cap10 Flashcards

1
Q

Qual a Divisa da Maç:.?

A

Liberdade, igualdade e fraternidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

o que representa Estrela Flamígera ou Flamejante:

A

representa a Principal Luz da Loja, simbolizando o Sol- Glória do Criador, e significa o exemplo da maior Virtude a preencher o coração do Maçom, a Caridade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Delta Luminoso ou Triângulo Sagrado ou Delta Sagrado:

A

representa o Ser dos Seres, o Divino e o Supremo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Meio-Dia a Meia Noite

A

Do ‘Meio-Dia à Meia-Noite’, indicado ao desenvolvimento intelectual e espiritual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A Coluna Jónica

A

A Coluna Jónica situada a Oriente, simboliza a Sabedoria, Corresponde em Loja ao Venerável Mestre portador do Esquadro, que historicamente corresponde ao Rei Salomão;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A Coluna Dórica

A

Situada a Norte, simboliza a Força, usada pelo 1° Vigilante que usa o nível e que corresponde historicamente ao poderoso Rei de Tiro, Hiram;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A Coluna Coríntia

A

no lado Sul da Loja, simboliza a Beleza, representada pelo 2° Vigilante detentor do Prumo, que corresponde ao artista Hiram-Abiff arquiteto do Templo de Salomão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A Régua de 24 polegadas

A

que expressa o sentido do total de horas de um dia. Lembra que o dia deve ser vivido com critérios divididos entre o trabalho, laser, espiritualidade e o descanso físico e mental, observando suas mediadas do comprimento e da largura que vão determinar a justa dimensão do trabalho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Altar dos juramentos:

A

Livro da Lei, esquadro e o compasso

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O átrio:

A

Antesala antes da entrada do templo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Sala dos passos perdidos P P

A

é uma das antecâmaras do templo e o seu comportamento reflete o ato dos profanos, quando deveria ser um local de respeito e de satisfações, momentos de troca de cumprimentos, de observação, de tratos sobre a próxima entrada em templo, passando pelo Átrio Purificador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Neófito

A

= Candidato

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Corda de 81 Nós ou Borda Dentada: no painel do parendiz aparecec 7 nós , pq?

A

os sete nós representam os sete anos necessários para formar um aprendiz na Maçonaria Operativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O PAINEL DO GRAU DE APRENDIZ é composto por

A

duas Colunas, uma Porta, à qual conduzem três Degraus, sendo estes seguidos de um Adro (chão) em Mosaico. Compõem-na, também, três Janelas, uma Pedra Bruta e uma Pedra Cúbica pontiaguda. Também estão ali retratados o Sol, a Lua, o Esquadro, o Compasso, ao prumo, o Nível, o Malhete, o Cinzel e a Prancha de traçar. Uma corda com sete nós emoldura este Painel.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

AS DUAS COLUNAS, BOAZ e JAQUIM

A

que significam a Beleza e a Força, ficam respectivamente à direita e à esquerda da entrada do Templo, sendo a coluna do Aprendiz a da Força.

Relacionadas à construção do Templo de Salomão, diante do qual Hiram Abiff as construiu, simbolizam os limites do mundo profano. Não se pode conceber a J∴ sem a coluna B∴, assim como não se concebe o calor sem o frio; a luz sem as trevas; o som sem o silêncio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

OS TRÊS DEGRAUS

A

caracterizam a passagem do Aprendiz do mundo profano para o plano iniciático. Estes degraus representam, sucessivamente, os planos físico, o astral e o mental, que correspondem à divisão do ser humano em corpo, alma e espírito.

Ao chegar ao terceiro degrau, o Iniciado depara com uma porta fechada, que se abre sozinha diante dele, caso ele seja digno de entrar.

Os três degraus do Templo Maçónico, no grau de Aprendiz, mostram os esforços que este deve fazer para se libertar do plano físico, primeiro e, depois, do plano astral, que ele deve ultrapassar e, enfim, a sua ascensão aos planos superiores.

17
Q

A PORTA do Templo,

A

que se abre num muro encimado por um frontão triangular e sobre o qual se vê um compasso com as pontas voltadas para cima, situa-se entre as Duas Colunas.

