangue, haverá o início dessa contração e o fechamento das valvas atrioventriculares =1 bulha cardíaca. Haverá contração, mas não o esvaziamento da câmara, causando aumento da pressão ventricular.
3-PERÍODO DE EJEÇÃO: quando a pressão inter ventricular esquerda atinge um valor pouco acima de 80mmHg as valvas semilunares irão se abrir com essa pressão e haverá a ejeção do sangue adiante para as artérias.
4-RELAXAMENTO ISOVOLUMÉTRICO: com a diminuição das pressões ventriculares por conta da ejeção e o aumento da mesma dentro das artérias, há o fechamento das valvas semilunares=2 bulha
5- A pressão ventricular atinge os valores diastólicos abrindo as valvas atrioventriculares , reiniciando o ciclo.
Defina volume diastólico final e pré-carga
Volume diastólico final: volume de sangue dentro dos ventrículos após a sístole atrial, que tem como objetivo a ejeção do restante de 20% do sangue que não foi transportado passivamente.
Pré-carga: pressão que esse volume de sangue exerce na parede dos ventrículos.
Defina volume sistólico final e pós-carga
Volume sistólico final: quantidade de sangue nos ventrículos após a ejeção. O coração nunca permanece sem sangue.
Pós-carga: resistência de pressão enfrentada pelo ventrículo no período de ejeção
Defina volume de ejeção e fração de ejeção
Volume de ejeção:quantidade de sangue que foi ejetado em ml ou L.
Fração de ejeção: quantidade de sangue que foi ejetado em %.
Fatores que influenciam o débito cardíaco
1-nível básico de metabolismo corporal
2- idade
3- exercício físico
4-dimensões corporais
Cálculo do débito cardíaco
DC= frequência cardíaca x quantidade de sangue ejetado por minuto
Explique o mecanismo de Frank- Starling
Capacidade intrínseca do coração de se adaptar a volumes diferentes de fluxo sanguíneo necessitados pelo corpo. Quanto maior a distensão do miocárdio, maior a força de contração e a quantidade de sangue bombeada. O coração bombeia todo sangue que a ele retorna pelas veias.
Explique o controle autonômico do coração
1-PARASSIMPÁTICO: causa diminuição da frequência cardíaca, devido estímulo parassimpático que libera acetilcolina causando o aumento da permeabilidade do potássio, reduzindo a excitabilidade.
2-SIMPATICO: causa aumento da frequência cardíaca, devido estímulo simpático que libera noradrenalina causando o aumento da permeabilidade do cálcio e sódio, causando excitação.