Carboidratos Flashcards
Defina carboidratos
São poliidroxialdeídos e poliidroxicetonas ou substâncias que os formam depois de hidrólise. Possuem fórmula mínima (CH2O)n
Uma das funções dos carboidratos está incorreta, qual?
A) fonte primária de energia B) reconhecimento celular C) armazenamento de energia D) servem como tampões E) estrutural
D)
Descreva a ciclização dos carboidratos
Quando os carboidratos estão em meio aquoso, eles formam ciclos. O carbono anomérico (que contém a dupla ligação com o oxigênio - cetona ou aldeído) se liga com a hidroxila do penúltimo carbono (centro quiral mais distante) formando um éter e liberando água.
A glicose é uma cetohexose. Essa afirmação está correta?
Não. A glicose é uma aldohexose, ou seja, seu grupo carbonila está na extremidade da cadeia carbônica linear, formando aldeído.
A frutose, por outro lado, é uma cetohexose, pois a =O está no 2º carbono.
Frutose e glicose são isômeros —> C6H12O6
O que as terminações D/L e alfa/beta dizem respeito?
D e L são usados para descrever o lado em que a hidroxila estará em uma representação linear do carboidrato - direita D e esquerda L.
(A maioria dos carboidratos que são úteis para os sistemas biológicos são do tipo D)
Alfa e beta diz respeito à posição da hidroxila no carbono anomérico do ciclo - em cima: beta, embaixo: alfa.
Descreva uma ligação glicosídica típica (convencional)
Na ligação glicosídica típica, o carbono anomérico de um açúcar se liga com a hidroxila de de outro, deixando uma extremidade redutora (carbono anomérico livre).
O que é açúcar redutor?
Açúcar redutor é aquele que possui um carbono capaz de reduzir espécies de cobre; o carbono da carbonila sofre oxidação.
Descreva a ligação glicosídica atípica que ocorre na sacarose.
Na sacarose, a ligação ocorre entre os carbonos anoméricos da glicose e da frutose, sendo descrita como: (a1->b2); por isso a sacarose não é um açúcar redutor. Além disso, essa ligação é muito energética.
Por que a sacarose é o açúcar mais cariogênico?
Pois, além de ser metabolizado por bactéria, produzindo ácidos, a energia dessa ligação é utilizada na produção de PECs pelas enzimas glicosiltransferase e frutosiltransferase (sintetizadas por bactérias), que têm sítios catalisadores específicos para esse dissacarídeo. Os PEC (polissacarídeos extracelulares) ajudam no espessamento do biofilme, na adesão de bactérias e açúcares, fatores que elevam o pH do meio, por causa da metabolização em ácidos.
Quais são os PEC produzidos a partir da sacarose?
Glucanos (polissacarídeo com monômeros de D glicose):
- dextranos —> ligação (a1->6), solúvel
- mutanos —> ligação (a1->3), insolúvel
Frutanos (polissacarídeo com monômeros de D frutose):
- levano —> ligação (b2->6)
Julgue a frase a seguir:
“O amido é uma reserva energética, um heteropolissacarídeo ramificado, formado por amilose (glicose com ligações (a1->4)) e de amilopectina a(1->4), com ramificações a(1->6), a cada 24-30 resíduos”
Correta
Julgue a frase a seguir:
“O glicogênio é uma reserva energética animal, presente no fígado e no músculo esquelético. É formado por polissacarídeo semelhante à amilopectina, porém, menos ramificada”
Errado, a cadeia é mais ramificada, a cada 8-12 resíduos