Simbolicamente, a Porta do Templo deve ser muito baixa para que o Profano, ao ingressar no Templo tenha de curvar-se, não em sinal de humildade, mas para assinalar a dificuldade da passagem do mundo profano para o plano iniciático.

18
Q

O pavimento
MOSAICO

A

aracteriza a variedade do solo terrestre, formado de pedras brancas e pretas unidas por um mesmo cimento. Simboliza a união de todos os Maçons do Globo, apesar da diferença das cores, dos climas e das opiniões políticas e religiosas. Pode-se dizer que o Piso Mosaico continua, no Templo, o binário das duas Colunas, podendo-se concluir que o Maçon, assim como o profano, está sujeito aos rigores da lei dos contrastes.

19
Q

As TRÊS JANELAS.

A

As TRÊS JANELAS que figuram no Painel do Aprendiz representam as Três Portas do Templo de Salomão e estão assim situadas: a primeira no Oriente, a segunda no Meio-Dia e a terceira no Ocidente.

Nota-se, portanto, que nenhuma Janela se abre para o Norte.

Os Maçons sempre construíram os Templos com a entrada para o Ocidente, de modo que as janelas seguem a marcha do Sol. E como o Sol não passa pelo Norte, não existe janela ali.

A Janela do Oriente traz a doçura da aurora, a sua renovação de actividade; a do Meio-Dia, a força e o calor; a do Ocidente dá uma luz que, à medida que se torna mais fraca, convida ao repouso.

20
Q

O SOL e a LUA

A

O SOL e a LUA são vistos ao alto do Painel do Aprendiz.

O Sol, activo, fica à direita, ao lado da Coluna J.:, e a Lua, passiva, à esquerda, ao lado da Coluna B∴

Os trabalhos em Loja são iniciados, simbolicamente, ao Meio-Dia, quando o Sol está no Zénite e encerrados à Meia-Noite, quando ele está no Nadir, momento em que se supõe que a Lua esteja no seu pleno esplendor.

21
Q

O ESQUADRO

A

simboliza a Equidade, a Justiça, a Rectidão de conduta e o exacto cumprimento do dever. Num sentido, representa a acção do homem sobre a matéria. Noutro, simboliza a acção do homem sobre si mesmo.

22
Q

A PERPENDICULAR é o fio de prumo

A

A PERPENDICULAR é o fio de prumo que em Maçonaria é representado fixado no centro de um arco de abóbada, significando que o Maçon deve ser recto nos seus julgamentos. É o emblema da busca da verdade, do aprumo, do equilíbrio.

23
Q

O NÍVEL

A

maçonicamente simbolizado é formado por um esquadro justo, ou seja, um esquadro cujo ângulo, no ápice, tem 90º e representa a igualdade social, base do direito natural. Lembra-nos ele que é preciso considerar todas as coisas com igual serenidade.

24
Q

O MALHO

A

O MALHO simboliza a vontade, a energia e a decisão necessárias para vencer e superar obstáculos. Não é uma massa metálica, pesada e bruta, pois a vontade não deve ser nem obstinação, nem teimosia. A vontade deve ser, simplesmente, firme e perseverante. Como o homem não pode agir directamente sobre a matéria, o Cinzel serve, então, de intermediário.

25
Q

O CINZEL

A

representa o intelecto, o conhecimento e o discernimento indispensáveis para descobrir as protuberâncias ou falhas da personalidade. Juntamente com o Malho, é utilizado pelo Aprendiz para desbastar a Pedra Bruta e, para tanto, deve ser frequentemente amolado, ou seja, o Aprendiz deve rever sempre os conhecimentos adquiridos.

26
Q

A PRANCHA DE TRAÇAR

A

é um rectângulo sobre o qual são indicados os esquemas que constituem a chave do alfabeto maçónico. É nela que o mestre estabelece os seus planos.

27
Q

A CORDA DE SETE NÓS

A

que circunda o Painel do Aprendiz simboliza a Cadeia de União, a união fraternal que liga de modo indissolúvel todos os Maçons do Globo, sem distinções nem condições. Este entrelaçado representa, também, o segredo que deve rodear os nossos augustos mistérios.

