Cancer De Pulmao Flashcards
A telomerase é uma ribonucleoproteína que se encontra hiperexpressa em um grande número de neoplasias malignas. Sua atividade se encontra aumentada nos casos de:
Câncer de bexiga
De acordo com as estimativas para 2023 do Instituto Nacional de Câncer (INCA) podemos AFIRMAR que
As neoplasias mais frequentes em homens e mulheres são, respectivamente, neoplasia de próstata e neoplasia de mama
As maiores taxas de mortalidade por câncer no mundo, segundo os dados do Global Cancer Observatory para
2020,
\ no sexo masculino, foram observadas nos cânceres de pulmão, fígado e estômago e, no sexo feminino, mama, pulmão e colo de útero.
Homem de 64 anos, sem comorbidades significativas, teve diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar com metástases em pulmão contralateral e ossos. A avaliação molecular da neoplasia revelou mutação de EGFR (deleção no exon 19), PD-L1 <1%, ALK negativo, ROS-1 negativo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a estratégia mais adequada para o paciente, levando em consideração os dados publicados pelo estudo fase III FLAURA.
Osimertinibe monoterapia
Em relação ao rastreio para o câncer de pulmão, assinale a alternativa CORRETA.
- A tomografia computadorizada de baixa dose é o padrão-ouro para rastreio em pacientes com
história de grande carga de tabaco.
Paciente de 68 anos de idade, portador de câncer de pulmão com metástases ósseas, comparece ao pronto atendimento com queixa de dor aguda e de forte intensidade, em região lombar, com irradiação para os membros inferiores, que piora ao se deitar, tossir e fazer esforço evacuatório. Refere ter iniciado há cerca de cinco dias o seu tratamento oncológico com quimioterapia e imunoterapia.
Compressão medular. avaliação imediata dos sintomas e reações;izacao de propedêutica imaginologica, com encaminhamento radioterapia/neurocirurgia.
Mulher de 47 anos apresenta tosse persistente e hemoptise há 30 dias. Tomografia computadorizada de tórax: massa de 3 cm no lobo superior direito do pulmão. Biópsia por agulha fina guiada por ultrassom da lesão pulmonar: adenocarcinoma pulmonar. Cintilografia óssea: sem evidências de metástases ósseas. Com base nos achados clínicos e de imagem, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada neste momento para o manejo mais adequado desta paciente.
Realização de mediastinoscopia para avaliação do envolvimento ganglionar mediastinal
De acordo com as estimativas publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer para o triênio 2020-2022, é correto afirmar:
O câncer de mama no Brasil é o mais incidente entre as mulheres em todas as regiões do país.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de doença extensa, utilizada no estadiamento do carcinoma de pulmão de pequenas células.
Doença que não seja limitada (inclui também derrame pleural maligno)
Mulher de 58 anos teve diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão confirmado por biópsia da lesão primária. A tomografia de tórax revela lesão de 4 cm em lobo superior direito (LSD), associado a atelectasia parcial, com visualização de múltiplos outros nódulos sólidos de até 2 cm em lobo inferior direito (LID), sem adenomegalias mediastinais avaliáveis. O PET-CT mostra hipermetabolismo na massa de LSD e nos nódulos de LID, além de linfonodos hipermetabólicos em linfonodos hilares ipsilaterais. A ressonância nuclear magnética de sistema nervoso central é normal. Assinale a alternativa que expressa corretamente o estadiamento preconizado pelo
American Joint Committee on Cancer (AJCC) 8ª edição, de 2017.
T4 N1 MO -IIIA
Paciente de 47 anos, masculino, ex-tabagista 12 maços-ano e não etilista, procurou atendimento médico após surgimento de adenomegalia em região cervical em nível lIA esquerdo e sem outras alterações no exame físico.
Foi submetido a punção aspirativa sendo diagnosticado carcinoma escamoso (CEC).
Após propedêutica completa e não sendo identificado o sítio primário, a abordagem cirúrgica
com esvaziamento cervical e amigdalectomia ipsilateral é uma alternativa aceitável,
especialmente se p16 for positivo.
Paciente de 57 anos, portador de adenocarcinoma de pulmão, iniciou tratamento com pemetrexede na dose de 500 mg/m?. Apresentava funções hepática, renal e hematológica normais. Recebeu como pré-medicação apenas antieméticos e não está fazendo nenhum medicamento em domicílio. Uma semana após a quimioterapia, passou a apresentar pancitopenia, mucosite G2 e diarreia G3, sendo necessária a internação do paciente.
Nesse caso:
provavelmente se trata de toxicidade pela falta da reposição de vitamina B12 IM, que deveria ter sido iniciada sete dias antes da quimioterapia, e ácido fólico VO.
Considere um paciente com carcinoma de pulmão de células não pequenas, estádio IV. Assinale a alternativa correta a respeito do tratamento.
Deve ser feito o perfil molecular para identificação de potenciais mutações ops condutoras que possa dirigir o tratamento
Com relação à doença de von Hippel-Lindau, assinale a alternativa correta.
É uma síndrome genética hereditária autossômica dominante na qual ocorre perda de mecanismos supressores tumorais ligados ao gene VHL
No estadiamento dos sarcomas ósseos…
é recomendada a realização de radiografias e ressonância magnética da região acometida e
tomografia de tórax e cintilografia ossea