Células da glia Flashcards
O que são e quais as funções das células da glia?
As células da neuroglia também compõem o tecido nervoso, sendo, inclusive, maiores em número que os próprios neurônios (proporção de cerca de 10:1). Proporcionam um importante suporte metabólico e estrutural a eles. Se subdividem em micróglia e macróglia.
O que são micróglias e quais as suas funções?
As micróglias possuem a função básica de “arrumar a casa”, ou seja, aparecem quando há algum problema. Basicamente, ela responde a uma lesão ou processo infeccioso que afete a célula nervosa. Com isso, ela rapidamente se desloca ao local em questão, e promove regeneração do tecido lesado, remove detritos e destrói microorganismos por fagocitose.
Como se divide as macróglias?
As macróglias, por sua vez, se subdividem em: oligodendrócitos, cé-lulas de Schwann, Astrócitos, e células ependimárias.
Qual a função dos oligodendrócitos e as células de Schwann?
Tanto os oligodendrócitos quanto as células de Schwann formam a bainha de mielina, que é responsável por aumentar a velocidade de
condução do potencial de ação. Elas são ricas em compostos lipídicos e proteicos - daí a mielina (principal) - que lhe confere um aspecto esbranquiçado. A diferença vem, basicamente, da célula que lhe origina: os oligodendrócitos a origina no sistema nervoso central, e as células de Schwann no sistema nervoso periférico.
Qual a função dos astrócitos?
Os astrócitos possuem funções metabólicas e estruturais importantes, onde no processo de desenvolvimento servem como “guia” para o crescimento axonal, além de monitorarem sinapses, atuando no feedback químico, e compondo a tão famosa barreira hematoencefálica.
Qual a função das células ependimárias?
As células ependimárias, por sua vez, revestem as cavidades do sistema nervoso central cheias de líquido.