Cardiologia Pediátrica Flashcards
Verdadeiro ou Falso. Na síndrome de Eisenmenger, uma das principais características clínicas é a cianose de extremidades.
Verdadeiro.
Paciente com transposição de grandes vasos com septo atrioventricular íntegro. Qual a medicação urgente?
Prostaglandinas.
Adianta ventilar paciente com transposição de grandes artérias?
Não. Uma vez que o circuito ocorre em paralelo.
Paciente com precordialgia, dispneia, palidez, ecg sobrecarga ventricular esquerda com alteração de reposição ventricular e rx com área cardíaca normal. Qual o diagnóstico?
Miocardiopatia hipertrófica.
Paciente com coração de atleta. Conduta?
não há necessidade de tratamento clínico, mas é importante um acompanhamento médico por três meses durante a perda de condicionamento físico para monitorar a regressão do VE.
Verdadeiro ou Falso. Na síndrome do coração esquerdo hipoplasico a oxigenoterapia é fundamental na terapia inicial dessa condição?
Verdadeiro.
RN, Quando chora, fica rosada; quando não chora, o trabalho respiratório é intenso e começa a ficar cianótico. Diagnóstico?
Atresia de Coanas.
Qual medicação é utilizada no tratamento de persistência de canal arterial em crianças?
Paracetamol ou Ibuprofeno.
RN inicia no segundo ano de vida quadro de irritabilidade, hipotensão, taquicardia, sudorese, taquipneia progressiva e rx com trama pulmonar aumentada
Estenose aortica.
Na tetralogia da Fallot os lactentes podem apresentar crise hipoxêmica enquanto aguardam a cirurgia.
Isso se deve, principalmente a
Estenose pulmonar infundíbulo valvar
Verdadeiro ou Falso. A insuficiência cardíaca na criança, de um modo geral, pode estar relacionada à complicação decorrente de glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica.
Verdadeiro.
RN com taquipneia progressiva, cansaço às mamadas, palidez cutânea, sudorese acentuada, taquicardia, redução da amplitude dos pulsos centrais e periféricos e hipotensão arterial sistêmica tem quadro de:
Estenose aórtica.
recém-nascido com 6 horas de vida, com cianose precoce, acidose metabólica, pulsos nos quatros membros, hipoxemia, sem sopro, mas com estalido após B1, sem desdobramento, sem sinais de congestão. ECG com sobrecarga atrial direita e ventricular esquerda e radiografia de tórax sem cardiomegalia e com hipofluxo pulmonar.
Atresia pulmonar com septo interventricular fechado