28
Q

ORLA DENTEADA

A

É a guarnição que circunda o Pavimento Mosaico, simbolizando a união
que deve existir entre todos os homens, sendo assim uma reprodução
material e permanente da Cadeia de União

29
Q

3 colunas 3 luzes e 3 potencias

A

OLUNA JÔNICA – simboliza a coluna da sabedoria personificada pelo Venerável. Fica localizada no oriente sobre a prancheta do venerável.

COLUNA DÓRICA – simboliza a coluna da força e personifica o 1° vigilante. É a coluna que representa os Aprendizes maçom. Fica localizada sobre a mesa do 1° vigilante.

COLUNA CORINTIA – simboliza a beleza e personifica o 2° vigilante. É a coluna que representa os Companheiros maçom. Fica localizada sobre a mesa do 2° vigilante.

30
Q

2 colunas de entrada da Loja

A

As coluna B.’. e J.’. são também conhecidas como colunas solsticiais. São assim denominadas por que a coluna J.’. situa-se ao sul e marca o solstício de verão e a coluna B.’. , ao norte, o solstício do inverno.

COLUNA B (“Boaz”) – é uma das colunas que guarnecia a entrada do Templo de Salomão. Na expressão hebraica “Boaz”, significa força. Simbolicamente é o local onde os Aprendizes recebem seu salário, ou seja, é sob o abrigo desta coluna que os Aprendizes recebem as instruções para desbastar a pedra bruta. Em loja a coluna fica localizada no ocidente ao norte. A coluna é dirigida pelo 1° vigilante.

COLUNA J (“Jaquim”) – é a outra coluna que guarnecia a entrada do Templo. Faz referencia a “Jaquim”, que significa segundo texto bíblico: “Jeová se estabelecerá”. Simbolicamente é o lugar onde os companheiros recebem seu salário, ou seja, é a coluna onde tem acentos os Companheiros e o local onde recebem as instruções. Em Loja fica localizado no ocidente ao sul. Esta coluna é dirigida pelo 2° vigilante.

31
Q

COLUNA ZODIACAL –

A

COLUNA ZODIACAL – é o conjunto de doze colunas, sendo seis situadas próximas a parede do norte e seis próximas a do sul. Em principio são as colunas que dão sustentação a abóbada do templo.

32
Q

As Romãs:

A

pela exuberância de suas sementes, simbolizam a
ABUNDÂNCIA e FERTILIDADE.

33
Q

Colunas eram encimadas por duas esfera

A

Além disso as Colunas eram encimadas por duas esferas, uma
representando o mapa do Globo Terrestre e outra do Globo Celeste,
ambas assinalando a UNIVERSALIDADE DA MAÇONARIA.

34
Q

A TROLHA

A

(pá de pedreiro) é o Serviço e a Caridade .

35
Q

Livro da Lei:

A abertura do L.’. da L.’. é diferente. No grau de Ap.’. o L.’. da L.’.

A

Livro da Lei:
João
Capitulo 1
Versiculos de 1 a 5
.
.

A abertura do L.’. da L.’. é diferente. No grau de Ap.’. o L.’.
da L.’. é aberto no Salmo 133 e são lidos os versículos 1, 2 e 3 que elogia
a fraternidade que deve reinar entre os Irmãos.

36
Q

O COMPASSO

A

que se abre para cima implica num estudo racional, não da terra ou dos factos objectivamente contestáveis, mas do Céu, implicando, portanto, numa investigação rigorosa e precisa dos princípios abstractos.

Quando o compasso se encontra na posição normal, isto é, com as pontas voltadas para baixo, representa o brilho que emana da razão para apreciar os factos, para medir a relação existente entre o eu e o não-eu, entre o subjectivo e o objectivo, entre o abstracto e o concreto.

Como está representado no Painel do Aprendiz, demonstra a acção cósmica universal do Maçon e o seu brilho depois de uma acção suficiente sobre ele próprio.

37
Q

A PEDRA BRUTA

A

simboliza as imperfeições do espírito e do coração que o Maçon se deve esforçar por corrigir.

38
Q

a pedra polida

A

simboliza um homem que venceu os seus defeitos e que, com humildade, aprendeu com os outros obreiros. A pedra polida representa um homem educado, instruído e pronto para construir um mundo melhor.