Chapter 2 - Necessidades e Consumo Flashcards
Consumerismo
Conjunto de acções levadas a cabo por movimentos de cariz social que têm como objetivo a defesa dos interesses dos consumidores.
Coeficiente orçamental
Peso de cada rubrica de despesa no orçamento familiar, geralmente expresso em percentagem. Calcula-se, multiplicando por 100 o quociente entre o valor da rubrica e o valor total das despesas.
Consumismo
Comportamentos e atitudes característicos da sociedade de consumo, que levam os indivíduos a consumirem de modo irracional e imprevisto.
Consumo
Atividade que consiste na utilização de bens ou serviços de modo a satisfazer necessidades.
Efeito-substituição
Efeito que ocorre quando aumenta o preço de um bem , levando à sua substituição por outros mais baratos.
Efeito-rendimento
Efeito provocado pelo aumento do preço de um bem, dando origem a uma diminuição da sua quantidade de consumo.
Efeito-demonstração
Efeito provocado pela aquisição de bens com base em padrões de consumo de outros grupos sociais que se admira e com os quais se identifica.
Estrutura de consumo
Diz respeito à forma como é distribuído o rendimento das famílias pelas diversas classes de despesas. A estrutura de consumo de cada família reflete o seu nível de vida.
Fatores de que depende o consumo:
Fatores económicos
Principais fatores de natureza económica que exercem influência sobre o consumo, como o rendimento dos consumidores, o nível de preços dos vens e serviços e a inovação tecnológica.
Fatores de que depende o consumo:
Fatores extra-económicos
Fatores de natureza sociocultural que influenciam o consumo, como a publicidade, a tradição, os modos de vida, a moda e a estrutura etária dos agregados familiares.
Lei de Engel
Estabelece a relação entre a estrutura das despesas de consumo das famílias e o seu nível de rendimento, afirmando que quanto mais pobre é uma família, maior é a % do seu rendimento gasta na alimentação.
Necessidade
Sensação de insatisfação que ocorre na ausência de um bem ou serviço de que se carece. As características das necessidades são a multiplicidade, a saciabilidade, a hierarquização e a substituibilidade.
Sociedade de consumo
Sociedade atual dos países industrializados em que a oferta de bens é superior às necessidades da população, o que obriga a um escoamento “forçado” da produção, através das mais variadas técnicas de persuasão, levando ao consumismo.