Características específicas de autores Flashcards
Poeta parnasiano que mais permanece atado aos rigorosos padrões do movimento. Frieza e insipidez na poesia.
Alberto de Oliveira
Poeta parnasiano que evidenciava uma fina emoção genuína em suas descrições. Poemas melancólicos com uma visão dolorida da existência. Pessimismo filosofante.
Raimundo Correia
O lirismo amoroso desse poeta tem duas faces: uma filosófica, e outra descritiva e sensual. Em outros poemas, faz uma reflexão existencial carregada de melancolia. Aborda temas como o nacionalismo, a perfeição e a antiguidade.
Olavo Bilac
Poeta lírico e épico. Representa a busca pelo equilíbrio e pela transparência. Resgata a antiguidade clássica.
Luiz Vaz de Camões
Escritor voltado para uma análise da coletividade e da influência do meio e dos instintos sobre o ser humano. Principal autor do movimento, no Brasil.
Aluísio Azevedo
Escritor que adora usar ironia, intertextualidade e metalinguagem. Caráter muitas vezes pessimista e faz uma análise extensa do psicológico dos personagens.
Machado de Assis
Escritor focado em denunciar a situação do Norte e do Nordeste brasileiro. Engajado com fatos políticos de sua época.
Euclides da Cunha
Gênio da literatura infanto-juvenil. Narra a situação da população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Caráter nacionalista e social. Moralista.
Monteiro Lobato
Poeta que retratava os costumes da corte, sem utilizar de recursos musicais. Falava sobre temas religiosos, satíricos, líricos e heroicos.
Garcia de Resende
Autor de crônicas narrativas que relatavam fatos reais, a partir do uso de fontes documentais, em ordem cronológica.
Fernão Lopes
Autor de autos e farsas que retratavam a sociedade portuguesa da época, a partir de personagens caricaturadas e alegóricas. Contava, normalmente, com elementos místicos.
Gil Vicente
Autor crítico da República Velha. Retrata o contraste entre a população pobre do subúrbio e a burguesia medíocre. Critica o nacionalismo exagerado e o militarismo.
Lima Barreto
Sincretismo entre parnasianismo e simbolismo. Obsessão com o “eu”. Temas como egoísmo, angústia e ceticismo em relação ao amor. Aspira à morte. Pessimista.
Augusto dos Anjos