Célula Flashcards
Citoplasma
material semifluido, gelatinoso. hialoplasma. hialoplasma. substância mais abundante no hialoplasma é a água. Sustentação, movimentos celular (citoesqueleto, centríolos, cílios e flagelos) síntese armazenamento transporte de macromoléculas
Mitocôndria
Respiração celular aeróbia (conj: condrioma) [ ] de acordo com atividade metabolica. 2Membranas lipoprotéicas. Ext: Lisa contínua. Int: Invaginações (cristais mitocondriais(matriz Mitocondrial)) contem Mg Ca mitorribossomos
Ribossomo
Pro + Eu. Síntese protéica. Constituído RNAr (ribossômico) citoplasma, RER carioteca.
Retículo Endoplasmático
Canais comunicam c/ carioteca. Transporte substâncias.
REL: síntese. Fosfolipídeos, colesterol, degradação Álcool. Abunda cels hepáticas, gônadas.
RER: (ergastoplasma) síntese protéica (cels secretoras)
Complexo Golgiense
É a organela celular que armazena parte das proteínas produzidas numa célula, entre outras funções. Essas proteínas poderão então ser usadas posteriormente pelo organismo.
Lisossomos
São organelas que contêm substâncias necessárias à digestão celular. Quando a célula engloba uma partícula alimentar que precisa ser digerida, os lisossomos se dirigem até ela e liberam o suco digestório que contêm.
Centríolos
Os centríolos são estruturas cilíndricas formadas por microtúbulos (tubos microscópicos). Essas organelas participam da divisão celular, “orientando” o deslocamento dos cromossomos durante esse processo. Geralmente cada célula apresenta um par de centríolos dispostos perpendicularmente.
Envoltório Nuclear
É a membrana que envolve o conteúdo do núcleo, ela é dotada de numerosos poros, que permitem a troca de substãncias entre o núcleo e o citoplasma. De maneira geral, quanto mais intensa é a atividade celular, maior é o número de poros na carioteca.
Membrana Plasmática (Plasmalema, Membrana Celular/Citoplasmática)
(modelo mosaico fluido). Const. Fosfolipídeos e Proteínas. Impede passagem macromoleculas ou solúveis em água. Permeabilidade seletiva.
Nucléolo
Corpúsculo arredondado e naõ membranoso que se acha imerso na cariolinfa. Cada filamento contém inúmeros genes. Numa célula em divisão, os longos e finos filamentos de cromatina tornam-se mais curtos e mais grossos: passam, então, a ser chamados cromossomos.
Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.
Citoesqueleto
Filamentos protéicos (microtúbulos, microfilamentos, filamentos intermediários)
MCTB: tubulina parte do centríolo. Fuso R! E!
MCFL: Actina próximo membrana suporte microvilosidades (miosina contr musc)
FLINT: queratina ++ unha cabelo. Junção entre cels
Peroxissomos
Oxidação na presença de O2 Ácidos Graxos. Catalase água e oxigênio.
Bomba de Sódio e Potássio
Processo ativo gasto ATP. (contra gradiente de [ ] | menos [ ] para mais [ ]). S/ bomba Na K [ ] iguais.