Carboídratos na Membrana Flashcards
1
Q
Defina Funções (do SLIDE)
A
Os capoidratos na membrana plasmática se encontram ligados a lipídios sob forma de glicolípidios ou ligados a proteínas da membrana sendo chamados de glicoproteínas.
Os glicolípidios e as glicoproteínas que se localizam na face externa da membrana plasmática formam uma cobertura chamada glicocálice.
- Protegem a superficie da célula contr aagressões mecânicas e químicas
- Presença de ácidos siálicos em muitos oligossacarídeos do glicocálice torna a carga elétrica na superfície da célula negativa. Isso atrai cátions do meio extracelular. Essa condição é muito importante particularmente nas células nervosas e musculares que precisam incorporar grande quantidade de Na+ de fácil disponibilidade durante a despolarização de suas membranas.
- São necessários para processos de reconhecimento e adesão celular.
- Contribuem para o isolamento elétrico do axônio pois a bainha de mielina possui muitos glicolipídios.
- A especificidade do sistema ABO de grupos sanguíneos é determinada por certos oligossacarídeos presentes nas membranas das hemácias.
- Nas células tumorais malignas observa-se alterações em alguns oligossacarídeos relacionados com recepções de sinais que controlam as divisões celulares.
- Toxinas produzidas por bactérias e vírus se ligam à superfície da célula através dos oligossacarídeos.
- Atividade enzimática como, por exemplo, as peptidases e glicosidades (enzimas presentes no glicocálice de células que revestem o intestino) que servem para degradas proteínas e carboidratos ingeridos.